Dirigido e roteirizado por Paul Haggis (Crash – No Limite), Terceira pessoa é um filme com estrutura narrativa semelhante a Babel ou Simplesmente Amor, na qual temos diversos personagens cujas histórias começam distantes e vão se entrelaçando com o decorrer do filme.
Nieson interpreta Michael, um experiente e consagrado escritor que sofre do famoso bloqueio criativo e que acabara de se separar de sua esposa Elaine (Kim Basinger) e mudado para um hotel em Paris e que tem Anna (Olivia Wilde) como pupila e amante.
Na Itália, somos apresentados a Scott (Adrien Brody), um espião de moda que está na cidade para roubar alguns desenhos de grifes famosas e que ao entrar em um bar se interessa por Theresa (Maria Bello), uma cigana misteriosa que está para reencontrar a filha.
Do outro lado do Altântico temos Julia (Mila Kunis), uma jovem problemática que procura se firmar em um emprego e ser diagnosticada sã por uma psicóloga para poder ter direito a rever seu filho, cujo pai, Rick (James Franco), é um famoso artista plástico.
O filme começa com um ritmo lento e a alternância entre as histórias tem cortes diretos e isso contribui para a sensação de desconexão, mas desde o início é perceptível a ideia de que no final tudo convergiria.
Todos os atores são convincentes, mas não há atuações incríveis ou surpreendentes, o filme não exige isso.
A trilha sonora não é memorável, mas acrescenta bastante, pois ela acompanha a evolução das tramas e em algumas cenas até empurra o expectador a sentir com mais intensidade do que a cena indica e para mim isso foi um mérito.
A edição e a montagem do filme são cruciais para o objetivo da história e o que parece perdido no começo, ao final se justifica, pois cada detalhe é apresentado no momento correto e amarra muito bem as histórias.
Este é um filme complicado de se descrever, pois qualquer detalhe que eu mencionar pode entregar a intenção ou a idéia do filme, então não vou me alongar.
Vá ao cinema e aprecie a obra, preste atenção e quase posso garantir que será uma experiência interessantíssima.
Espero que, como eu, você também queira ver o filme novamente.
Terceira Pessoa é distribuído pela PlayArte Pictures e estréia dia 12 de março.
Recomendo não assistir o trailer, mas se quiser é por conta e risco 😉
Trailer:
[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=D9lkapDEaqk” theme=”light”]