A próxima expansão de The Elder Scrolls Online, a DLC de história Markarth, será lançada apenas no mês que vem, porém, a equipe de desenvolvimento da Zenimax Online Studios está disposta a dar um gostinho do que está por vir para os jogadores. Em uma postagem no site oficial do jogo, foi mostrada um preview da região de Reach (que pode ser traduzida como “Alcance”, mas para fins práticos, continuarei chamando ela de “Reach” aqui) e da sua ambientação, mostrando um pouco do seu processo em recriar a região, mas dessa vez quase 1000 anos no passado.
“Na Reach, cada pedra conta uma história. Dos sagrados locais ancestrais dos Reachfolk às ruínas dos conquistadores Nord ou aos corredores labirínticos dos anões desaparecidos, cada centímetro de Reach sugere a história rica e sangrenta desta terra célebre. Espero que os jogadores saiam de Markarth com a sensação de que, para cada pergunta respondida, novos mistérios surgem que os deixam ansiosos para explorar mais deste mundo incrível nos próximos anos.” – explica Andrew Young, líder da zona de Markarth.
A Reach na Segunda Era
Da última vez que os jogadores viram a Reach foi em The Elder Scrolls Online V: Skyrim. A região marcou os jogadores por ser montanhosa e cheia de perigos, marcada pelo conflito dos nords com os Reachmen, o povo nativo da Reach, que é o tema de uma das melhores quests do jogo.
Por outro lado, isso tudo é coisa do futuro. Estamos no passado de Tamriel, o que significa que iremos para uma Reach nova para os jogadores, porém ela terá um senso de familiaridade.
“Durante todo o Coração Sombrio de Skyrim, minha esperança era dar aos jogadores a sensação de ‘voltar para casa’”, explica C.J. Grebb, Diretor de Arte do ESO. “É claro que isso é 800 anos antes da última vez que a maioria dos jogadores caminhou por essa terras, então a experiência será nova, mas as culturas nord e reach são muito fortes e mudam pouco, e queríamos refletir isso na familiaridade da zona e os sentimentos nostálgicos que esperamos que invoque.”
Buscar pelo novo enquanto traz o familiar é um tema comum com o Coração Sombrio de Skyrim, e, como eu comentei na minha análise do capítulo Greymoor, foi algo que a equipe de desenvolvimento conseguiu equilibrar bem, pois a preocupação com adicionar algo novo estava presente. Essa ideia de colocar algo novo continua com Markarth, pois além de explorarmos a superfície da Reach, também iremos exporar o subterrâneo, através de uma nova zona da região: as Cavenas Arkthzand (Arkthzand Cavern), que se trada de uma extensão da Blackreach, e terá novos perigos e mistérios.
“Cuidado com o Dynastor. Verdadeiramente um dos monstros mais colaborativos e divertidos de que participamos no ESO ”, disse Grebb. “A ideia por trás do Dynastor era realmente complexa e felizmente conseguimos começar cedo, o que significa que tivemos tempo para incorporar um artista na equipe de desenvolvimento e trabalhar lado a lado com os designers para criar uma criatura que parece, se move e até mesmo se transforma de uma maneira que não fizemos antes. ”
As pessoas de Karth
Certas coisas não mudam com os séculos. Como nós vimos em TESV: SKyrim, um dos temas recorrentes da Reach era o conflito dos Reachmen com os Nords, que buscavam reconquistar a região. Porém, isso é coisa da Quarta Era.
Na Segunda Era, a cidade de Markarth e a Reach pertencem aos Reachmen, sendo uma área completamente do reino de Skyrim Ocidental e vivendo em relativa estabilidade e sendo um porto seguro para esse povo que está em contante conflito com a população das províncias de High Rock, Hammerfell e Skyrim – tal como vimos em Greymoor e em quests do jogo base.
“Enquanto o caos da Segunda Era afeta grande parte de Skyrim, nós encontramos o Reachfolk desfrutando de um período de relativa estabilidade como uma região independente governada por Ard Caddach, o Déspota de Markarth,” explica Andrew Young. “É uma oportunidade empolgante de explorar a cultura e a religião do Reachfolk como nunca antes, dando aos fãs uma nova visão e perspectiva das orgulhosas tradições de um povo único, amplamente mal compreendido pelo mundo exterior.”
Devo dizer que essa parte me deixou curiosa.
Boa parte das nossas interações com os Reachmen – tanto em The Elder Scrolls Online quanto em TESV: Skyrim – foi de conflito, sendo possível contar nos dedos as vezes em que se aproximar de um nativo da Reach não resultou em conflito imediato. Agora, porém, iremos visitar uma cidade povoado pelos Reachmen – que estão vivendo vidas rotineiras e normais – e interagir com eles como se interage com qualquer outro NPC para ajuda-los com seus problemas e protege-los do mesmo perigo que está ameaçando Skyrim Ocidental: o Gray Host.
Visite a cidade de pedra
Como dito antes, Markarth não pertence aos nords nesse momento, é uma cidade dos Reachmen. Isso significa que a cidade – uma antiga fortaleza dwemer – estará parecida, mas diferente. Traços da presença dos Reachmen e sua cultura estarão por toda parte.
“Imediatamente focamos na ideia de que este era o tempo dos Reachmen no que se refere à ocupação de Markarth”, explica Grebb. “Também adoramos a ideia de que o Reachfolk teria achado as defesas de Markarth fracas e obviamente as teria suplementado com muralhas e baluartes para fortificar a grande cidade.”
The Elder Scrolls Online: Markarth será a quarta fase e a conclusão do Coração Sombrio de Skyrim. Caso o jogador decida visitar Markarth após ter completado a main quest do capítulo Greymoor, outras três quests adicionais serão liberadas para adicionar ao fim da história contada nessa narrativa anual.
Markarth chega para PC, Mac e Stadia no dia 2 de novembro e para Xbox One e PlayStation 4 no dia 10 de novembro.