Grow Up – Review

Em fevereiro de 2015 a Ubisoft disponibilizou Grow Home, um jogo desenvolvido por uma pequena equipe do estúdio Reflections. Agora em 16 de agosto de 2016, chegou ao XBox One e ao PC a continuação: Grow Up.

Em Grow Up o jogador volta a controlar BUD (Botanical Utility Droid), um pequeno robô, responsável por semear a flora do planeta, que nesta continuação precisa utilizar suas habilidades para recuperar as partes da nave MOM, que colidiu com a lua.

O jogo utiliza o motor gráfico Unity e um visual estilizado e low-poly, que permitem um bom uso de física e uma simplicidade visual bastante interessante, mas que apresenta alguns problemas de execução.

BUD parece uma marionete, se movimenta de forma bem estranha, como se não tivesse uma estrutura que o mantivesse em pé, é visualmente interessante, mas torna bastante complicado controlar sua movimentação em diversas situações e chega a ser bastante irritante.

As diversas partes da MOM estão espalhadas pelo mundo e você deve guiar BUD por todo o planeta, escalando montanhas, atravessando mares e lagos e voando para alcançar as ilhas flutuantes. Para fazer tudo isso, será necessário encontrar e utilizar diversas plantas e habilidades diferentes.

grow_up_review_01

Eu não joguei Grow Home e tive certa dificuldade para entender o jogo no início, pois as indicações de tutorial são bastante simples e em determinado momento aparece uma mensagem falando: “Esta é uma StarPlant, você já sabe o que fazer, não é?”, e não, eu não sabia o que deveria ser feito e demorei a descobrir por conta própria. Este tipo de situação em uma sequencia é bastante complicado, principalmente em jogos pequenos como Grow Up.

Descobrir como utilizar as habilidades também é um pouco estranho e após uma hora de jogo eu consegui uma semente e duas habilidades que resolviam, basicamente, todos os desafios do jogo e me levavam a todos os lugares, ou seja, não há nenhuma necessidade em ir atrás das demais plantas, cristais, etc.

Grow Up é um jogo de contemplação, paciência e exploração. É tudo extremamente calmo e monotono. Mesmo assim, você passa horas jogando e não nota, portanto, acerta no equilibrio entre desafio e entretenimento.

Como objetivos complementares você pode aceitar os desafios criados por seu amigo POD, buscar todos os cristais de energia e coletar todas as plantas.

Para sofrer menos no jogo, sugir obter a habilidade de paraquedas e a planta-bolha (vá até a montanha de gelo), o quanto antes, pois facilitará muito para alcançar as áreas mais altas e evitar o desatre nas quedas, que serão frequentes.

Grow Up está disponível para as plataformas PC, Xone e PS4, e oferece cerca de dez horas de exploração e contemplação, com personagens simples e cativantes e uma trilha sonora bastante calma e agradável.

Trailer:
[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=a0OGLL9uDkA” theme=”light”]