Ouça em nosso player:
[powerpress]
Neste podcast: André Bacchi, Caio Nobre e Guilherme Vertamatti recebem Leandro Vallina e Mau Franco (do FGcast) comentam sobre a evolução dos jogos de plataforma 2D em um cast cheio de lembranças ótimas (e outras perturbadoras) dos saudosos side-scroller. Desde a dificuldade para definir o que são jogos de plataforma, até a citação de bizarrices como Capitão Novolin, citamos vários títulos que nos marcaram, deixando de lado as principais franquias como Mario, Sonic, DK, Metroid, etc (que merecem podcasts à parte). Porém, esta lista não acabou. Faltam as suas indicações nos comentários, ouvinte!
Para esse episódio você vai precisar de: pulos, andar pra frente e power ups.
Arte da vitrine: Paulo Henrique Gregio
Intro: Voz de Bruno Shinkou e Instrumentos de Paulo Henrique Gregio
CONHEÇA O FILMES E GAMES
CANECA EVOLUÇÃO DOS JOYSTICKS (Lembre de usar o cupom de desconto que falamos no cast!)
REGRAS DO CONCURSO CULTURAL HD EXTERNO SEAGATE
1) Da Participação
Para participar da promoção, o candidato deverá:
1. Marcar a Seagate e o Meia-Lua nas Redes Sociais (Facebook, Twitter ou Instagram) e postar uma imagem, vídeo ou texto com tema que responda criativamente à seguinte questão “Qual experiência gamer você guardaria em 2 teras de memória?”. Além disso, para rastrearmos seu post usar a hashtag #meialua2TB . Lembre-se de postar isso no seu perfil no modo público!
2) Do Período para Participação
A promoção terá início no dia 21 de Janeiro de 2016 e encerrerá no dia 21 de Fevereiro de 2016, às 23:59.
3) Dos Critérios para Seleção e Divulgação do Resultado
– A escolha do vencedor seguirá a análise dos seguintes critérios: criatividade e devida marcação dos envolvidos, para localização do participante.
– O resultado será divulgado no dia 25 de Fevereiro de 2015, anunciado no episódio do dia, e na página do Meia-Lua, bem como redes sociais.
– A equipe do Meia-Lua enviará uma mensagem via Facebook/Twitter/Instagram ao vencedor e divulgará seu nome na página no dia do sorteio;
– Após divulgado o resultado, o vencedor terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas para entrar em contato. Terminado este prazo, o resultado será anulado e uma nova seleção será realizada, seguindo os mesmos critérios.
4) Da Premiação
O ganhador receberá um DELICIOSO HD Externo Seagate de 2TB de armazenamento.
5) Disposições Gerais
– O prêmio é individual e intransferível e, em hipótese alguma, poderá ser trocado por outro produto/prêmio ou convertido em dinheiro;
– Todos os participantes declaram que somente fornecerão informações verdadeiras e corretas sobre si, passíveis de confirmação, e que não utilizaram de qualquer artifício visando, propositalmente, burlar qualquer um dos itens deste regulamento;
– Serão automaticamente desclassificados os participantes que tentarem desrespeitar qualquer um dos itens deste regulamento, ou ainda, utilizarem quaisquer meios ilícitos para obter benefício próprio, respondendo civil ou criminalmente pelos seus atos;
– Os participantes que violarem a Legislação vigente, por exemplo por fraude ou plágio, se comprometerão a reembolsar todos os danos (prejuízos e lucros cessantes) diretos e indiretos que venham a ser causados ao Meia-Lua e Seagate, e a quaisquer terceiros por meio de processos, atuações ou quaisquer outros problemas.
– É permitida a participação de pessoas jurídicas e pessoas físicas;
– A participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições revistos neste regulamento.
Já acabou? Ouça outros podcasts!
[powerpress_playlist]
Torne-se um Patron e entre para o exército da Zoeira:
CONHEÇA O GRUPO EPIC
GRUPO DE OUVINTES NO FACEBOOK
GRUPO DAS LIVE STREAMS DO MEIA-LUA
TWITTER
INSTAGRAM
Nosso e-mail: contato@meialuaprafrentesoco.com.br
Parceiros:
Fabrica Nerd
E.V.A Toys
Old School Pixel Art
Papercraft Arts
Kellstore
Nerdsky
Cadê os links para os jogos citados? Toda vez que vcs falavam os nomes eu corria para ver no youtube.
Grande Jusier, cara é que citamos muiita coisa, e se eu fosse fazer a lista não daria pra soltar o cast no devido tempo. Mas você tem razão. Próximo cast de listas terei isso em mente 🙂 Valeu!
Como assim eu tô de próximo na imagem? hahaha. Deixa eu jogar aí pô!
huahauhauhauah Aperta Start cara!
eu fiz um baita regime mas os caras me colocaram de macaco gordo.kkk
Culpa do Paulo q faz as vitrines rs
euaheiuahea vc queria estar no lugar do caio?? haha
ADOREI o cast, e a trilha do cast foi deliciosa, colocaram musicas do Alien 3 e até do SENSACIONAL Greendog. Mandaram bem caras e valeu pelo convite 🙂
Valeu pela participação caras, vcs são fodas!
tem q ter muita habilidade pra jogar jogos de plataforma. não é pra qq um. srsrsrrrs me desculpa André, mas Mario wins!!!! sim eu não tinha mega drive, tinha um super nintendo.ahagghahagha
É a primeira vez que ouço o cast de vocês e curti muito, parabéns. Já sei para onde correr quando não estiver ouvindo o FGCAST.
Olá irmãos verdes na zoeira!
Muito divertido relembrar jogos antigos e ouvir sobre os jogos que tanto gostamos. Mas gostaria de adicionar algo sobre o que vocês falaram de “jogos de andar para a direita”, isso era realmente um tabu nos jogos de plataforma, até vir um certo Metroid e evoluir o gênero com elementos de exploração e o “andar para a esquerda”.
Ainda sobre o “andar para a direita”, me fez lembrar de um vídeo que vi e nunca me esqueci, que se chama “Go Right”, ele mostra vários personagens de jogos clássicos que conhecemos andando para a direita, pois é o que fazem.
Mas no vídeo isso é mostrado de forma bem poética e filosófica. Pois os personagens seguem em frente, assim como nós seguindo a nossa vida no dia a dia, porém no caminho encontram os inimigos, monstros e armadilhas que os fazem cair e fracassar. Nesse caso, as adversidades e problemas da vida que nos derrubam e tentam nos impedir de seguir em frente. Os personagens então tentam voltar e correr dos problemas, porém nos jogos, eles não conseguem seguir para a esquerda e assim nós também pensamos em desistir e voltar atrás. Mas isso os torna mais fortes, por isso enfrentam os monstros, os inimigos e os vencem, assim vencem os desafios e chegam ao seu objetivo, encontrando a sua princesa. Isso vale para nossa vida também e o autor do vídeo foi muito feliz nessa metáfora. Mais uma vez reforço, games são arte, pois retratam a vida e nos inspiram!
É só isso meus caros. Abraços babacas e para não perder o costume… #chupacaio
https://www.youtube.com/watch?v=3qaVhzJLfag
Olha que engraçado acabei de ouvir FGCast do Conan e pá olho Meia Lua ta o Mau e Valina aqui kkk Coincidencias kkkk
Nunca curti muito jogos de plataforma em geral, não sem motivo é que eu não tenho coordenação motora para pular, correr e atacar (Ghost and Ghouls) manda abraço kkkk. Eu joguei bastante o citado Lightfoot no SNES simulator, nunca joguei muito mario não suporto o jogo kkk e muito menos Sonic (O que eu to fazendo ouvindo um podcast sobre jogos nostalgicos kkk).
Um dos que eu mais joguei nessa pegada era o ActRaiser que tinha elementos de simulação de cidades lembrando bastante SImCity e Populous kkk
Abraço a todos e mais parcerias do FGCast.
😀 Tudo de bom
Gente muito bom esse cast, vocês lembrarem de jogos como Klonoa, Rayman, Bubsy, Skull Monkeys, Aero The Acrobat, Heart of Darkness, pra mim foi muito nostálgico, pois foram jogos que joguei na minha infância. =D
Dos mais novos achei legal vocês terem lembrado de Guacameele, A Shadow’s Tale (que no meu Wii está com nome em japonês Kage no Tou).
Como vocês falaram dos jogos da Disney, lembrei de um jogo que vocês não mencionaram: Cold Shadow, o jogo do Donald como ninja hehehe.
Não sei se é plataforma, mas quando criança joga muito MSX, e adorava o jogo Antarctic Adventure, também tem o King’s Valley, Magical Tree, Knightmare (mas acho que ele não entra como plataforma, pois o personagem que você joga ele só atira, como se fosse uma nave hahaha, mas ele é ótimo tbm),
Um jogo que eu acho legal que é indie e se encontra facilmente para jogar na internet é jogo Don’t Look Back, ele é bem interessante, pois é bem difícil e gráficos de Atari hahaha =D
Tenho muitas saudades dessa época dos games e obrigada por relembrá-la meninos, bjos <3
Heart of Darkness ainda está na minha lista para terminar.
A semelhança com Out of this World (ou Another World) não é mera coincidência, o criador do Out of this World dirigiu Hearth of Darkness.
Tá na minha lista tb. Out of this world terminei com a versão de aniversário de 20 anos que lançaram. Bacana saber que o criador dirigiu o heart of darkness. Valeu pelo comentário!
Out of this World é um jogo incrível, jogava ele no meu 386 (pra quem não tem idade, isso era um computador), em tons de cinza. Já está mais que na hora de eu comprar esse jogo.
A versão de aniversário tá linda e vc pode alternar a qualquer momento para a versão clássica 🙂
hahaha, Vcs não gostam de Alex kid, mas ele é melhor que Asterix e muito melhor que Mônica, Taz-mania, etc. O alex in shinobi world é uma paródia do jogo shinobi e tem muitas fases e inimigos semelhantes e zoados.
A sequencia final do miracle world eu nunca esqueci, haha, meu cérebro é estranho. Jogos fodas são o do tio patinhas q teve remake, um que eu adoro é o kid chameleon que eu acho demais mesmo eu sentindo que ele foi lançado incompleto, haha. Eu adorava Yo Noid tb, aquela merda. Adoro Ghouls and Ghosts, teve uma história que eu joguei de 2, e cada um tem que fazer o game 2 vezes, igual o bacchi citou, então eu fiz a volta 2x e terminei e o meu amigo não tinha passado ainda do chefe subterrâneo, haha. Um dos meus favoritos de Nes que vcs não citaram é o Wai Wai World 1 e 2, que é um crossover de plataforma da konami. fica a dica. Esse heart of darkness q vcs citaram eu me lembro, acho que ele tinha uma arma de raio loucona, mas me lembro de outro nome que sumiu agora, hahaha. Do saturno eu adoro o Mr. Bones e do wii o remake do klonoa, que tem fases novas secretas diferentes do ps1. E falando em jogo lindo: Journey do PS3, que não sei se conta como plataforma, pq é 3d e tal, mas a unica coisa que a gente faz é andar e pular, haha.