Pouco tempo após a indústria de games ter sido afetada negativamente com a demissão em massa realizada pela Activision Blizzard, uma nova onda de demissões deve ocorrer na indústria, dessa vez nas mãos da ArenaNet.
Segundo o site Kotaku, os funcionários da ArenaNet – estúdio que desenvolveu Guild Wars e Guild Wars 2 – receberam ontem (21/02/2019) um e-mail escrito pela CEO da NCSoft West – dona da ArenaNet -, Songyee Yoon, informando que a empresa planeja realizar demissões. Essa notícia chega após uma série de medidas de corte de custos realizadas pela NCSoft, tal como o encerramento da desenvolvedora Carbine Studios em setembro do ano passado, e a redução do efetivo de funcionários trabalhando em um projeto na Iron Tiger Studios.
“Nossa receita de jogos está diminuindo à medida que nossas franquias envelhecem, atrasos no desenvolvimento para PC e Mobile estão drenando ainda mais nossos projetos de receita ao mesmo tempo em que nossos custos operacionais no ocidente aumentaram. Nossa situação não é sustentável e não vai nos preparar para um futuro bem-sucedido”. – Informou Songyee Yoon no e-mail enviado aos funcionários.
No e-mail, Yoon também adiciona que o plano da empresa é de cortar custos em todas as áreas realizar uma reestruturação e fundir as áreas de publicação da ArenaNet e da NCSoft, adicionando que “A reestruturação, o corte de gastos e os realinhamentos estratégicos estão todos sendo feitos para assegurar nosso futuro e para fornecer a base que permitirá possamos crescer e adquirir mais”.
O CEO da ArenaNet, Mike O’Brien, conversou com os funcionários em duas reuniões diferentes sobre as recentes notícias, porém não há informações de quantos funcionários perderão seus empregos e eles ainda estão desinformados a respeito de quem será afetado, embora aqueles que trabalhavam em projetos que foram cancelados acreditam que serão os afetados. A informação repassada aos funcionários é que aqueles que perderem seu emprego receberão uma indenização de dois meses e um bônus com base no tempo em que eles trabalharam para a ArenaNet.
A força de trabalho da ArenaNet atualmente é composta por 400 pessoas, que – segundo a fonte da Kotaku – têm trabalhado há alguns anos em projetos que ainda não foram anunciados, porém o desenvolvimento lento desses projetos, combinado com o número reduzido de jogadores de Guild Wars 2 nos anos de 2018 e 2019, resultou em dificuldades econômicas. Para ter uma breve noção de o quão lento o desenvolvimento têm sido, a última expansão de Guild Wars 2, Path of Fire, foi lançada em setembro de 2017.
É importante apontar que, diferente da situação da Activision Blizzard, a NCSoft recentemente reportou um declínio anual de seus ganhos financeiros no PC enquanto os ganhos na plataforma Mobile cresceram.
Fonte: Kotaku