O podcast de RPG mais famoso do mundo, Critical Role – cujo o elenco conta com alguns dos dubladores mais famosos dos Estados Unidos, tendo Matthew Mercer como GM, e Travis Willingham, Marisha Ray, Taliesin Jaffe, Ashley Johnson, Liam O’Brien, Laura Bailey, e Sam Riegel como jogadores -, anunciou ontem que o cenário da segunda campanha de seu programa irá se tornar um suplemento oficial para a quinta edição de Dungeons & Dragons. O guia D&D: Explorer’s Guide to Wildemount já está disponível para pré-venda e será lançado no dia 17 de março nas lojas Critical Role US shop, D&D Beyond, Amazon, Barnes & Noble, e Roll20.
As temporadas/campanhas de Critical Role se passam no mundo de Exandria, porém em continentes diferentes – a primeira campanha se passa no continente de Tal’Dorei, e a segunda em Wildemount – com vinte anos de diferença e algumas conexões indiretas.
Essa não é a primeira vez que o grupo lança um guia de campanha para os fãs jogarem no mundo criado por Matthew Mercer: em 2017, foi lançado o Critical Role: Tal’Dorei Campaign Setting pela editora Green Ronin. O guia contém detalhes a respeito da sociedade, nações, facções e história do continente de Tal’Dorei e do mundo de Exandria; algumas variações das raças do D&D; algumas subclasses criadas para a campanha – incluindo a subclasse de Monge, Way of the Cobalt Soul, usado pela personagem de Marisha Ray (Beau) na segunda campanha -; backgrounds e feats adicionais para a criação de personagens; itens mágicos; e regras adicionais para o combate e ressurreição de personagens.
Além disso, estão disponibilizados gratuitamente no site D&D Beyond duas classes criadas por Matthew Mercer para a quinta edição: uma subclasse de Guerreiro, o Pistoleiro (Gunslinger), desenvolvido para o personagem da primeira campanha de Taliesin Jaffe (Percival de Rolo); e a classe Blood Hunter e suas subclasses, criado para um one-shot especial e perfeito para quem quer jogar como um Witcher.
Tal como o nome sugere, o Explorer’s Guide to Wildemount se passa em Wildemount, um continente formado principalmente por duas poderosas nações que estão em conflito: o Império Dwendalian e a Dinastia Kryn. Além da guerra entre os dois impérios, o continente possui diferentes facções (criminosas, políticas e religiosas), que estão em busca de realizar suas ambições, estranhas fontes de mágica e mistério com origens aterrorizantes.
Está disponível do Explorer’s Guide to Wildemount o seguinte conteúdo:
- 304 páginas de material para os jogadores criarem sua aventura no continente de Wildemount;
- Quatro aventuras prontas que se passam em quatro regiões diferentes de Wildemount para começo de campanha. Elas foram desenvolvidas para um grupo de jogadores entre os níveis um a três;
- Três novas subclasses: Echo Knight, Chronurgist, e Graviturgist;
- Um guia para a escola de magia Dunamancy, com novas magias, que se focoa no controle de energia e controle probabilidades;
- 23 novos monstros e criaturas;
- Novos itens mágicos e novos itens mágicos lendários;
- Um guia da História de Wildemount;
- Um guia extensivo de deuses, semideuses, ídolos e entidades que existem dentro e fora do panteão de Wildemount e Exandria;
- Guia extensivo das facções de Wildemount e suas autoridades;
- Um dicionário geográfico das localizações de Wildemount.
Algumas ilustrações que estarão presentes no livro
Essa não é a primeira vez que a Wizards of the Coast lança um conteúdo oficial baseado em um podcast ou série da internet que usa o Dungeons & Dragons como base de seu conteúdo. No ano passado, foi lançado o D&D: Aquisitions Incorporated, um suplemento baseado na campanha de D&D do site Penny Arcade, que conta com nomes como Wil Wheaton, Kate Welch e Patrick Rothfuss no seu elenco; e em Baldur’s Gate: Descent into Avernus, lançado em 2019, foi adicionado no guia o personagem de Joe Manganiello, Arkham, o Cruel – que ele usou em Critical Role e Force Grey – para que os jogadores possam interagir e enfrentar.
Critical Role é transmitido ao vivo no Twitch todas as quintas-feiras à noite, ficando disponibilizado no YouTube na segunda-feira seguinte. O formato de áudio do programa está disponível no Spotify e no Google Podcasts.
Lembrando que D&D: Explorer’s Guide to Wildemount já está disponível para pré-venda no valor sugerido de aproximadamente R$160, e ainda não há previsão de lançamento para o Brasil.
Fonte: CritRole.com