Testamos o Zeenix

Durante a Gamescom Latam 2024, tivemos a chance de testar o Zeenix, novo console portátil da Tec Toy, que foi anunciado esse ano e que vem para entrar no mercado de que chamamos de Computadores Portáteis, como o Steam Deck da Valve ou o Rog Ally, mas será que temos em mãos mais um que será promissor no que promete ou será que é mais uma tentativa fracassada?

Conforto

Uma coisa que já posso elogiar no Zeenix é o seu conforto, o portátil encaixa muito bem nas mãos, o deixando bem justo e sem risco de escorregar das mãos, diferente por exemplo do Nintendo Switch que ele é todo reto ficando desconfortável para quem o segura, fazendo com que a pessoa apele para acessórios e capas protetoras de terceiros.

Resolução e Performance

Durante o teste, só foi possível testar somente um título, Damned 2, jogo brasileiro de terror cooperativo, e durante a gameplay o jogo funcionou muito bem na tela do próprio portátil, a resolução é aparentemente em 720p rodando a 30 fps, e ficou muito instável, sem quedas de frames perceptíveis.

Porém, não se pode dizer o mesmo do teste rodando em uma TV ou monitor, pois a resolução acaba sendo mais baixa e isso é bem perceptível, aparentemente roda abaixo dos 1080p, e o fps se mantém o mesmo da tela portátil, em 30 fps.

Também é importante dizer que lugares com muita iluminação também pode ser um problema para os jogadores, já que fica muito difícil de enxergar o que está acontecendo por conta dos reflexos na tela do portátil.

Vale dizer que o jogo que testamos estava em versão beta, então pode ser que esses problemas de resolução seja do jogo, mas não podemos garantir.

Botões, Gatilhos e Analógicos

Falando sobre os botões do console, eles tem um acabamento muito bem feito e preciso, tornando a sensação de toque muito boa e sem machucar as mãos dos jogadores, eles também são muito bem responsivos, não deixando ninguém na mão na hora de aperta-los.

Os Gatilhos também têm o mesmo acabamento e são muito bom de se usar, porém o jogo que testamos não os usava muito, então não podemos

ter uma análise mais concreta dessa parte.

Os analógicos também são bem acabados e bem responsivos, porém, durante o jogo eles estavam com a configuração muito sensível, tanto que dávamos um toque pequeno neles e eles já viraram toda a visão do personagem ou ele andava muito para alguma direção, mas isso pode ser arrumado nas configurações do próprio jogo.

Bateria, Memória RAM e Memória Interna

Como o teste era bem rápido, cerca de 5 minutos, não podemos testar a duração da bateria do portátil, nem o uso de sua memória RAM e também a sua memória interna, então teremos que pular essa parte.

Considerações Finais

Depois de tudo que testamos, eu posso dizer que fiquei com muita vontade de sair com um Zeenix lá do evento, apesar de alguns problemas, o portátil é bem confortável e pode acabar arrancando várias horas de gameplay dos jogadores, é uma grande aposta que a Tec Toy está fazendo e é muito promissor, a única coisa que pode impedir o seu sucesso é o preço, que ainda não foi revelado, mas levando em conta outros portáteis conhecidos, pode acabar vindo com o preço um pouco salgado.

Infelizmente ainda não possuímos informação de data de lançamento para o portátil, porém já sabemos que ele será lançado em duas versões diferentes, uma versão Lite e uma versão Pro, que você conferir as diferenças entre cada uma aqui.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais todas elas como @meialuafsoco ou nos links no topo da página e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de eventos, lives e vídeos.

Confira também outras matérias e análises em nosso site: