A partir do dia 1 de Abril, a Sony não irá mais vender códigos de jogos em lojas de varejo, fazendo que a aquisição de cópias digitais de jogos seja feita apenas através da PSN. A data da aplicação dessa medida casa com o início do novo ano fiscal da empresa.
Rumores a respeito dessa medida começaram a circular na semana passada através de um tweet do usuário Wario64 – conhecido por revelar informações a respeito da indústria -, que resumidamente dizia que as lojas da GameStop haviam recebido um comunicado dizendo que a Sony deixaria de disponibilizar códigos de aquisição digital de jogos a todos os revendedores, não apenas às lojas da franquia – tal como os rumores anteriores diziam. A confirmação desse rumor foi feita através de um comunicado da própria Sony ao site The Verge, que dizendo que:
“Confirmamos que a partir do dia 1 de Abril de 2019, a Sony Interactive Enternainment não irá mais oferecer jogos completos através do programa SIE’s Global Digital at Retail. Essa decisão foi feita para continuar a alinhar os negócios globalmente. Para dar suporte aos jogos completos e a edições premium, a SIE introduzirá denominações crescentes a varejistas selecionados. DLC, add-nos, moeda virtual, e passes de temporada continuarão disponíveis.”
Portanto, enquanto as lojas de varejo não venderão mais códigos de jogos completos, ainda será possível comprar expansões e créditos da PSN para os seus jogos e para compras no serviço virtual.
Ainda não há mais informações de como essa medida irá afetar lojas de varejo virtuais, tal como a Amazon, porém informações mais detalhadas de como ela será aplicada devem ser disponibilizadas em breve.
Fonte: Polygon