Resident Evil 4: Caminhos Distintos | Análise

Resident Evil 4 Remake conquistou o coração dos fãs e tem sido aclamado como uma das melhores recriações já feitas, não se restringindo apenas a franquia, mas de modo geral.

A Capcom acertou em cheio ao manter a essência do game original e trazer elementos novos que complementam e aprofundam a trama de Leon.

No entanto, desde o seu lançamento os fãs se perguntavam… será que teremos a famosa DLC Separate Ways (Caminhos Distintos), que foca na jornada de Ada?

Há poucos dias, como já era esperado, a Capcom anunciou o conteúdo extra que teve seu lançamento no último dia 21 de setembro.

A grande questão é: essa jornada complementar de Ada traz adições importantes que justificam sua compra? Vamos discorrer sobre isso a seguir.

Caminhos Distintos

O sub título “Caminhos Distintos” resume bem o objetivo dessa DLC.

Ao controlar Ada, revivemos toda a história que vislumbramos com Leon, mas pela perspectiva da personagem.

Como sabemos, ela foi contratada por Wesker para ir em busca do Âmbar e precisa de Luis para pegá-lo.

É muito legal como tudo se encaixa ao ver os acontecimentos se desenrolando pela atuação de Ada, visto que ela cruza o caminho de Leon em vários momentos na campanha principal.

Entendemos como nosso protagonista escapa de algumas situações de perigo, como Ada esteve sempre a espreita observando e como as ações dela realmente tiveram peso na trajetória de Leon.

A adição de Wesker nessa campanha é um show a parte. Com poucas cenas podemos ver a imponência do personagem e o quão perigoso ele pode ser.

A medida em que jogamos com Ada, é interessante ver suas interações com o vilão e como sua perspectiva sobre as coisas é colocada em cheque, devido as ações de Luis e Leon.

Sem dúvida, essa história complementar, mesmo que mais curta, vale a pena e nos prende até o fim.

Pequenas adições ao gameplay

Sendo uma DLC, já era esperado que o gameplay fosse similar ao que foi entregue no jogo base. No entanto, Ada conta com um adereço bem interessante que facilita e deixa a mobilidade da personagem mais dinâmica: o famoso Gancho com corda.

Com ele, Ada pode escalar locais que não eram possíveis com Leon. Ao atordoar inimigos com tiros, podemos usar o gancho de longe para que possamos nos aproximar e bater neles.

A Capcom adicionou até mesmo uma animação em que, ao usar um gancho em uma borda que tenha inimigos aguardando, a personagem chega golpeando os mesmos, facilitando o abate.

Este recurso pode ser usado também para retirar escudos das mãos dos inimigos ao comprar um chaveiro que traz essa função, auxiliando na economia de munição.

Ada também possui um dispositivo tecnológico chamado I.R.I.S, capaz de mapear o ambiente e encontrar rastros de outros indivíduos e até mesmo impressões digitais. Temos alguns puzzles que necessitam desse aparato.

Quanto ao poder de fogo, Ada conta com um Crossbow que atira flechas explosivas bem eficientes contra os chefes ou aglomerações de inimigos.

Tudo isso unido ao gameplay que desfrutamos no jogo base torna esse um complemento ainda mais saboroso, principalmente por jogarmos com uma personagem tão querida quanto a Ada.

Cenários Clássicos retornam e novidades

Quando jogamos a campanha de Resident Evil 4, uma das maiores críticas ao game por parte dos jogadores foi justamente a ausência de momentos memoráveis como o bondinho, os lasers, entre outros.

Ao jogar essa DLC entendemos o motivo: todo esse conteúdo clássico foi realocado para a campanha de Ada e, assim como foi feito em algumas cenas do jogo base que foram modificadas para melhor, o mesmo foi feito aqui.

Sem dar spoilers, a parte dos Lasers recebeu, digamos, um propósito maior. Novas adições foram feitas tornando esses momentos mais impactantes. Uma boss fight específica foi reimaginada e ficou bem mais divertida.

Novamente a Capcom acertou em cheio nas suas decisões criativas, sempre mantendo a essência do que foi realizado no jogo original.

Vale a pena?

Se você gostou de Resident Evil 4 Remake, a DLC Caminhos Distintos é OBRIGATÓRIA.

Além de jogarmos com Ada, que está incrível, vislumbramos acontecimentos da história pela perspectiva da personagem, contamos com aparições especiais e mais tempo de tela para personagens como o Luis.

Tudo isso nos deixa mais engajados na história e entrega uma maior profundidade a trama.

O gameplay traz pequenas adições que deixam a jornada divertida, servindo como um incremento para o que já é muito bom.

Esse conteúdo custa por volta de 50 reais e adiciona em torno de seis a sete horas de campanha, que considero bem razoável.

Mal posso esperar para ver o que a Capcom irá fazer com Resident Evil 5, que com certeza terá um remake, principalmente pela forma como a campanha foi encerrada.

Se você ainda não adquiriu, não perca tempo e pegue já essa DLC para ajudar Ada em sua missão.

“Resident Evil 4: Caminhos Distintos” está disponível para Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series X|S e PC’s.

Fiquem ligados em nosso canal do YouTube para não perder a cobertura de eventos, lives e vídeos de notícias, curiosidades e gameplay.

Confira também outras matérias e análises em nosso site: