Foi lançado ontem (08/05) o teaser oficial de Watchmen. A série da HBO é baseada na graphic novel de Alan Moore, lançada há trinta anos, porém a adaptação se passará após os acontecimentos ocorridos na história original, mas não parece que irá seguir com os eventos contados na sua continuação, Doomsday Clock (2017-2019). Confira o vídeo abaixo.
O teaser abre com um indivíduo usando uma máscara, que aparenta ser uma imitação da que Rorschach usava, narrando para a câmera o que parece ser algum tipo de manifesto enquanto a cena se expande, mostrando outras pessoas em uma igreja usando a mesma máscara – tudo nessa cena grita “culto” – e todos começam a entoar “tick tock”. Tudo nessa situação gira em torno do “Relógio do Juízo Final”, assim como a estética geral do vídeo, e parece o relógio é o objeto de devoção do dito culto. A sequência do vídeo não é clara, porém é possível especular que aparentemente os vigilantes – os watchmen – estão em circulação e que o culto está atacando indivíduos, não é possível saber se são pessoas ligadas ou não aos vigilantes ou às autoridades, porém os vigilantes são mostrados como se estivessem se preparando para agir. O ritmo do “tique-taque” acelera no teaser conforme os personagens, eventos e violência mostrados vão se escalando, frequentemente retomando a exposição de relógios, de forma que a sensação de ansiedade aumente de acordo com o ritmo que o vídeo segue. O teaser se encerra com uma “conversa” casual sobre o fim do mundo, mostrando que o assunto está “em alta” na série ou que uma revelação havia acabado de ser feita.
Não há muito material para especular a respeito do que será a história da série, tudo que foi revelado é que o Relógio do Juízo Final – relógio simbólico que conta o tempo que falta para o fim do mundo por uma guerra nuclear, que aconteceria quando o relógio marcar meia-noite – será novamente um elemento-chave e presente na narrativa, tal como foi nos quadrinhos e no filme.
Watchmen é uma graphic novel em doze volumes foi publicada entre 1986 e 1987, de autoria de Alan Moore, arte de Dave Gibbons e colorização por John Higgins. A obra recebeu o Prêmio Eisner de Melhor Minissérie em 1988, e três Prêmios Kirby em 1987 – Melhor série nova, Melhor escritor, Melhor conjunto escritor/artista. A obra foi adaptada para o cinema em 2009 com a direção de Zach Snyder, que também teve o jogo Watchmen: The End Is Nigh lançado no mesmo ano para promover o filme. A história dos quadrinhos recebeu um prequel em 2012 com Antes de Watchmen em nove volumes, novamente com o roteiro de Alan Moore e arte de Dave Gibbons. Entre 2017 e 2018, a sequência da história, Doomsday Clock, foi publicada em doze volumes, com o roteiro de Geoff Johns, e também serviu como conclusão para os Novos 52 e DC Renascimento.
A série da HBO está prevista para estrear ainda nesse ano – entre setembro e novembro – e conta com nomes como Regina King, Don Johnson, Nelson Tim Blake, Louis Gossett Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Adelaide Clemens, Andrew Howard, Tom Mison, Frances Fisher, Jacob Ming-Trent, Sara Vickers, Dylan Schombing, Lily Rose Smith, James Wolk e Adelynn Spoon em seu elenco principal, destacando Jeremy Irons, que irá interpretar Adrian Veidt / Ozymandias, o anti-vilão da história original.