Judgment sofre interrupção de vendas

A Sega anunciou que interrompeu as vendas de Judgment no Japão , o mais recente game da SEGA e desenvolvido pelos mesmos criadores da série Yakuza.

O motivo dessa decisão é o fato que Pierre Taki, cujo rosto e a voz são usados para interpretar o personagem Kyohei Hamura no jogo, foi preso suspeito de uso e posse de drogas. Embora para nós, ocidentais, isso possa não parecer uma razão para atitude tão radical, casos similares são comuns no mercado de entretenimento japonês.

De acordo com o Mainichi News, Taki admitiu usar uma pequena quantidade de cocaína, o que fez com que polícia iniciasse uma busca por mais evidências. Se o caso for adiante e Taki for processado, ele pode enfrentar até sete anos de cadeia.

De acordo com a SEGA:

“Recebemos diversos relatos de uma prisão e, atualmente, estamos confirmando os fatos. Pelo momento, estamos interrompendo as vendas de Judgment no Japão, tanto das edições físicas quanto das digitais”.

A empresa também informa que não promoverá mais o game através da internet. Sendo assim, o site japonês foi retirado do ar e todos os tweets relacionados ao jogo foram apagados da conta da Sega.

Ainda não se sabe se a Sega planeja retomar as vendas uma vez que os problemas sejam resolvidos. Um anúncio público, no entanto, sugere que isso não passa de uma medida temporária.

Para piorar a situação, não sabemos se o incidente será afetará o lançamento de Judgment no Ocidente. Atualmente, o game ainda está disponível na PlayStation Store em Hong Kong e outra regiões da Ásia.

Lembrando que algo semelhante ocorreu na versão japonesa do remaster de Yakuza 4, quando a voz e aparência do policial Tanimura foram substituídas, pois o ator original, Hiroki Narimiya, aposentou-se da indústria de entretenimento após rumores sobre uso de cocaína.

Além disso, Taki também serviu de voz para Olaf, em Frozen e Kingdom Hearts III, porém não se sabe se esse ou qualquer outro projeto será afetado.

De qualquer maneira, provavelmente Judgment simplesmente receberá uma atualização substituindo o modelo e a voz do personagem Hamura.

Judgment foi lançado para PS4 e está previsto para 25 de Julho no Ocidente.

Manoel Siqueira

é formado História, Filosofia e cursa Pós no Uso de Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula. Também é redator, podcaster e editor no site http://meialua.net @meialuafsoco.