Confira a prévia do novo sistema de Champion Points para The Elder Scrolls Online

Atingir o nível máximo em The Elder Scrolls Online não significa que é hora de começar um novo personagem para o jogo continuar interessante e desafiador. Graças ao Sistema de Champion Points – introduzido no jogo em 2015 – é uma maneira dos jogadores de melhorarem as habilidades dos seus personagens através de coisas como “aumentar a resistência a danos mágicos” ou “diminuir o custo de bloquear”, que faz toda a diferença quando se está em modos de jogo PvP ou os desafios PvE de Trials na dificuldade veterana. Porém, depois de seis anos e muitas atualizações, o sistema finalmente será atualizado.

O novo sistema dos Champion Points virá para todos os jogadores de The Elder Scrolls Online de forma gratuita com a Atualização 29 – disponível no dia 8 de março para PC, Mac e Stadia e 16 de março para Xbox One e PlayStation 4.

“Decidimos reconstruir o Sistema de Champion Points na atualização 20 já que esse sistema vincula muitas mudanças que fizemos nos últimos dois anos” – explicou Brian Wheeler, líder de combate do ESO. “Quando você olha para o sistema original, ele tinha uma vida útil associada a ele, o que significava que não havia uma progressão real após um certo ponto. Além disso, o sistema original tinha uma progressão de poder lenta porque fornecia ganhos passivos em toda a linha para dano, cura e regeneração.”

O novo sistema foi desenvolvido para que os jogadores possam aproveitar o mesmo conteúdo que podiam realizar antes da Atualização 29, para garantir que eles não saiam prejudicados. Além disso, o sistema foi redesenhado para dar mais variedade e escolhas, visto que o sistema original se baseava nas habilidades de acordo com o recurso mais usado pelo personagem – como Stamina ou Magicka – sem levar em conta as habilidades e o equipamento dos personagens.

Ou seja: agora os jogadores terão que realizar escolhas para otimizar sua build. Por exemplo: no sistema antigo os jogadores tinham a possibilidade de melhorar seu dano, cura e sobrevivência ao mesmo tempo graças ao modo como as estrelas das constelações estavam alocadas, com o novo sistema será necessário escolher entre esses recursos.

Constelações e estrelas

A maior mudança do novo sistema de Champion Points é a diminuição do número de constelações que ramificavam entre as habilidades desejadas. De nove, se tornaram três: Warfare (Combate), Fitness (Preparo Físico) e Craft (Artesanato).

  • Warfare: Tudo relacionado a combate, como dano causado, cura e diminuição de status.
  • Fitness: Relacionado à como os personagens se movimentam e interagem com os efeitos em campo.
  • Craft: Incrementos fora do combate, relacionados a criação de itens.

Em cada uma dessas constelações permitirão a aquisição de bônus de habilidades passivas, melhoria de eficácia de habilidades, e liberação de caminhos para novas estrelas, o que significa que os jogadores precisarão investir em algumas habilidades para adquirir novas. A quantidade de estrelas em cada constelação é diferente.

Essas mudanças significam que os jogadores terão que utilizar as constelações para melhorar a parte desejada do seu estilo de jogo ao invés de pontos-chave do jogo, como dano e resistências. Se antes uma constelação permitia a melhoria de ações de Stamina – como correr e bloqueio – e outras de Magicka – como magias e regeneração -, agora essas melhorias estão ligadas ao tipo de ação – como combate ou mobilidade – independentemente do tipo de recurso utilizado.

Em adição aos três novos grupos de constelações, o novo sistema possui bônus especiais (e poderosos) disponíveis em algumas estrelas especiais que podem ser colocados em uma barra única que oferece quatro espaços em cada uma das constelações. O objetivo dessa barra é garantir mais flexibilidade e variedades nas builds, fazendo as escolhas dos jogadores importarem mais, se tornando uma mudança tão significativa quanto os equipamentos que o personagem usa.

“A Barra no Champion Points nos permite ajudar a controlar o poder vertical, permitindo que apenas certas quantidades de estrelas sejam inseridas e regule quantas habilidades passivas estão ativas nos personagens” observa Wheeler. “Como é possível ter apenas quatro estrelas ativas em cada constelação, é necessário escolher o que deseja. Isso dá ao novo sistema uma sensação diferente do antigo, já que não se adquire mais todos os benefícios sem escolhas reais ou desvantagens.”

Junto com todas essas mudanças no sistema de Champion Points, também foi modificada a página do personagem, agora sendo possível visualizar os status mais avançados dos personagens, assim os jogadores podem ter uma visão mais detalhada de sua build.

“Com a quantidade de opções expandidas no novo sistema, foi uma grande oportunidade para modificar como apresentamos as estatísticas de combate,” explica Bobby Weir, líder de UI do ESO .“Um bom número de estatísticas importantes estava faltando, assim como algumas de nichos, então decidimos dar uma visão adicional a essas estatísticas e acomodá-las. Isso deve ajudar a pintar uma imagem mais clara de como a potência de combate do seu personagem está mudando quando se faz diferentes escolhas em sua construção.”

Lembrando que o novo sistema de Champion Points chegará para todos os jogadores de The Elder Scrolls Online com a Atualização 29, que é a mesma que tornará disponível a nova DLC de dungeons Flames of Ambition via compra na Crown Store ou ESO Plus. Os jogadores de PC, Mac e Stadia terão acesso a partir do dia 8 de março, enquanto os jogadores de Xbox One e PlayStation 4 no dia 16 de março.

Fonte: Site oficial The Elder Scrolls Online

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.