Nos dias 03, 04, 05 e 06 de Dezembro de 2015 ocorreu a segunda edição da Comic Con Experience no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. Eu só pude estar presente nos dias 03 e 04 do evento, nesse caso comentarei sobre os painéis e atrações que consegui acompanhar desses dois dias. Mas considerando o evento em si, deu para se ter uma boa noção de como foi e o que tinha para oferecer.
Quanto ao local do evento, a São Paulo Expo, é um local que fica distante para muita gente em São Paulo, visto que não se tem linha de metrô tão próxima, o que pode dificultar o acesso, porém a organização do evento providenciou ônibus para que buscassem as pessoas em um ponto na saída do metrô até o local do evento. Esse ano pude perceber menos pessoas da organização com a camisa da CCXP orientando as pessoas que chegavam do metrô até o ponto da condução, porém não chegou a prejudicar a se localizar.
A entrada do evento estava bem complicada, visto que a São Paulo Expo está em obras, devido a construção do novo pavilhão, com isso o ônibus da condução deixava os visitantes em um ponto bem distante da entrada do evento em si, tendo que caminhar um longo caminho ainda até chegar. Na entrada também tinha bastante fila, tanto para a entrada normal quanto para a imprensa, mesmo considerando o fato de eu ter chegado umas 3 horas após o evento já ter sido aberto, mas filas é algo a que já se deve estar preparado em eventos desse porte.
Falando sobre o evento em si, estava muito melhor que o ano passado, com muito mais estandes e atrações interessantes, haviam muitos convidados de peso e muitas parcerias com grandes nomes da cultura pop. Muitos estandes para quem queria fazer compras de coisas nerds, como camisas, action figures, estátuas e todo sorte de coisa que você puder imaginar, inclusive alguns itens em edições limitadas e exclusivas para o evento. Para quem tinha dinheiro e disposição para gastar, era só procurar que acharia o que quisesse. É difícil não ficar tentado a gastar dinheiro e comprar as coisas incríveis que você encontra. Mesmo para quem não está disposto ou não pode gastar, já vale muito a pena só em ver todos aqueles action figures perfeitos.
Você também podia encontrar pelo evento alguns estandes de jogos, como estande da Sony, Xbox e também alguns voltados para o cenário indie brasileiro, muito bom ver os desenvolvedores nacionais com espaço no evento, onde você podia ir, conversar com os desenvolvedores e jogar os jogos. Entre os grandes estandes, para citar alguns, Netflix, Star Wars, Disney, Marvel, Fox e Sony, todos com muito conteúdo e coisas novas dos últimos lançamentos e das atrações que estão por vir.
Quanto aos painéis, eles estavam divididos em três auditórios, sendo o auditório Cinemark o maior deles, onde estavam os grandes nomes e as grandes apresentações. Entre as atrações principais do maior auditório teve o painel com os grandes quadridinistas Frank Miller e Jim Lee, painéis com atores como Evangeline Lilly (Lost, Hobbit e Homem-Formiga), John Rhys-Davies (Gimli de Senhor dos Anéis) e Misha Collins (Sobrenatural) para citar alguns. Além destes, também teve o superpainel da Netflix, com nomes como Kysten Ritter (recém-lançado Jessica Jones da Marvel), David Tennant (Doctor Who e Jessica Jones), Adam Sandler e Terry Crews (The Ridicullous 6). Grandes empresas também apresentaram seus painéis, Fox, Sony, Universal, DC, Marvel e Disney que no domingo exibiu com exclusividade a pré-estreia do novo filme O Bom Dinossauro. Realmente tinha muito conteúdo e nomes de peso no evento esse ano.
Eu pessoalmente só consegui assistir a um painel no Auditório Cinemark, o painel da Evangeline Lilly onde ela falava sobre o seu livro infantil Os Molambolengos, o auditório realmente era muito grande, com assentos confortáveis e ar condicionado, o painel em si foi muito legal e a Evangeline Lilly esbanjava simpatia e bom humor. Além deste painel assisti ao painel “Como Star Wars Conquistou o Universo” no auditório Ultra, que é um auditório menor, a palestra com Timothy Zahn, autor de livros do universo expandido de Star Wars e Chris Taylor, autor do livro Como Star Wars Conquistou o Universo. Foi um bate papo bem legal sobre todo o contexto dos filmes e também uma discussão profunda sobre motivações e questões sobre os personagens e o universo rico da franquia, inclusive durante os painéis sempre havia um momento para o público fazer perguntas aos convidados.
Eu gostaria de ter assistido a mais painéis, inclusive os dos grandes nomes, porém era impossível entrar nos auditórios se você não chegasse bem cedo e corresse para a fila, pois uma vez que as pessoas conseguiam entrar, ninguém mais saía para não perder o seu lugar, assim quem estava do lado de fora não tinha como entrar. O mesmo problema eu tive para tentar conseguir autógrafos e fotos das celebridades, pois diferente do que havia sido divulgado antes sobre os horários, foram distribuídos senhas limitadas na abertura do evento, e quem não tinha corrido quando as portas se abriram para os locais específicos já não tinha mais chances. Eu fiquei meio frustrado, pois comprei o livro da Evangeline Lilly e queria um autógrafo e foto com ela, porém não consegui devido a esses problemas, da mesma forma também não consegui um autógrafo do Frank Miller.
Tirando problemas de organização, estrutura, filas, lotação de auditórios e coisas do tipo, o evento estava muito bom e muito melhor e maior que o ano passado. Acho que irá crescer mais para o ano que vem, com mais visibilidade e atrações grandes, mas junto a esse crescimento há também o aumento do público, na sexta-feira já estava muito lotado de pessoas, visto que não pude ir no sábado e domingo, onde a venda de ingressos foi esgotada e teria muito mais pessoas ainda, tanto que o ar condicionado não dava conta em alguns locais. O evento é muito divertido, uma verdadeira exaltação nerd em solo nacional, tanto que já atrai pessoas de todo o Brasil para festejarem juntos toda essa cultura. Era muito bom andar e ver excelentes cosplays pelo evento, um melhor que o outro, tinha coisa para se ver em todo o canto. Ano que vem estarei de novo por lá para conferir toda esse amor nerd de perto, para encontrar amigos e para estar mais perto dos nossos ídolos.