Talvez os mais novos não saibam, a Tectoy foi uma das grandes responsáveis pela chegada dos consoles da Sega no Brasil e era referência em brinquedos com tecnologias inovadoras entre as décadas de 80 e 90. Assim, com a linha Zeenix (Zeebo Phoenix) ela dá um passo muito que talvez se torne muito importante em sua história para voltar a ser referência na produção de artigos de entretenimento repletos de tecnologia.
Antes de mais nada gostaríamos de agradecer a equipe que nos recebeu muito bem na sede da empresa, na cidade de São Paulo, nessa última quinta-feira (20/02/2025).
Comentando brevemente sobre a visita assim que chegamos fomos recebidos calorosamente por Eddy Antonini que atuaria, a partir dali, como portavoz sobre o produto. Eddy nos informou que estava instalando Street Fighter 6 no Zeenix Pro especialmente para o nosso teste.
Enquanto o jogo estava sendo instalado fomos levados a um espaço todo especial (cujas fotos serão compartilhadas ao longo dessa matéria) contendo elementos marcantes na história da empresa. Particularmente posso afirmar que não contive a empolgação ao ver a caixa de um Master System, meu primeiro console.
A experiência com o Zeenix
Falando de uma perspectiva pessoal, minha primeira experiência com o Zeenix foi lá, usando o Zeenix Lite para jogar um jogo (TMNT Shredder’s Revenge) instalado a partir de uma biblioteca da Steam. Fiquei um tanto quanto surpreso com a forma como o jogo estava responsivo, sem qualquer delay aparente e como era confortável jogar com o portátil.
Em seguida joguei Doom (2017), tinha uma certa expectativa de desempenho e não fui decepcionado. Na versão Lite o jogo flutou um pouco acima dos 30 frames por segundo, se concordarmos que para uma experiência rotineira qualquer coisa acima disso é perfumaria, a versão Lite por si só já entrega o suficiente.
O Zeenix Pro
Contudo, minha maior curiosidade estava na entrega do Zeenix Pro, principalmente se tratando de Street Fighter 6. Honestamente, fiquei muito surpreso com o resultado.
Quando se trata de um console portátil algumas coisas são esperadas no que diz respeito a uma experiência com jogo de luta, input lag e desconforto para realizar os intputs de comandos mais complexos. Isso é comum, os direcionais são pequenos e o console é otimizado pra outro tipo de experiência. Contudo, o Zeenix Pro entregou uma experiência completamente diferente.
Veja, é mais fácil entregar uma experiência como a de “consoles de mesa”, que usam um joypad, com um direcional analógico, mas com um D-Pad (aquele direcional digital, a cruzinha) dificilmente um portátil dá conta. E talvez essa tenha sido a maior surpresa.
A sensação foi muito mais próxima da de estar jogando no meu PlayStation 5 do que eu esperava que fosse, inclusive com um delay de input aparentemente menor.
O que quero dizer aqui é que embora estivesse jogando em um portátil, não senti diferença nenhuma ao jogar Street Fighter 6 no Zeenix Pro – e se conta de alguma forma, eu tenho mais de mil horas de jogo acumuladas no SF6.
Conversando sobre o Zeenix
Já contente com a experiência, conversei particularmente com o Eddy sobre a proposta do Zeenix como um todo. E talvez esse seja o ponto que tudo se tornou ainda mais válido.
Diferentemente de qualquer outro portátil o Zeenix pretende trazer a experiência de um “PC Gamer de mão” e não de um portátil como num Nintendo 3DS XL, ou um hibrido como o Switch.
Para atingir esse objetivo conceitual, o Zeenix tem um hub de jogos que é opcional (ele não vem nem instalado peviamente), o console possui Windows 11 instalado, o que dá liberdade para que você, jogador, coloque nele qualquer outro jogo de qualquer fonte (se é que você está me entendendo) e tenha a mesma esperiência que teria jogando em um desktop qualquer.
Além desses pontos ainda é possível jogar usando seu controle preferido (que pode ser conectado usando Bluetooth), usar um USB para transmitir a imagem para um HDMI e jogar na sua TV, enfim flexibilidade aos montes.
Tratamos também de algumas questões de suporte que foram sugeridas por um dos membros do nosso time (Anderson).
Atualmente o Zeenix Lite possui uma questão técnica que impede a atualização de seu sistema operacional, contudo esse problema já foi resolvido para a versão Pro e a empresa está estudando possibilidades de resolver esse problema no Lite. Caso o usuário queira trocar o sistema operacional (SO) do Zeenix isso não afeta a garantia, apenas o suporte. Isso apenas significa que caso surja algum problema, após a mudança do SO, a equipe está treinada para resolver qualquer situação que envolva SO original, assim, para resolver o problema será necessário resetar o SO do dispositivo.
Conclusão
Ainda sem preço definido e o Zeenix Pro chega provavelmente no primeiro semestre de 2025. E é um produto que eu particularmente recomendo após entender os testes e sua proposta.
Não deixe de nos contar a sua opinião. Caso tenha se interessado, você pode encontrar mais sobre o produto no site da TecToy. Fique ligado aqui no site para futuras informações.
Para retornar às noticias clique aqui
Para conferir nosso canal no Youtube clique aqui