Ratchet & Clank (PS4) – Review

Eu nunca havia tido a oportunidade de jogar um jogo da série Ratchet & Clank antes, pelo acaso acabei jogando outros jogos na época. Porém sempre achei bem cativante o carismático Ratchet e seu companheiro robô Clank.

Nada melhor então do que jogar o novo jogo do querido lombax (a raça do nosso protagonista) e seu parceiro de aventuras, pois este jogo trata-se de um remake do original lançado para PlayStation 2 em 2002. Esta nova versão do game traz muitas coisas da versão original, assim como também elementos novos que estão presentes no filme em animação com lançamento para 05 de Maio de 2016 nos cinemas brasileiros. Podemos dizer que este é o jogo do filme do jogo.

Ratchet-and-Clank Movie
Cena do filme de cinemas de Ratchet & Clank.

A história irá recontar como o lombax Ratchet encontrou o robô Clark em meio a suas aventuras e como se tornaram fiéis companheiros. Juntos os dois então atravessam a Galáxia Solana para tentar salvá-la do temível vilão Drek. Tudo isso contado com um humor único bem agradável e com personagens muito hilários.

Este jogo exclusivo do PlayStation 4 logo no início já te mostra que não é apenas um remake comum, a Insomniac Games teve muito cuidado e esmero no desenvolvimento do jogo. Os gráficos e animação impressionam de verdade, os cenários muito bem feitos, com cores e iluminação muito bonitas aliadas com uma animação de personagem bem fluída te dão a sensação de estar jogando um filme de animação moderno. Tudo fica mais divertido assim, pois o simples sair andando, pulando e atirando pelo cenário fica incrivelmente satifatório vendo personagens tão carismáticos em um mundo tão bonito e atraente. Além disso a versão brasileira do game está totalmente em português e com uma dublagem excelente, uma das mais bem  feitas nos jogos, com boas atuações e com piadas legais.

 
xavier-coelho-kostolny-ratchetandclank-01

Ratchet & Clank é um jogo de plataforma 3D, algo muito comum nas gerações mais antigas e que hoje em dia não é tão fácil achar, ainda mais um título tão bom quanto este. A jogabilidade consiste em explorar os mundos da galáxia que você visita com a sua nave espacial, em cada planeta você tem objetivos a cumprir, vai andando pelo cenário, coletando recursos dos inimigos e do cenário. Muitos dos elementos de gameplay que vimos em outros games posteriores ao primeiro jogo foram muito bem incorporados nessa releitura. Há também seções de plataforma e que com o avançar do jogo os personagens conseguem novos upgrades que liberam funções extras como por exemplo fazer Clank ajudar Ratchet a pular mais alto ou planar por um tempo. Conforme você vai progredindo nos jogos e conseguindo novas habilidades, você pode voltar nos cenários antigos para poder explorar outras áreas e pegar recursos adicionais.

Ratchet-and-Clank-E3-2015-016
Clank na forma de jetpack.

O combate do jogo é bem fluido como todo o resto do jogo, os comandos respondem bem ao controle, usar os gatilhos para atirar e andar lateralmente com as muitas armas que o jogo oferece é algo bem legal e que funciona. Também tem a possibilidade do combate corpo-a-corpo, trazendo uma opção para enfrentar os inimigos mais próximos. A variedade de armas e a diferença na utilização de cada uma delas impressiona. Você ganha níveis com as armas e também pode utilizar os créditos coletados no mapa para obter-se novas armas ou então usar as pedras de “raritânio” para poder fazer os upgrades nas suas armas que vão desde aumentar a munição ou até aumentar a área de efeito da explosão de uma granada por exemplo.

Podemos encontrar vários modos de jogabilidade durante a aventura dos nossos personagens além de atirar e bater nos inimigos, há algumas partes em que você controla a nave espacial ou até voa em um jetpack. Essa variedade que você encontra no jogo junto com as muitas possibilidades de armas e equipamentos que você pode usar fazem com que o jogo nunca fique repetitivo.

rc5_metro_ship
Sessões de gameplay com a nave.

Ratchet & Clank foi uma agradável surpresa que encontrei este ano, você realmente se apega a esse lindo mundo e a esses carismáticos personagens. Hoje onde quase todo jogo tende a ser muito denso, muito pesado ou com uma narrativa muito complexa, o querido Ratchet sai um pouco dessa linha e traz um jogo mais preocupado com a magia de jogar video games e que preza pela pura diversão.
Vídeo de abertura e gameplay do início de jogo:
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=YGFZWf6Ix_k” width=”1280″ height=”720″]https://www.youtube.com/watch?v=-1uKij5UWvw [/su_youtube]