Trackmania (2020) | Análise

Velocidade, loops, saltos, derrapagens e uma eterna competição contra outros jogadores para saber quem faz o melhor tempo é o que você ira encontrar em Trackmania.

Trackmania (2020) é um remake de Trackmania Nations (2006), novamente utilizando o cenário Stadium o jogo trás de volta tudo que os fãs esperam da série, com algumas melhorias. O título é exclusivo para PCs e chega a EPIC Games Store e a Uplay Store (loja oficial da Ubisoft) neste dia 01 de julho. Nós recebemos uma cópia atencipada da Ubisoft Nadeo para review e abaixo estão as minhas impressões após jogar todas as pistas iniciais do jogo, disputar alguns time trials com outros jornalistas e até mesmo, montar minha própria pista.

JOGABILIDADE

Inspirado no clássico ExciteBike, Trackmania se destaca pela jogabilidade simples, direta ao ponto e com alta possibilidade de customização dos mapas. O controle do veículo é simplificado ao máximo para que o jogador só se preocupe em atingir a maior velocidade possível enquanto administra as diferentes condições que a pista está apresentando. Obstáculos, terrenos irregulares, derrapagens, loops e até mesmo “esteiras” que ativam modificadores na performance do seu carro podem estar dispostas pelo mapa, para auxiliar ou atrapalhar a sua tentativa de atingir a volta perfeita. Cada pista é um “quebra-cabeças” diferente, em uma você tem que descobrir a velocidade perfeita para conseguir chegar até o final com o carro desligado após passar por uma esteira com modificador, em outra, você tem que passar por uma série de obstáculos sem poder fazer nenhuma curva, apenas acelerar ou frear, e em outras pistas, o que vale mesmo é quem é mais rápido, como uma boa e velha corrida de fórmula um.

Mesmo com pistas bem diversas, Trackmania é um jogo simples, ao buscar essa simplicidade e a jogabilidade mais “arcade”, o jogo faz a escolha de abrir mão de alguns aspectos que jogadores entusiastas por títulos de corrida talvez sintam falta, Trackmania (até o momento de seu lançamento) só possui um veículo e as únicas mudanças que você pode fazer neste carro são estéticas, isso é interessante pelo lado competitivo, pois todos os jogadores tem acesso as mesmas condições para fazer a corrida, porém, pode afastar os jogadores mais “hardcore”, que gostam de ajustar todos os aspectos de seu carro, desde a calibragem dos pneus até a pintura.  Este jogo definitivamente não é um simulador de corrida, entretanto essa nunca foi a proposta da série, então tudo bem.

Uma das maiores características do jogo e da série é a sua ferramenta de customização de mapas, contanto com a criatividade da comunidade, Trackmania pode ter uma longevidade invejável e um fator replay muito interessante, pois além do conteúdo oficial oferecido pela Ubisoft Nadeo, teremos também disponível uma infinidade de mapas e circuitos criados pelos próprios jogadores, ou até mesmo por você. A ferramenta de criação tem uma forma simplificada e uma avançada, fiz meus testes nas duas e na simplificada você consegue fazer um circuito divertido com poucos cliques e alguns minutos depois você terá sua pista exclusiva.

O que pode limitar um pouco a criatividade das pessoas é que Trackmania vem com um novo modelo de negócios, o jogo será lançado de graça e para ter acesso a alguns clubes, skins, pistas e a ferramenta avançada de customização, os jogadores deverão adquirir pacotes pagos, ainda assim, caso escolha ficar apenas com a versão gratuita a diversão é garantida por bastante tempo.

GRÁFICOS

Fica claro que parte da proposta da empresa com este título é atingir o maior número de pessoas possível nos PCs, com um jogo que seja acessível, bem otimizado, porém, ainda assim, bonito. E ele é.

Os efeitos de iluminação e os gráficos do carro e das pistas estão bonitos, bem polidos e devem rodar bem até mesmo em máquinas mais modestas. Rodei o jogo em um processador i5 2500k, uma placa de vídeo Geforce 1660 com todas as configurações no alto e o jogo sempre se manteve acima dos 60fps.

Segue abaixo as recomendações:

O que ainda pode melhorar, na data deste review, são os menus do jogo, a tela inicial contém muita informação e pode deixar os jogadores confusos e fazer com que conteúdos interessantes, que poderiam estar alí com uma curadoria e destaque maior, se percam no meio de tanta opção para clicar.

CONJUNTO DA OBRA E CONCLUSÃO

Trackmania (2020) é muito divertido e uma excelente opção para descontrair e principalmente jogar com os amigos, até mesmo presencialmente, é um excelente “party game”, a disputa de quem faz o melhor tempo pode durar por horas! Para os amantes de jogos de corrida e até mesmo, por incrível que pareça, jogos de puzzle, o título é uma excelente opção. A noticia boa é que a partir do dia 01 de julho o jogo estará disponível gratuitamente na Epic Games Store e Na Uplay! Vale a pena conferir!