Tive a oportunidade de jogar The Uncertain alguns dias antes do lançamento.
Criado pela CommonGames, The Uncertain será um jogo Adventure dividido em episódios, sendo o primeiro lançado agora no dia 22 de Setembro com o nome The Last Quiet Day (O último dia calmo).
A premissa básica é um mundo pós-apocalíptico no qual os humanos teriam se autoexterminado, sobrando apenas os animais e as máquinas. Essas últimas começam a evoluir e se desenvolver, criando uma nova sociedade baseada na razão pura, sem o conceito de moralidade. Tudo isso é explicado ao jogador pelo protagonista RT, um robô inventor, cuja maior habilidade é consertar e construir coisas com partes sucateadas.
No decorrer da aventura, RT começa a conhecer um pouco mais sobre o mundo no qual está inserido, não tão racional assim, chegando a se questionar se a evolução das inteligências artificiais não culminariam em comportamentos próximos aos humanos.
O enredo me chamou a atenção, por gostar do tema, mas não foge demais ao senso comum. No entanto, a mecânica de The Uncertain sim. Misturando algumas características dos antigos point n’ click com escolhas de respostas e puzzles dinâmicos com estáticos, o jogo deixou um fã do gênero, como eu, muito animado.
Na sua grande maioria, os desafios são tranquilos e fáceis de resolver, mas existem dois deles que me irritaram muito. O primeiro deles é numa mesa de sinuca, no qual você precisa apertar o comando no momento certo. Isso não deveria ser um problema, se não fosse o pequeno, mas perceptível, atraso entre o clique do mouse ou do teclado e a resposta do game. Durante os outros puzzles eu não tive problemas com esse atraso, mas se vão colocar algo de precisão isso precisa ser urgentemente revisto, ainda mais que não é possível regular a sensibilidade do mouse nas opções do jogo.
O outro é o lugar que me travou absurdamente. Existe um código sonoro que precisa ser replicado, porém apenas de ouvido. Eu “matei a charada” descobrindo onde estava a música original e onde ela deveria ser colocada, porém não tenho ouvido musical suficientemente aguçado para poder acertar exatamente o padrão desejado. Sem ter nenhuma alternativa, em texto ou de qualquer outro modo, tive de recorrer à internet para resolver.
Essa discrepância pode fazer alguns jogares largarem The Uncertain antes da hora, mas, no geral, gostei das mecânicas e desafios apresentados.
Visualmente, o jogo está muito bonito, sendo todo elaborado na engine Unity 5, assim como a trilha sonora. Nos padrões de qualidade de imagem dos indies 3D atuais, The Uncertain está acima da média, tendo bons detalhes, como as expressões “faciais” do RT e iluminações. A maneira como o HUD é apresentado também é muito agradável, bem limpo e com as opções de ação aparecendo somente quando o mouse está em cima do objeto com o qual se deseja interagir.
A movimentação funciona bem, no geral, apesar de que eu gostaria de uma opção de correr automaticamente, já que não é necessário caminhar em nenhum momento específico, ainda mais quando se clica num objeto distante e a movimentação é feita sozinha. Esse último aspecto se mostrou problemático, já que o protagonista não desvia de objetos no caminho e fica antando, por exemplo, contra uma cadeira, sem sair do lugar, precisando que eu cancele o comando anterior e ande até o local desejado para, aí sim, clicar novamente.
Voltando à trilha sonora, ela é bem tranquila e condizente com a ambientação, podendo ser ouvida no próprio site do game (http://theuncertaingame.com/). Alguns momentos de maior ação são os únicos em que ela deixa a desejar, se mantendo calma, mesmo eu, como jogador, não estando nada calmo.
Em suma, gostei muito de ver o lançamento de mais um jogo desse gênero que adoro tanto, com uma estória trabalhada com carinho e um protagonista bem interessante. Ressalto aqui seus “pensamentos” sobre o que é ser uma máquina e sua estranheza perante um mundo humano, com fotos, rádios e cartas, o qual lhe foge toda a racionalidade. Acredito que The Uncertain seja uma boa pedida tanto para fãs de adventure quanto para fãs de enredos pós-apocalípticos.
Tendo participado do Greenlight, ele poderá ser encontrado tanto na Steam, quanto em plataformas mobile, Android e iOS.
O jogo estará também disponível por um preço promocional na NUUVEM (https://www.nuuvem.com/item/theuncertain), que nos cedeu a key, e poderá ser comprado com mais 10% de desconto usando o cupom de desconto MEIALUANANUUVEM.
Fiquem com o Trailer do jogo agora.
Um grande e robótico abraço.
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