Conheça a nova série de placas de vídeo da NVIDIA

A NVIDIA apresentou hoje a sua nova linha de placa de vídeos da linha GeForce GTX, introduzindo a série GTX 1660 SUPER e a série GeForce 1650 SUPER. As duas séries foram projetadas para terem um desempenho duas vezes maior das placas da série GTX 10 anteriores e com até 50% a mais do que a série original GeForce 16. As novas placas de vídeo são alimentadas pela arquitetura Turing e são fornecidas com a memória GDDR6 super rápida.

Novo driver e novidades no GeForce Experience

Junto com as novas GPUs, a NVIDIA está lançando o novo Game Ready Driver, que oferece suporte desde o lançamento para os jogos AAA e quatro novos recursos de jogos: ReShade, NULL, Enhanced Customizable Image Sharpening e encoders Turing. Confira a descrição desses recursos:

  • ReShade Filters: Esse recurso beneficia a comunidade de modding, pois facilita o acesso a centenas de filtros e a sua aplicação nos jogos usando o NVIDIA Freestyle ou Ansel.
  • NULL (NVIDIA Ultra Low Latency): esse recurso foi aperfeiçoado para suportar a tecnologia G-SYNC, assim os gamers podem aproveitar visuais livres de rupturas na tela, e ao mesmo tempo se beneficiam de um rápido tempo de resposta e baixa latência.
  • Image-Sharpening personalizado: essa função foi adicionada no Painel de Controle da NVIDIA para dar um desempenho mais rápido e melhor suporte para os jogos que utilizam o DirectX 9, 11 e 12. Esse recurso possui controles deslizantes e ajustáveis de nitidez, o que oferece um perfil por jogo para que os jogadores possam personalizar o nível de nitidez ao seu gosto.
  • Turing Encoder (NVENC): esse recurso foi projetado para jogadores que gostam de fazer transmissões nos seus canais do Twitch e Mixer. Isso acontece porque as novas GPUs GeForce GTX 1660 SUPER e 1650 SUPER apresentam o mais recente Turing Encoder (NVENC), que permite qualidade de imagem de nível profissional e máximo desempenho do jogo. Com o suporte dos principais aplicativos de streaming, como o Open Broadcaster Software e XSplit, os jogadores com GeForce podem se beneficiar das novas e aprimoradas integrações do NVENC, facilitando, mais do que nunca, o início da transmissão do jogo.

Especificações e recursos adicionais

As novas placas de vídeo aproveitam muitas das inovações da moderna arquitetura Turing, incluindo execução simultânea de inteiros e ponto flutuante, uma arquitetura de memória unificada e oferecem desempenho turboalimentado usando a tecnologia de Adaptive Shading.

 As placas de vídeo 1660 SUPER e 1650 SUPER usam nova memória GDDR6 com 14 Gbps e 12 Gbps. Elas foram projetadas para jogar em 1440p e 1080p, respectivamente, e possuem clocks de quase 1,8 GHz, que podem ser facilmente executados em overclock para obter ainda mais desempenho. Eles também oferecem suporte ao GeForce Experience™, o software de jogo da NVIDIA que fornece recursos exclusivos e fáceis de usar no jogo, como:

  • NVIDIA Highlights: captura automaticamente os melhores momentos dos jogos. Quase 50 jogos já oferecem suporte a Highlights, incluindo Call of Duty: Modern Warfare, Fortnite e PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS.
  • NVIDIA Ansel: permite que os jogadores tirem fotos impressionantes do jogo em mais de 80 jogos, compartilhem suas fotos favoritas e participem de concursos mensais de fotos no Shot with GeForce.
  • NVIDIA Freestyle: permite que os jogadores personalizem a aparência de mais de 650 jogos usando a tecnologia de pós-processamento. Os filtros mais recentes podem converter o visual tradicional do game em uma pintura a óleo ou aquarela, ou proporcionar uma aparência granulada de um filme ou de um ambiente retrô dos anos 80.

Disponibilidade e preço

Já disponível através de fabricantes parceiras em diversas partes do mundo, as placas de vídeo GeForce GTX 1660 SUPER têm, nos Estados Unidos, preço sugerido de U$ 229. Já a GeForce GTX 1650 SUPER chegará às lojas globalmente no dia 22 de novembro, com preço ainda a ser divulgado.  No Brasil, a GeForce GTX 1660 Super chega em breve, também via fabricantes parceiras.

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.