The King of Fighters XV (KOF XV) teve um slogan ousado de estilhaçar as nossas expectativas. Contudo, é de se supor que seu dinheiro vale suas expectativas se elas foram realmente estilhaçadas.
Há um tempo não tão longo assim, a SNK deixava de ser “Playmore” para voltar a ser SNK Corp. e o primeiro título a ser lançado após a mudança foi Samurai Shodown, um jogo que realmente surpreendeu e superou expectativas (a minha pelo menos). Será que KOF XV conseguiu o mesmo feito?
O JOGO
KOF XV é um jogo de luta que segue muito bem os padrões de jogos de arcade da SNK no início dos anos 2000 (a partir de KOF 99 para ser mais exato), a fórmula foi mantida com sucesso em KoF XIII, atualizada em KoF XIV e novamente atualizada em KoF XV (e aqui entenda atualizada por melhoria visual).
Os elementos de gameplay de KoF sempre foram muito bem elaborados, com diversos tipos de pulos diferentes (que seriam adotados por outras franquias de jogos de luta de diversas empresas); esses elementos foram melhorados atingindo seu ápice em KOF 98, 2002 e KOF XIII. Para nossa alegria, o que encontramos em KOF XV é uma versão melhorada de KOF XIII.
Os elementos de combos, “ex moves” que podem ser usados sem a ativação do “max mode”, tudo que vimos de bom em KOF XIII está de volta, com visuais muito bonitos.
Um ponto a se considerar é que o gráfico de KOF XV deixa a desejar se comparado com seus contemporâneos, mas não podemos negar que o jogo está muito mais bonito que seu predecessor. É um estilo artístico que me lembra o que fizeram em Samurai Shodown, mas adaptado à necessidade de KOF.
O design de personagens de KOF XV foi bem trabalhado e alguns personagens estão com visuais nos quais, arrisco dizer, são seu melhor design até agora. A grande maioria dos golpes são uma versão 2.0 do que foi usado em KOF XIV o que não é ruim, visto que KOF XIV já tinha propostas muito boas que só precisavam de um “empurrãozinho” para dar certo.
AS EXPECTATIVAS
Desde o início da campanha de lançamento do KOF XV, a SNK fez um ótimo trabalho de promoção do título; contudo, o jogo foi excessivamente “hypado”. Não que esse seja um jogo ruim, mas a impressão dada de que haveria um modo de história pelo menos próximo dos moldes dos jogos da Netherralm Studios foi um problema.
Para os fãs de longa data e um público mais “hardcore” da comunidade de jogos de luta (FGC) esse modo de história não faz diferença, pois de certa forma o ponto fundamental seria o gameplay, principalmente a experiência online (essa definitivamente não decepcionou e superou expectativas). Já o público casual ficou esperando algo que não veio. No entanto, há uma boa quantidade de horas de gameplay reservada para quem quiser desbloquear todas as trilhas sonoras disponíveis no jogo.
Vale dizer que a famosa “síndrome de boss da SNK” também não existe aqui, e essa talvez seja a verdadeira decepção para quem esperava pelo menos um boss desafiador para compensar a “falta de história”.
CONCLUSÃO
The King of Fighters XV talvez não tenha estilhaçado nossas expectativas, mas pelo menos atendeu a todas elas sobre o que se espera de um jogo da SNK (exceto um final boss desafiador). Com um netcode que funciona muito bem, principalmente no PC, KOF é um jogo que vale seu preço na Steam, mas até o momento nos consoles infelizmente fica um pouco salgado. É um jogo super recomendado e divertido para novos jogadores e velhos fãs da franquia.
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