Preview: GOG Galaxy 2.0 é o futuro dos games

Para quem não está familiarizado com jogos antigos e indies, talvez não o conheça, mas o GOG (Good Old Games) é um serviço de distribuição de jogos eletrônicos e filmes, ambos online, para computador e propriedade da polonesa GOG Ltd, uma subsidiária integral da CD Projekt, a mesma desenvolvedora da série The Witcher e Cyberpunk 2077.

O grande diferencial dessa loja com relação às demais é que a maioria dos jogos não possui DRM, não tem restrição ou controle a criação de cópias não autorizadas, ou seja, após instalados, esses jogos não dependerão de um launcher ou qualquer programa como Steam e Uplay para funcionar. Além disso, se quiser, você pode copiar o arquivo de instalação do game e dar de presente para um amigo.

Como se isso não fosse o bastante, há jogos antigos exclusivos, que atualmente não são mais comercializados e os mesmos vem patches que põem fim a alguns bugs, permitindo que esses jogos funcionem normalmente mesmo em versões mais novas de sistemas operacionais como o Windows 10.

O que é o GOG Galaxy?

Antes começar a falar sobre o novo GOG Galaxy é preciso deixar claro que estamos nos referindo especificamente a versão 2.0, que ainda se encontra em fase desenvolvimento (beta) e não está disponível abertamente ao público. Em outras palavras, apesar de eu não ter sofrido nenhum tipo de problema, ele pode apresentar bugs e instabilidades.

Dito isso, GOG Galaxy é client, launcher, programa, aplicativo, ou seja como quiser chamar esse tipo de software. O fato é que ele conecta a múltiplas plataformas, permitindo ter todos os seus jogos, estatísticas e amigos em um único lugar.

Se você é um daqueles jogadores que tem jogos espalhados em plataformas diferentes ou por exemplo, tem receio de comprar jogos na Epic, apesar da mesma tem títulos exclusivos e mais baratos, esse aplicativo é para você.

Obviamente, com exceção de títulos que possuem crossplay, ele não permite que você tenha acesso aos jogos dos consoles. O que ele faz é importar todos seu jogos de PC para uma única biblioteca.

No entanto, você também pode organizar suas coleções e jogos favoritos, incluindo os de console. Também é possível criar bibliotecas customizadas usando filtros, tags, a opção “organizadas por” e adicionar seus próprios planos de fundo e capas sem seus games.

No momento o GOG Galaxy já pode ser integrado a:

  • Xbox Live;
  • PlayStation Network;
  • Steam;
  • Epic Games Store;
  • Origin;
  • Uplay.

Mas se você tem jogos em alguma outra plataforma, que não foi listada, também pode adicioná-lo manualmente, independente do modo como o mesmo foi adquirido. Lembrando que todos esses títulos já estão pré-cadastrados no banco de dados, logo basta procurar através de busca e indicar onde se encontra seu arquivo executável (*.EXE).

Uma vez que você tenha adicionados todos os jogos que deseja, poderá acessar também a todas suas conquistas/troféus e horas jogadas.

Em breve, essa plataforma também será capaz de te ajudar a descobrir novos Jogos; seguir e acompanhar futuros lançamentos; e descobrir os títulos mais populares entre seus amigos e a comunidade gamer.

Amigos, transformando jogos ruins em experiências suportáveis

Mas é claro que não basta ter fácil acesso a todos esses jogos, mas não ter seus amigos para compartilhar da diversão. Pensando nisso há planos de implementar um Cross-platform chat, uma funcionalidade através da qual você pode abrir um chat para conversar com eles, não importa em que plataforma eles estejam.

Enquanto essa funcionalidade não é lançada, já é possível ter acesso as Conquistas e Troféus de seus amigos que jogam nos consoles, competir com eles, descobrir quem tem a maior coleção, jogos completados e tempo de gameplay. Tudo isso através de um feed ativo que é atualizado constantemente.

Privacidade

A essa altura, você deve estar pensando qual é o custo de tudo isso. Afinal de contas, para ter acesso a outras plataformas através do GOG, é preciso integrá-lo ao serviço que você deseja. Por exemplo, se quiser ter acesso aos jogos da Steam, é preciso “logar” na Steam através do GOG Galaxy.

Em outras palavras, você terá que compartilhar esses dados com os GOG. Você, todavia, pode ficar despreocupado, porque o GOG não irá compartilhar seus dados pessoais com terceiros nem tentar espionar qualquer outra coisa em seu computador que não sejam seus jogos.

Além disso, se por algum motivo bater algum arrependimento ou insegurança, você pode remover todos os dados compartilhados com os servidores do GOG com único clique.

Não Existe Almoço Grátis

Mas afinal de contas, o que o GOG ganha com isso? Primeiramente, devemos lembrar que o GOG é uma loja virtual e desenvolvedora de games, algo muito semelhante ao que a Steam era há alguns anos, mas com um foco maior em títulos antigos e indies.

Logo o que a empresa mais deseja é divulgar e vender seus jogos e nada melhor do que atrair novos jogadores através de sua plataforma, ainda mais em tempos nos quais todas as produtoras de triple As, mas quase nenhuma é capaz de fazer isso com qualidade.

Dito isso, podemos especular que o objetivo por trás do GOG Galaxy é conhecer melhor os jogadores e com isso indicar os games e promoções que mais podem lhe interessar, tudo a partir do perfil que os mesmos tem em sua plataforma.

Lembrando que até o momento não há qualquer banner ou propaganda no launcher e não há qualquer previsão para a implementação da mesma.

Uma Solução Tudo em Um

Em suma, o GOG Galaxy 2.0 põe fim aquele velho e estúpido argumento de que não vale a pena comprar jogos na Epic ou na Uplay, porque a maioria do seus jogos e amigos estão na Steam.

Esse aplicativo é uma ferramenta que permite organize seus jogos através de suas plataformas dentro de uma customizável e funcional biblioteca de jogos. Ele também te ajuda a descobrir o que seus amigos estão jogando, não importa aonde e abrir um chat para conversar com eles. Tudo isso, sem abrir mão da privacidade de seus dados.

Se você tem jogos comprados em mais de um local, já está mais do que na hora de inscrever no beta desse programa e ser feliz.

Manoel Siqueira

é formado História, Filosofia e cursa Pós no Uso de Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula. Também é redator, podcaster e editor no site http://meialua.net @meialuafsoco.