Killer Klows From Outer Space: The Game | Análise

Apresentação

Se você viveu entre as décadas de 80 e 90, provavelmente já ouviu falar ou assistiu a um filme chamado Killer Clows From Outer Space, onde tínhamos um grupo de palhaços vindos de outro planeta para causar terror na pequena cidade Crescent Cove na Califórnia. O filme se tornou um clássico cult, e em 2023, cerca de 35 anos após o lançamento do filme, a produtora IllFonic (que trabalhou em Friday 13th: The Game, Predator: Hunting Grounds e Ghostbusters: Spirits Unleashed), anunciou um jogo baseado nessa obra.

“Killer Klowns From Outer Space: The Game” chega como mais uma opção para os jogadores que adoram reunir a galera e se divertir bastante. Mas será que ele cumpriu esse objetivo?

A Gameplay

Como já devem ter notado pelo que foi dito anteriormente, Killer Klowns é um jogo multiplayer, onde se pode jogar em até 10 pessoas, sendo 7 humanos e 3 palhaços, cada grupo tendo o seu objetivo nos mapas.

Os Palhaços têm a simples missão de correr atrás para matar todos os humanos, e isso pode ser feito de duas formas: derrubando-os com um martelo que eles carregam e assassinando logo depois (que desencadeia uma animação de morte que o próprio jogador pode escolher), ou os transformando em uma espécie de casulos e os colocando em uma máquina, onde serão gerados lacaios para ajudar a encontrar os humanos restantes pelo mapa.

Os Humanos têm o objetivo de escapar do local, tendo disponíveis quatro formas de saídas diferentes, com cada uma precisando de certos itens para serem liberados. Esses itens estão ao redor de todo o mapa, então os jogadores terão que procurá-los. Além disso, os humanos também podem achar armas para combater os palhaços e ajudarem na fuga.

O jogo tem uma gameplay bastante divertida e simples, e mesmo quem nunca jogou alguma coisa do tipo vai se familiarizar rapidamente com os comandos. Mas, para aqueles que quiserem, o jogo também conta com um tutorial ensinando tudo o que deve ser feito, então fiquem tranquilos.

Assim como em outros jogos do mesmo estilo, Killer Klowns acaba sendo muito mais divertido se jogado com amigos ou pessoas que você conhece, pois a comunicação ajuda bastante, principalmente os humanos que têm que escapar do local. Então, caso for jogar tente reunir pessoas que você conheça, lembrando que, não precisa ter sala cheia para jogar: um dos jogadores sendo o palhaço já é o suficiente para fechar uma partida.

Caso não tenha o número total de humanos na partida, o grupo será completado por bots, controlados pelo próprio jogo, e é ai que entra um dos problemas: os bots só estão no mapa para dificultar a sua gameplay, pois eles fazem muito barulho, o que vai entregar a sua posição no mapa. Se ele estiver no mesmo lugar que você ele também não irá te ajudar caso você esteja à beira da morte, ele simplesmente ficará quieto sem mover um músculo, e isso vai acabar te frustrando.

Outro ponto também que também pode frustrar diversos jogadores, é que nesse primeiro momento o jogo está desbalanceado: os palhaços tem muita vantagem sobre os humanos, seja com habilidades e força dos golpes, como também na hora em que são derrubados, pois em menos de 20 segundos, eles já estão de pé e correndo atrás de você novamente. Isso para alguns jogadores pode até ser normal, visto outros jogos nesse estilo, mas isso quebra muito o balanceamento, e sendo um jogo multiplayer, não poderia acontecer.

Algo essencial em jogos desse estilo, e que muitos jogadores pedem sempre pra vir logo no lançamento, é que ele possui crossplay, ou seja, para aqueles que tem amigos que jogam em outras plataformas, você poderá jogar com eles normalmente, sem nenhum problema, o que vai ajudar a juntar mais jogadores.

Cenários

O jogo no primeiro momento conta com 5 cenários disponíveis para jogar, que são baseados nos cenários mostrados no filme, e todos são muito bem trabalhados, tanto do lado de fora, quanto os interiores de cada um, onde você olha (se você tiver tempo por conta da perseguição) e capta diversos detalhes, principalmente para quem assistiu ao filme.

Visuais

Outra coisa a se elogiar no jogo consiste no visual dos palhaços. O visual dos humanos é mais básico, enquanto o dos palhaços foi muito bem trabalhado, deixando-os bem assustadores.

E o visual do jogo em si, seja pelas animações e também pelos cenários, é incrível de se ver, trazendo aquela vibe de filmes dos anos 80 e 90. Quando os humanos são mortos, a animação remete muito a um desenho animado, algo mais canastrão, o que foi uma escolha bem legal de arte.

Bugs e Performance

A análise foi feita com base na versão de PlayStation 5, e o jogo se comportou super bem, sem quedas de quadro perceptíveis e com poucos bugs: durante a minha experiência ocorreu somente um, que foi em um momento em que um palhaço me matou e quando ele foi me carregar para a máquina, o casulo onde eu estava atravessou o chão e eu caí no limbo do mapa, fazendo eu ter que sair da partida.

O Preço será o maior inimigo

Infelizmente, a produtora não fez uma boa escolha quanto ao preço do jogo, custando cerca de 108 Reais na Steam, 150 no Xbox e 200 Reais no PlayStation, o que é muito caro para um jogo multiplayer e visto também que existem outros jogos do mesmo estilo no mercado custando menos. Isso pode fazer com que muitos jogadores passem batido por esse jogo enquanto esse valor for mantido. Isso é um grande problema, já que para se manter no mercado, ele precisa de pessoas jogando.

Vale a Pena?

“Killer Klowns From Outer Space: The Game” é um jogo muito divertido, que vai te proporcionar muitas horas de boas risadas. Porém, se você jogar com pessoas desconhecidas ou com bots pode acabar se frustrando, como também o desbalanceamento entre os palhaços e os humanos pode acabar te deixando bem irritado. Em relação ao preço, minha recomendação é esperar um pouco até ele abaixar, pois está bem salgado.

O jogo estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam a partir do dia 4 de junho de 2024. Porém, quem comprar na pré-venda terá acesso ao jogo 1 semana antes de seu lançamento.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais, todas elas como @meialuafsoco, ou nos links presentes no topo da página. Aproveite e se inscreva em nosso canal do YouTube para não perder as coberturas de eventos, lives e vídeos.

Confira também outras matérias e análises em nosso site: