O Until Dawn Remake chegou recentemente para o PlayStation 5 e PC, trazendo a versão definitiva do game, que apresenta gráficos melhorados e novas adições à história.
Nós, do Meia-Lua, tivemos a oportunidade de jogá-lo graças ao PlayStation Brasil, e agora iremos discutir os benefícios desse remake e se ele realmente vale a pena.
Gráficos Totalmente Aprimorados
Um dos pontos que mais chamam atenção assim que iniciamos a campanha é a modelagem dos personagens, além dos novos efeitos de iluminação, partículas e outros detalhes.
Ao fazermos um comparativo lado a lado entre ambas as versões, a diferença se torna ainda mais notável.
As expressões dos personagens foram aprimoradas, os cenários estão mais vivos e sombrios, e os monstros que enfrentamos, nossa, acertaram em cada detalhe.
A Unreal Engine 5, de fato, trouxe mudanças significativas nessa recriação.
Nova Câmera no Gameplay
Nesta nova versão do Until Dawn Remake, foi implementada a câmera “sobre os ombros”, famosa em jogos como Resident Evil 4, por exemplo.
Embora eu tenha jogado pouco do original, essa nova perspectiva me agradou, pois oferece uma visão mais próxima do personagem.
No entanto, em alguns momentos, a câmera apresentava bugs; logo após certas cinemáticas, ela retornava ao padrão original, sendo necessário mudar de tela para que voltasse ao normal.
Além disso, os totens encontrados em nossa jornada foram realocados, e um novo totem chamado “Fome” foi adicionado.
Para quem jogou pela primeira vez, eu me diverti, e sofri com sustos, nessa nova experiência repaginada.
Novas Cenas
Aqueles que jogaram Until Dawn em 2015 já estão bem familiarizados com todos os acontecimentos do game.
Com seu anúncio, o Remake veio prometendo novas cenas e interações para dar mais contexto a algumas situações.
Embora sejam poucas, as novas cinemáticas adicionadas aqui trazem um complemento interessante para essa história, que já é bastante conhecida.
Elas indicam, inclusive, o que pode estar por vir no futuro da franquia, então vale a pena conferir.
Um Grande Erro
Embora tenhamos adições interessantes, é inegável a ganância de todos os envolvidos em faturar com Until Dawn Remake, que até o momento vem enfrentando dificuldades para conquistar uma posição minimamente decente nos quadros de vendas mundiais.
Vender um jogo que apresenta a mesma história, mas com gráficos melhores e algumas pequenas cenas adicionais, por R$ 300, é um exagero.
Nem mesmo uma opção de upgrade para aqueles que já possuem a versão do PS4 foi disponibilizada, ao contrário do que foi feito em outros jogos.
Poderiam facilmente cobrar cerca de R$ 80 para adquirir essa nova versão, o que faria valer mais a pena nesse sentido.
Vale a Pena?
É admirável o esforço da Sony para reviver um jogo tão famoso lançado há 10 anos.
As novas cenas, mesmo que escassas, nos dão um vislumbre do futuro da franquia, e o salto gráfico realmente faz diferença, embora o jogo original ainda seja bonito nos dias de hoje.
O maior erro, contudo, foi o preço cobrado neste remake, que pode afastar grande parte dos jogadores.
Vender o mesmo jogo com algumas melhorias pelo valor de um título totalmente novo é absurdo, especialmente sem a opção de upgrade para usuários do PS4 que já possuem o jogo.
Recomendo esperar uma boa promoção caso você tenha interesse em testá-lo futuramente, pois a experiência vale a pena, mas não ao preço que está sendo cobrado atualmente.
Until Dawn Remake já está disponível para PlayStation 5 e PC.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: