Chefe da Sony diz que encorajam seus estúdios a superarem seus “limites”

O presidente da SIE Worldwide Studios, Shawn Layden em discurso na conferência Collision em Toronto e publicado pelo gamesindustry.biz ele deu maiores detalhes de como se relaciona com os estúdios e m relação a criatividade e autonomia.

Segundo ele todos os estúdios são encorajados em sempre superarem seus “limites”

Para Layden, não basta apenas “comprar” os riscos da criatividade sugerida na proposta. Mas também, na própria composição das equipes, é preciso criar uma identificação com a comunidade para atender as expectativas.

Ele disse ainda ;
“Os nossos fãs são extremamente apaixonados, e extremamente implacáveis. As lições aprendidas desde o nascimento do PlayStation em 1994 podem servir muito bem a muitos de vocês, seja você um fundador, um empreendedor, uma start-up crescente oucomeçar um negócio através desta nova onda de inovação “.

Ele também falou de como é gerenciar 13 estúdios em três continentes
 enfatizando que a empresa foca na criatividade e na qualidade de seus produtos, porque não adianta tentar ter um se você não tiver o outro.

Como exemplo, ele apontou para o Sucker Punch, desenvolvedor da série de jogos Sly Cooper e Infamous. Quando o estúdio se sentou para criar um jogo que aproveitasse o hardware do PlayStation 4 Pro, Layden disse que a opção natural era construir um novo jogo Infamous. Mas o estúdio sugeriu Ghost of Tsushima, um jogo de ação samurai. Layden ficou particularmente impressionado com o fato de o estúdio da área de Seattle ter apresentado com sucesso um projeto histórico no Japão para executivos japoneses em uma empresa controladora japonesa.

“Estamos muito orgulhosos do fato de que esta era uma equipe de desenvolvimento 100% americana, pesquisando e honrando outra cultura, sua história e sua beleza”, disse ele.

E ainda completou

“Crie espaço para a criatividade, e para pessoas com pontos de vista novos e únicos, e seu futuro será mais brilhante. Você vai inovar mais. Você impactará mais pessoas. E você estará aqui neste estágio um dia, aconselhando as futuras gerações.”

E ao que tudo indica está funcionando bem, recentemente tivemos o lançamento de Days Gone que vendeu bem mas recebeu alguma críticas não muito boas em relação a falta de originalidade, mas no geral temos jogos para todos os gostos de The Last Of Us, passando por God of War e ainda os diferentes Little Big Planet e Dreams vindo dos estúdios exclusivos, esperamos que continuem trazendo mais e mais jogos bons.