Hidetaka Miyazaki diz estar interessado em fazer um jogo voltado para a narrativa

Durante a keynote da Reboot Develop, um evento voltado para desenvolvedores de games na Croácia, Hidetaka Miyazaki – diretor da série Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice – e Fumito Ueda – criador de Shadow of Colossos – conversaram sobre o modo como os dois desenvolvem seus jogos, onde Miyazaki revelou que estava interessado em fazer um jogo mais focado em narrativa.

Os jogos dos dois desenvolvedores historicamente possuem foco em gameplay, com poucos elementos de história ou ela sendo contada através da jogabilidade, desafiando o jogador e provendo uma experiência única. Ueda, tal como Shadow of Colossos e The Last Guardian mostraram, prefere ter uma ideia geral da história e a apresentar aos poucos, trazendo os pontos mais importantes do roteiro e do diálogo no final do jogo, dando prioridade para o visual e a música do jogo para contar a história, chegando a comentar que “Abordar a história no final do jogo evita reescritas desnecessárias”.

Miyazaki concordou com o comentário de Ueda, afirmando que a criação de um mundo e de níveis afetam a história sendo contada e que o gameplay é a alma do jogo, então é melhor começar o desenvolvimento a partir desse ponto. Por outro lado, também disse que ele tem interesse em fazer um jogo focado em narrativa no futuro, desejando fazer algo no estilo que a Rockstar aplica no desenvolvimento de seus títulos, tal como Red Dead Redemption 2, mas para fazer isso ele precisa melhorar suas habilidades em comunicar a história de seus jogos para sua equipe, que geralmente não entende o plot geral dos jogos que eles estão trabalhando.

Nem sempre é bem-vindo desenvolvedores de jogos tentarem algo novo, principalmente quando possuem um estilo popular e bem-estabelecido como Miyazaki possui com os seus títulos, mas pelo menos ele admite que por mais que ele deseje tentar algo novo, ele precisa aplicar tempo para aprender as habilidades necessárias para iniciar uma noa ideia do que simplesmente dar um salto de fé para ela. Veremos se o desejo de Hidetaka Miyazaki de fazer um jogo narrativo se concretizará no futuro.

Sekiro: Shadows Die Twice está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Fonte: VG247

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.