Sony abrirá estúdio para a produção de séries e filmes baseadas em jogos

Aparentemente, as empresas de games não são contra a recente onda de fazer adaptações dessa mídia para o cinema e televisão. Na realidade, parece que elas mesmo querem fazer parte desse mercado.

Segundo o The Hollywood Reporter, a Sony Interactive Entertainment anunciou hoje (20/05/19) que a empresa irá abrir um estúdio especializado em escolher games para serem adaptados para televisão, cinema e outras mídias. O estúdio recebeu o nome Playstation Productions, e terá Asad Qizilbash como chefe e Shawn Layden como supervisor.

Com mais de 100 títulos em biblioteca de jogos originais e exclusivos, dos mais diferentes gêneros e temas, o estúdio terá muito material para transformar em novas narrativas. Segundo Qizilbash, a criação do Playstation Productions é uma maneira de garantir que essas novas narrativas sejam de qualidade, visto o que ele comentou com o The Hollywood Reporter:

“Ao invés de licenciar nossas IPs para os estúdios, sentimos que uma abordagem melhor seria que nós mesmos desenvolvêssemos e produzíssemos essas adaptações. Primeiro, porque somos mais familiarizados, mas também porque nós sabemos o que a comunidade da Playstation gosta.” – Asad Qizilbash via The Hollywood Reporter.

Não é difícil entender a lógica da Sony em não desejar que suas IPs sejam adaptadas por terceiros. As adaptações de videogames para o cinema não é novidade, dado que elas estão sendo feitas há décadas, porém o resultado final ou não agradava os fãs ou simplesmente era ruim tanto como produto tanto como adaptação. Esse tipo de resultado frequentemente irrita os fãs e os estúdios. A única série de adaptações que podem ser consideradas como bem-sucedidas possivelmente é o Universo Cinematográfico da Marvel, que – enquanto nem todos os filmes podem ser considerados bons ou de agrado aos fãs -, se mostrou muito lucrativa e o controle do estúdio sobre as adaptações das histórias em quadrinhos permitiu manejo no processo de criação e no que eles queriam construir. Aparentemente, esse parece ser o objetivo do Playstation Productions.

“Nós vimos o que a Marvel fez pegando o mundo das Histórias em quadrinhos e fazer dele a maior franquia do mundo do cinema. Seria demais dizer que estamos seguindo seus passos, mas com certeza estamos nos inspirando nisso.”  – Shawn Layden via The Hollywood Reporter.

A criação desse estúdio é algo bastante significativo para a indústria de games, que constantemente tem sofrido com as incertezas a respeito das adaptações de suas histórias nas diferentes mídias. Possivelmente, com a própria empresa que criou os jogos lidando com suas adaptações, podemos esperar que ao menos as propostas das histórias sejam mantidas e que sejam divertidas de assistir. É difícil dizer que agora as adaptações serão boas e que irão agradar os fãs de games, visto a nossa experiência com elas até então, mas é possível dizer que os filmes e séries de videogames estão no caminho para o melhoramento.

Fonte: The Enemy

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.