Game Freak fala sobre o campeão Leon de Pokémon Sword/Shield, interações nas Wild Áreas e mais

O diretor de Pokémon Sword and Shield Shigeru Ohmori e o produtor Junichi Masuda visitaram recentemente Redwood City, Califórnia, nos arredores de San Francisco na Game Informer respondendo a algumas perguntas sobre o novo game.

Qual foi a idéia por trás de ter interações regulares com o campeão da liga, Leon, desde os primeiros estágios do jogo?

Ohmori: Uma das maiores razões para você interagir com o campeão e mostrar suas proezas tão cedo é que Sword and Shield é uma continuação de RPGs tradicionais como X e Y, Sun e Moon. Então, transmitindo realmente esse aspecto de sua jornada, fazendo as batalhas de ginásio, e há esse campeão realmente poderoso que você deseja vencer. Esse era um dos aspectos que queríamos transmitir, por isso colocamos o campeão na história.

Na capa de Leon, ele tem todos os tipos de recomendações e anúncios. Um deles era o logotipo Game Freak. Game Freak tem uma história de estar em jogos Pokémon. Isso significa que também poderemos encontrar o estúdio em Galar?

Ohmori: Você tem uma boa visão! [Risos] Espero que os jogadores descubram por si mesmos se está lá ou não.

 

Quando você está na área selvagem, precisa definir seu jogo para um determinado status para que os jogadores possam interagir com você?
Ohmori: Então, funciona assim: Existe esse recurso chamado Y-Comm, e você pode ativá-lo para transmitir seu status ou o que deseja fazer, como “Quero negociar”, “Quero batalhar” ou qualquer outra coisa , e isso é transmitido para qualquer pessoa com quem você tenha se encontrado. Eles verão isso e, se quiserem responder ou se também estiverem dizendo que querem batalhar, combinará com você e entrará em uma conexão.

Uma das coisas legais que você pode fazer agora é: nos jogos anteriores, tínhamos o Wonder Trade, onde você podia jogar fora um Pokémon e ele encontrava alguém com quem trocar e o comércio acontecia e salvava o jogo. Foi um processo muito utilizado. Nós melhoramos isso. Então agora, com as Surprise Trades, você pode escolher um Pokémon para negociação e a troca acontece em segundo plano; portanto, enquanto você estiver apenas se aventurando, encontrará alguém com quem trocar e depois de alguns momentos progredir, você de repente, você verá que seu Pokémon foi trocado. Encontramos uma maneira de fazer as coisas acontecerem de maneira mais integrada, sem precisar salvar e fazer ativamente, uma de cada vez.

Masuda: E também não é apenas exclusivo da Wild Area. Eu sei que agora estamos falando sobre ela, mas esse provavelmente será um dos recursos mais populares com os quais os jogadores se envolvem no jogo.

Você falou anteriormente sobre se esforçar para fazer o jogo Pokémon “definitivo” com esta primeira nova geração em consoles. Você acha que a duração desta aventura é comparável a outros jogos Pokémon?

Ohmori: Eu acho que é difícil entrar em detalhes, mas em termos de volume ou quantidade de conteúdo na aventura principal, é comparável a outras gerações de Pokémon que já jogamos. Eu acho que há muitas atividades interessantes que, por exemplo, completar a Pokédex ou realmente sair para a Wild Area e se envolver com essas mecânicas, adicionam muito ao fator replay para jogadores que desejam se tornar realmente hardcore nisso .

Masuda: Sinto que muitos jogadores hoje em dia costumam queimar o conteúdo e tentar chegar ao final o mais rápido possível. De nossa perspectiva, passamos três anos fazendo isso! [Risos] Esperamos que os jogadores tomem seu tempo durante a aventura, mas sim, essa é a minha perspectiva.

 

O Diretor de Planejamento Kazumasa Iwao mencionou que as Batalhas Max Raid têm uma dificuldade tão alta quanto acima de tudo o que vimos na série principal até agora . Existem outras partes em Sword and Shield que você acha que serão difíceis para os jogadores?

Ohmori: Com Max Raid Battles, temos o sistema de classificação por estrelas e acho que o que ele está falando é quando você passa para cinco estrelas – as mais altas – são bastante difíceis. Eu tentei enfrentá-los por conta própria e perdi muitas vezes. Quando você chega ao nível mais alto, precisa de uma coordenação de equipe realmente boa para derrotá-lo. Eu realmente não posso entrar em detalhes, mas posso dizer que há outro conteúdo para os jogadores se envolverem a longo prazo e mais profundamente depois que você termina a história principal.

Qual é o problema com a linha do tempo Pokémon?

Masuda: começa a ficar um pouco complicado se você prestar muita atenção a timeline. Por exemplo, pode haver um professor que apareça e não faria sentido se aplicássemos esse tipo de lógica da linha do tempo. Portanto, tentamos não aplicá-lo com muita rigor. Talvez uma dica seja que, se um personagem estiver aparecendo com o Professor Oak, ele estará vivendo na mesma época. Em vez de algumas séries em que faz sentido que a linha do tempo progrida à medida que a história evolui, a abordagem adotada por Pokémon está expandindo o mundo, como são as regiões, e tornando-o mais rico à medida que avançamos. Em vez de uma linha do tempo, trata-se mais uma coisa do espaço físico.

Teremos Meltan e Melmetal em Sword/Shield?

Masuda: Hum! Sem comentários!

 

Obviamente, houve alguma confusão decorrente de uma conversa anterior que tivemos sobre o número de academias em Sword and Shield . No entanto, a partir da confusão, as pessoas ficaram muito empolgadas com a possibilidade de um ginásio do tipo Dark. Você pode dizer se os jogadores lutam ou não em uma ginásio do tipo Dark em Sword ou Shield?

Ohmori: Eu não quero dizer. Desculpe!

Na citação inicial, você disse que, na história, as ginásios lutam todos os anos para determinar qual está na liga principal ou na liga menor. Existe a possibilidade de que, com o tempo, eles sejam rotacionados no jogo?
Ohmori: [risos] É apenas um pano de fundo da história. Eu realmente não posso dizer mais do que isso.

Com que frequência você luta nos estádios deste jogo?
Ohmori:
É onde todas as batalhas dos ginásios acontecem, então há pelo menos oito oportunidades para jogar nelas.

Como os jogos Pokémon são sempre lançados em pares, em que momento do desenvolvimento a equipe passa do desenvolvimento de um executável para dois executáveis?
Masuda: Eles obviamente compartilham os mesmos sistemas subjacentes; portanto, durante a parte inicial do desenvolvimento, quando estivermos desenvolvendo esses sistemas principais, será uma versão única. É realmente quando começamos a entender quais Pokémon aparecem em qual jogo e o tipo de material da tabela de dados, onde eles se dividem em duas versões diferentes, onde precisamos gerenciar as duas versões.

Então parece que é bem tarde no processo?

Masuda: Sim. Definitivamente a segunda metade do desenvolvimento. Em termos da fase conceitual, sempre começamos com duas versões em mente, mas depois no desenvolvimento, você primeiro cria os sistemas principais e depois os divide. Também depende do projeto. Assim, os jogos Let’s Go, Pikachu e Eevee foram divididos muito antes no desenvolvimento do que esses, por exemplo.

É claro que às vezes pode ser problemático porque a equipe, quando estamos testando os jogos internamente antes de entrarmos no processo formal de depuração, as pessoas têm seus favoritos para qual versão. Por exemplo, para Let’s Go, Pikachu e Eevee, grande parte do time preferia Eevee, e eles sempre jogavam isso, e isso seria mais polido e em um estado melhor. Para a versão Pikachu, tivemos que recuperar o tempo perdido mais tarde. E quanto a Espada e Escudo? Você provavelmente tem mais pessoas tocando Sword, certo? Você tem mais bugs no Shield? [Risos]

Ohmori: [risos] Não, não! Ambos são bons!

Masuda: No final, focamos na depuração das duas versões da mesma forma, mas quando você faz essa divisão pela primeira vez, há definitivamente algum favoritismo interno que pode criar alguma desigualdade.

 

Você já viu aqueles artistas por aí mergulhando na anatomia dos Pokémon?
Masuda: Eu acho realmente interessante ver as pessoas tentando adotar uma abordagem de análise científica para Pokémon e tentar descobrir os mistérios deles. Na verdade, há um livro lançado no Japão há muito tempo. É como essa divisão de pesquisa científica falsa ou algo assim. Eles criaram um livro que tentava explicar Pokémon de uma perspectiva científica se eles existissem.

 

Pessoas assim são os professores de Pokémon da vida real?
Masuda: Sim, acho que funcionaria. [Risos]

Fonte: GameInformer