The Last of Us: Part II teve uma sessão de gameplay para alguns membros da imprensa especializada, e o resultado das três horas de jogo que foram permitidas aos convidados foi divulgado hoje (26 de setembro).
A demonstração foi dividida em duas etapas: uma para aprofundar o relacionamento entre Ellie e Dina e outra em que a protagonista sai matando todo mundo – em busca de salvar o irmão de Joel, Tommy, de um grupo de xenófobos de Seattle. O destaque fica para a violência da etapa final dos testes.
O GameSpot, por exemplo, diz que o jogo foi feito para ser “perturbador”. Segundo o site, Neil Druckmann, diretor do game, disse que um “evento terrível” faz com que Ellie deseje vingança e faça de tudo para conseguir alcançar seu objetivo. E aparentemente no último trailer, foi algo com Dina.
Contudo, a análise foca-se mais no gameplay – dizendo que há mecânicas cooperativas de jogo, como havia com Joel e Ellie no primeiro game, mas agora é com Ellie e Dina. Além disso, seu combate é mais stealth ainda do que o anterior, já que no novo jogo, Ellie tem uma nova arma, um punhal. O combate está mais brutal do que nunca.
O Game Informer resumiu sua análise a quatro pontos importantes. “Prepare-se para sentir raiva”, “movimento é fundamental para sobreviver“, “novos inimigos deixam o game com a ação mais intensa” e “crafting ainda é crucial”. Isto é, um detalhe de enredo e o restante focado no gameplay, que promete muito mais sangue do que o game original.
No blog Kotaku, a palavra usada foi “tensão“. E, segundo a prévia, a grande questão por trás de tudo é: “O quão longe você iria?“, caso tivesse que passar por uma situação igual a de Ellie – que não foi revelada, é claro. Ela destaca ainda o design de som do jogo, o mundo que é gigante ao redor do jogador e a preocupação na construção de cada personagem.
Além de sites especializados, o PlayStation Blog também realizou uma análise. Além de citar a ambientação e o plot por trás das missões da demo, destaca algumas novidades de jogabilidade.
Ellie, por exemplo, pode pular – algo que Joel não fazia. Há também um botão de esquiva, para evitar golpes dos inimigos, e a opção de engatinhar para evitar ser percebido. Novos inimigos, infectados, humanos e até cachorros, também farão parte do jogo. E, claro, pra lidar com isso, Ellie terá novas habilidades desbloqueáveis e itens a serem craftados.
Por exemplo, silenciadores. Será possível fazê-los e colocá-los em armas, para que tiros possam ser disparados sem alertar todo mundo ao redor. Isto é, já é possível ter uma noção de que o game deve ter muito mais combate do que o seu antecessor.
The Last of Us: Part II será lançado em 21 de fevereiro de 2020 exclusivamente para PlayStation 4.