Em entrevista ao site CNET, Shawn Layden, o chefe dos estúdios de PlayStation, explicou os motivos para a Sony ter decidido se ausentar da E3 2019, sendo essa a primeira vez que a empresa não irá comparecer ao evento em 25 anos.
Segundo Layden, as primeiras edições da E3 consistiam em um encontro de revendedores e jornalistas com os desenvolvedores de jogos para ver no que os estúdios estavam trabalhando, visto que era uma época “pré-internet” era importante realizar esses contatos.
“Os revendedores chegariam e diriam ‘eu sou da Sears e eu lido com Hot Wheels, Barbie, VHS e videogames. O que você tem aí?’. Era um grande componente educacional.” – Disse Layden na entrevista – “Quando tinha jornalistas de revistas com tempo de entrega, se disputava a posição na capa. Não havia internet; então era um jogo de vendas que tínhamos que fazer naquela época do ano nesta nascente indústria.”
E realmente, nos primeiros anos da E3, o evento basicamente era uma grande reunião das empresas para que elas pudessem mostrar o que elas estavam produzindo para os seus competidores, para os revendedores e para os jornalistas, sendo voltado exclusivamente para a indústria. Foi com a popularização da internet com a transmissão ao vivo que a E3 começou a dividir espaço entre indústria e consumidores, fazendo que a grande “exclusividade” da indústria não ocorresse mais durante o evento. Considerando esses fatores, é compreensível que a presença na E3 para a Sony não se demonstre mais como um ponto vital para suas vendas.
Por outro lado, a Destination PlayStation, evento da Sony que acontece agora em fevereiro, é o momento onde revendedores e parceiros poderão conhecer o que a empresa estará trabalhando para 2019 e fará a suas vendas para a indústria.
“O evento de vendas se tornou em um evento de vendas sem muita atividade de venda. O mundo mudou, mas a E3 não mudou, necessariamente, com ele.”
Layden também disse que a Sony não acredita mais ser viável fazer parte da E3 dado o novo modelo adorado pela empresa – jogos maiores, porém com menos lançamentos -, pois eles chegariam à feira sem muito para apresentar.
Felizmente, com o advento da internet, não é mais necessário grandes eventos e feiras para as empresas manter seus consumidores atualizados no que elas estão trabalhando, já que notícias e vídeos podem ser facilmente compartilhados. Quem sabe a Sony está à frente de seu tempo e em breve as outras empresas irão tomar a mesma decisão?
A E3 2019 acontece em junho e o Meia-Lua fará sua cobertura.
Fonte: comicbook