BlizzCon 2019 | Veja alguns recursos que estarão presentes em Diablo IV

Enquanto os vídeos de apresentação de Diablo IV tenha sido o suficiente para os fãs da franquia ficarem animados e para o jogo, a Blizzard dedicou um painel no segundo dia da BlizzCon 2019 – chamado “Diablo IV: Sistemas e Recursos” – para mostrar aos jogadores o que eles podem esperar no jogo.

O painel foi apresentado por: Tim Ismay (Senior Game Producer), Angela Del Piore (Lead UI Designer), David Kim (Lead System Designer), Zaven Haroutunian (Lead Dungeon Designer), Joe Shely (Lead Game designer).

Veja os recursos apresentados durante o painel:

As três primeiras classes

As três primeiras classes apresentadas para o jogo – Maga, Bárbaro e Druida – receberam comentários expositivos sobre o que elas serão capazes de fazer

  • Maga:
    • Principal classe mágica de ataque à distância e de baixa defesa;
    • Uso de magias de fogo, gelo e relâmpago;
    • Terá novas magias, assim como algumas que apareceram em jogos anteriores;
    • Terá acesso à “Chill Mechanic”: toda vez que a maga usa uma magia de gelo em um oponente, seu movimento fica cada vez mais lento, em doses suficientes, eles ficam completamente congelados;
  • Bárbaro:
    • Principal classe de dano físico;
    • Ideal para quem gosta de “pular pelo campo de batalha e causar danos pesados”;
    • “Mestre das Armas”, com acesso ao chamado “Sistema de Arsenal”: o Bárbaro é capaz de equipar quatro armas ao mesmo tempo (2 armas de duas mãos, 2 armas de uma mão), permitindo que ele possa usar a maior quantidade de armas entre todas as classes do jogo;
  • Druida:
    • Pode suar magias de tempestade;
    • Possui a mecânica de Shapeshiper (metamorfo): Pode se transformar rapidamente em humano, lobisomem e homem-urso (werebear);
    • Toda vez que se usa uma habilidade de lobisomem, o druida se transforma automaticamente em lobisomem; toda vez que se uma habilidade de homem-urso, se transforma em homem-urso; toda vez que se uma magia de terra ou tempestade, reverte para humano;
    • É possível unir mecânicas específicas para o momento em que você se transforma. Exemplo: um dos talentos dá a habilidade que toda vez que você muda de forma para homem-urso, o seu dano recebido é reduzido por alguns segundos, isso permite maior customização das habilidades e timing quando se usa elas de acordo com o seu uso e estilo de jogo.

Também foi exposto a respeito dos sistemas de Habilidades e Talentos, que basicamente serão os modos de evolução do personagem no jogo.

O Sistema de Habilidades é super simples: basicamente, toda vez que o personagem subir de nível, pontos são ganhos para gastar nas habilidades, tanto para liberar novas habilidades e evoluir as já existentes – tanto para dar mais poder para elas ou adicionar mais opções de uso. Outra maneira de conseguir pontos de habilidades no jogo é encontrando os itens “tomos de pontos de habilidades” e usar esses itens para ter acesso a mais pontos de habilidade.

O sistema da Árvore de Talentos é uma forma de personalização das builds do personagem, visto que eles complementam suas habilidades, reforçando as qualidades que os jogadores querem reforçar na sua build. Conforme a árvore se desenvolve, os talentos ficam mais complexos e poderosos.

Mundo Aberto de Diablo IV

O mundo de Diablo IV será aberto e compartilhado – semelhante a um MMO -, o que significa que o jogo não terá jogabilidade off-line, e que os jogadores serão capazes de fazer atividades sociais, como: criar guildas, jogar PvP (em zonas específicas), realizar trocas, e enfrentar world bosses em conjunto. Além da possibilidade de jogar com seus amigos online, Diablo IV também permitirá que os jogadores possam jogar em co-op no console. Ou seja, seu amigo pode sentar ao seu lado no sofá e jogar com você.

Porém, isso não significa que todas as interações serão obrigatoriamente em conjunto ou que outras pessoas poderão aparecer no meio do seu jogo enquanto você realiza a campanha.

Para os jogadores que preferem jogar solo, as áreas onde se está progredindo a campanha serão fechadas para jogo solo até que todos os objetivos da campanha sejam realizados naquela área. Alternativamente, o jogador será capaz de convidar outras pessoas para ajudarem em seus objetivos de campanha, sem detrimento da progressão dos outros jogadores. As dungeons serão privadas de início ao fim para cada jogador, com outros jogadores sendo permitidos de entrar nelas apenas se forem parte de um grupo – que pode ser composto por até 4 jogadores.

O termo “Mundo Aberto” não significa que todos os mapas serão lotados por jogadores, pois como todo a proposta do jogo é mostrar um mundo desolado e cheio de monstros, é preferível demonstrar que não há muitas pessoas dispostas a deixarem a segurança dos muros da cidade. Portanto, pode-se dizer que as áreas de PvE terão baixa circulação de jogadores, enquanto as cidades terão uma circulação alta de jogadores.

Dungeons

Dungeons sempre foram um elemento importante na franquia Diablo, e não serão no seu quarto jogo que elas serão abandonadas. O design das dungeons no jogo foram feitos para que elas sejam aleatórias, impedindo sua repetição e de modo que o jogador sempre esteja despreparado para o que pode acontecer, e receberam dois novos pontos-chave: Eventos Aleatórios e Objetivos.

Os Eventos Aleatórios se tratam de eventos que serão gerados aleatoriamente dentro de cada dungeon. Nenhum evento específico será fixado dentro de uma única dungeon ou região, sendo possível que ele aconteça em qualquer lugar, sem discriminação.

Os Objetivos são mini-missões dentro das dungeons com atividades específicas a serem concluídas dentro de cada dungeon, sendo que quanto mais se progride nos objetivos, a dificuldade aumenta e as recompensas ficam maiores. Ao mesmo tempo, a dungeon e seu objetivo foram projetados para serem coerentes um com o outro, ou seja, o objetivo da dungeons não será algo inalcançável ou que não faz sentido com o cenário apresentada nela.

Também foi falado sobre as Dungeons de final de jogo (End Game Dungeons), que são as dungeons liberadas após o personagem terminar a campanha ou chegar a um nível muito alto para completar as dungeons normais sem ser entediante. Essas dungeons podem ser acessadas através de “chaves de dungeons”, item que podem ser adquiridas no mundo aberto do jogo, que funcionam da seguinte forma:

  • Elas abrem para dungeons específicas, e ao usar essa chave permitirá que aquela dungeon se torne uma dungeon de final de jogo, aumentando a sua dificuldade, complexidade, e a qualidade dos itens adquiridos nela.
  • Ela também pode dar características para os inimigos dentro das dungeons (como deixar eles invisíveis a não ser que estejam em combate ou a presença de dois bosses na dungeon).

Já que falamos um pouco das dungeons, vamos comentar sobre o próximo tópico: Monstros. Não houve muitas informações a respeito de como os monstros aparecerão em Diablo IV, dado que o jogo ainda está em desenvolvimento e revelar mais poderia ser caracterizado como spoilers, porém foram abordados os seguintes pontos do que está por vir:

  • “Famílias de monstros”:
    • grupos de monstros se organizam e trabalham em equipe, fazendo com que o jogador tenha que escolher a melhor maneira de lidar com o “mob”;
  • Elites:
    • Monstros poderão ter implemento de habilidades, mudando o gameplay dos personagens
  • Bosses:
    • Bosses de monstros retornam com habilidades únicas que necessitam de táticas por parte dos jogadores para serem evitadas
  • World Boss:
    • Monstros que ficam no mundo aberto de Diablo IV, sendo muito poderosos;
    • Adição da barra de “stagger”. Todas as habilidades de controle de multidão e que dão alguma condição para o inimigo usada no WB preenche a barra de Stagger. Uma vez cheia, é possível tirar um de seus recursos, mudando o rumo do combate;

Itens e Runas

Por último, e não menos importante, foi exposto uma amostra de como funcionará os sistemas de itens e runas em DIablo IV:

  • Itens
    • Qualidade de Itens: Normal (mais fraco), Mágico, Raro, Lendário, Set e Mítico (mais forte)
    • Quanto mais características no item, melhor a sua qualidade.
    • As características foram colocadas de modo a complementas o estilo de jogo dos jogadores.
    • Itens Lendários e itens de set: as duas categorias foram colocadas no mesmo nível de poder para poder facilitar a customização das builds dos personagens
    • Mítico: itens mais poderosos do jogo, possuem 4 características, só odem ser equipados um
  • Runas
    • Há dois tipos diferentes de runas: Condições e Efeito
    • Se pode juntar qualquer tipo de Runa de efeito e juntar com uma de Condição para formar uma “palavra de Runa” (Rune Word)
    • Está sendo trabalhado o sistema de progressão das runas

Todos esses recursos parecem que darão um bom grau de rejogabilidade e aproveitamento para o Diablo IV, porém ao mesmo tempo é necessário lembrar que se trata de um jogo em desenvolvimento, então eles ainda podem receber modificações e substituições, sendo possível que eles se apresentem de uma forma diferente da vista no painel e na demo.

Quais desses recursos foi o seu favorito?

Diablo IV está sendo desenvolvido simultaneamente para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Ainda não há data de lançamento.

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.