“Transformers: A Era da Extinção” (Transformers: Age of Extinction, 2014) é a nova aventura dos famosos robôs alienígenas, novamente dirigida por Michael Bay e produzida por Steven Spielberg. Criados pela fábrica de brinquedos Hasbro, os personagens se tornaram sucesso primeiro na TV, em vários desenhos animados, para depois virarem um estrondoso sucesso nos cinemas. “Transformers” (2007) rendeu mais de 709 milhões de dólares ao redor do mundo, seguido por “Transformers: A Vingança dos Derrotados” (2009), que rendeu mais de 836 milhões de dólares, e por “Transformers: O Lado Oculto da Lua” (2011), que arrecadou mais de 1 bilhão e 123 milhões de dólares. O diretor declarou, quando lançou o terceiro filme, que era o último dirigido por ele. Era.
O quarto filme continua algum tempo depois dos acontecimentos de “O Lado Oculto da Lua”: após toda a destruição causada em Chicago pela batalha entre Autobots e Decepticons, o mundo agora teme todos os robôs alienígenas. Os Autobots são caçados em todo o planeta pelo ex-diretor da CIA Harold Attinger (Kelsey Grammer) e seus soldados, comandados por James Savoy (Titus Welliver). Enquanto isso, o inventor fracassado Cade Yeager (Mark Wahlberg) encontra um velho caminhão abandonado em um cinema e decide comprá-lo. Ele reboca o veículo para seu barracão e, quando consegue ligá-lo, descobre que a “sucata” é ninguém menos do que o líder dos Autobots, Optimus Prime. A filha de Cade, Tessa (Nicola Peltz), e seu amigo Lucas Flannery (T.J. Miller) querem ligar para as autoridades, já que todos os Transformers são considerados inimigos da humanidade. O inventor decide auxiliar Optimus, mas para isso precisará da ajuda de Tessa, Lucas e de Shane Dyson (Jack Reynor), o namorado da sua filha. Outros personagens de destaque na história são o megaempresário Joshua Joyce (Stanley Tucci), que está reciclando o metal dos Transformers destruídos em batalha para criar seus próprios robôs, e suas funcionárias Darcy Tirrel (Sophia Myles) e Su Yueming (Bingbing Li). Além de Optimus Prime, os Autobots restantes são: Hound, Drift, Ratchet e Bumblebee, que precisam lutar contra o poderoso Lockdown e também contra Galvatron, um dos novos robôs criados pela fábrica de Joshua.
Quem curte a ação ininterrupta dos filmes de Michael Bay, além dos seus exageros visuais (sim, temos Dinobots!) e um fiapo de história (com um roteiro repleto de “furos”), deve gostar do novo Transformers. Mark Wahlberg, como sempre, está interpretando… Mark Wahlberg. O que não é ruim, se você simpatiza com o ator. O que vale mesmo são os Transformers em ação! Novamente, os efeitos especiais da ILM – Industrial Light & Magic são espetaculares. Boa parte da história se passa na China, o que fez com que o filme se tornasse um estrondoso sucesso por lá. Até o momento, “Transformers: A Era da Extinção” arrecadou cerca de 886 milhões de dólares em todo o mundo, o que praticamente garante a produção do quinto filme da série.
Esse foi um dos filmes que sofri em 2014 toda vez que alguém falava mal pelo simples fato de terem preconceito com o Michael Bay! Gostei mto desse filme, robôs gigantes se quebrando…não precisa de mais nada! XD