Dia 19 de setembro estará disponível a demo de Super Smash Bros na eShop americana do 3DS. Gratuita agora, após uma semana do lançamento da demo ativada por key, todos poderão jogar. Nós do Meia-Lua já jogamos e vamos dizer as primeiras impressões que o jogo causou.
Antes de mais nada, se você estava preocupado com a questão de desempenho, pode ficar tranquilo. Durante as diversas partidas, nenhuma queda de frame ocorreu. E isso com quatro jogadores na tela e mais os itens. Se ao jogar Pokémon X e Y eram notórias as quedas de frames em alguns momentos (especialmente em 3D), no Smash isso não acontece. Mesmo o jogo de luta sendo um programa mais pesado para o console portátil – a Nintendo confirmou que o Mii Verse não poderá ser acessado enquanto Smash Bros estiver rodando – pareceu estar mais “liso” e polido para o sistema.
Vamos falar do gameplay agora. O jogo mantém o sistema clássico de comandos: pulo, ataque leve, smash. Esses comandos nos botões X (ou Y), A e B, respectivamente. A defesa fica no R e o grab no L. A movimentação pode ser no analógico ou no direcional. Exatamente como se esperava. A experiência proporcionada pelo 3DS é muito boa, o console não atrapalha em nada na hora de jogar. A Nintendo está tão confiante que é confortável jogar no 3DS que inclusive permitirá que você jogue a versão do Wii U utilizando o portátil como controle.
Na hora da partida, os controles fluem naturalmente para quem já é ambientado ao Smash Bros. No único cenário disponível, Battlefield, temos a pista principal e 3 plataformas, formando uma cruz no cenário. Um cenário simples, sem movimentações ou fatores externos que alterem o cenário. Nessa demo, não é possível mudar o modo de jogo, tempo ou se tem ou não itens, mas pelo tempo jogando da para entender como o jogo funciona.
As lutas continuam divertidas e com muita ação, ainda mais com os mais diferentes itens em campo. Personagens secundários das franquias aparecem para ajudar, como o Elec Man da série Mega Man, Mother Brain de Metroid, entre outros. Os pokémons continuam aparecendo, mas com uma novidade: além da Pokeball, agora aparece a Masterball em campo também. A bola mais rara do jogo tem uma chance maior de conter um Pokémon lendário dentro dela. E pokémons lendário, bem, causam mais dano. Os três itens que formam a nave e permitem um ataque poderoso no adversário também voltaram, embora na demo seja difícil juntar as peças, pelo tempo diminuto. O Smash continua aparecendo, dando a oportunidade do Final Smash para quem o quebrar com ataques.
E os Final Smashes estão um show a parte. Apesar de só podermos ver cinco diferentes, os personagens disponíveis são os clássicos Mario, Link e Pikachu (nada mais justo, afinal são as maiores franquias da Nintendo) e os novatos Mega Man, da Capcom, e Villager, referente ao jogo Animal Crossing. As finalizações dos antigos continuam a mesma, porém mais trabalhada. Mega Man faz um ótimo fã servisse ao mostrar os diferentes Mega Mans atacando juntos. Já o Villager ataca e constrói uma casa em torno do(s) seu(s) alvo(s).
Uma ótima ideia da Nintendo de colocar 3 personagens antigos e 2 novos. Mostrou como os mais velhos estão adaptados ao novo sistema e como os novos se comportam. E falando dos personagens, o MegaMan parece um bom personagem, destoando das críticas que recebeu de que não era muito bom. Villager pode ter um bom lugar ainda, pois também apresenta consistência.
No mais, a demo é um ótimo aperitivo para o que esta por vir. Não tem limite de partidas que podem ser jogadas, mas deixa com muita água na boca quem gosta de Smash Bros. E, se isso foi só a demonstração, quando chegar o jogo completo teremos muito o que fazer!