Ao me aventurar em Super Mario Party Jamboree, não pude deixar de sentir uma onda de nostalgia e empolgação.
Ele traz uma combinação insana de competição e cooperação, fazendo com que amigos e familiares se reúnam para se divertir e, é claro, competir entre si.
O que mais me chamou a atenção neste novo título foi como ele conseguiu capturar essa essência, ao mesmo tempo em que introduz novidades que tornam a experiência ainda mais agradável.
Graças a Nintendo Brasil recebemos uma cópia do jogo e agora vou discorrer um pouco sobre a minha experiência com o game.
Muitos Mini-Games
Começando pelos mini-games, que são a alma do jogo, eles são variados, criativos e oferecem uma boa gama de desafios. Ao jogar, percebi que cada mini-game trazia algo único, testando não apenas as minhas habilidades, mas também dos demais jogadores.
Desde competições rápidas de reflexo até desafios que exigem mais estratégia, fica claro que os desenvolvedores realmente se esforçaram em criar uma experiência que atraísse todos os tipos de jogadores.
O ponto que mais se destacou para mim foram os mini-games que utilizam os controles de movimento do Nintendo Switch, trazendo um adicional de desafio e entretenimento sem igual.
Mover-se fisicamente, principalmente em um ambiente descontraído, eleva a diversão a um novo patamar, e as risadas surgem naturalmente, seja por acertos ou aqueles desastres hilários que ocorrem no calor da competição.
Além disso, o jogo apresenta mais de 110 minijogos, superando qualquer edição anterior. Aqui, você encontrará uma combinação de minijogos novos e clássicos, proporcionando uma variedade excelente e uma maioria deles realmente divertida.
Em um momento, você pode estar jogando basquete, e no próximo, precisará cortar um pedaço de carne exatamente em duas partes iguais. Como nas edições anteriores, existe uma mistura de minijogos que exigem colaboração com outros jogadores e aqueles em que cada um compete individualmente.
No geral, a diversão é garantida, embora alguns minijogos que utilizam os controles de movimento não sejam tão bem-sucedidos. Isso acontece, muitas vezes, porque seguem um mesmo princípio: mover rapidamente um Joy-Con, o que acaba tornando a experiência um tanto monótona.
Jamboree
Uma das grandes novidades deste jogo é a introdução dos ‘parceiros Jamboree’, personagens icônicos da franquia Mario que ocasionalmente aparecem no tabuleiro.
Quando um jogador cai em um espaço correspondente, todos os participantes competem em um minijogo para conquistar aquele personagem. Cada parceiro Jamboree possui características únicas que podem alterar a dinâmica do jogo.
Por exemplo, se Donkey Kong surgir como uma opção, você terá a chance de ser lançado em um barril após cada lançamento de dados, caindo em um local aleatório do tabuleiro. Além disso, ter um parceiro Jamboree traz vantagens significativas: as recompensas são dobradas. Se você parar em um espaço que normalmente renderia 3 moedas de ouro, agora receberá 6.
O mesmo se aplica às estrelas: ao comprar uma, seu parceiro permitirá que você adquira duas em vez de uma. Essa mecânica é uma adição bastante interessante, pois oferece uma oportunidade de recuperação para jogadores que estão um pouco atrás, enquanto aqueles com mais estrelas podem ampliar ainda mais a sua vantagem.
Visual e Gráficos
Outro aspecto que me chamou atenção foi como Super Mario Party Jamboree conseguiu manter o que tornou a série um sucesso ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que se adapta à modernidade.
Os gráficos são vibrantes e alegres, perfeitamente alinhados com o tom do jogo, que é irreverente e divertido.
A estética visual remete muito a tradição da série, com ambientes e personagens que ficam gravados na memória.
Cada tabuleiro, cada mini-game e cada animação contribui para criar um mundo onde a magia de Mario parece ter ganhado vida. É lindo.
Alguns problemas que podem afetar a experiência
Entretanto, mesmo com todas as inovações e aspectos positivos, é preciso ser realista e reconhecer algumas falhas.
A repetitividade de certos modos pode se tornar um fator limitante após várias jogadas.
Embora a variedade de mini-games proporcione um frescor inicial, depois de um bom tempo, alguns modos podem começar a parecer enjoativos.
Além disso, não posso deixar de mencionar os problemas de conectividade que, de vez em quando, surgiram durante o jogo online.
Em tempos onde a interação social à distância é cada vez mais comum, muitos esperam uma experiência de jogo sem interrupções, e isso pode frustrar bastante alguns jogadores ao se aventurar em Jamboree e se deparar com quedas ou lags.
A experiência em grupo é uma parte integral do que torna Super Mario Party tão especial, portanto, garantir que isso funcione bem para os jogadores é crucial.
Vale a pena?
Em suma, Super Mario Party Jamboree é uma adição valiosa à série, capturando a essência do que faz a franquia ser amada por tantos.
Falando por mim, que não joga um título da franquia a tanto tempo, foi uma experiência extremamente gratificante.
O jogo é, sem dúvida, uma ótima pedida para reunir amigos e familiares em uma experiência divertida e, embora tenha algumas falhas, as qualidades que oferece superam essas questões de forma significativa.
Aqui, a diversão é constante, e as memórias que se criam por meio das noites de jogo serão lembradas com carinho por muito tempo. Jogar Jamboree com minha esposa, minha mãe, foi algo bem marcante para mim.
Se você busca um game cujo foco é entretenimento com uma boa dose de competitividade, principalmente jogando com outras pessoas, seja ao redor do mundo ou na sala de sua casa, Super Mario Party Jamboree é o game para você.
Com as festividades de 2024 chegando, mal posso esperar para juntar a turma em minhas casa durante o Natal e Ano novo para jogar algumas partidas.
Super Mario Party Jamboree já está disponível para Nintendo Switch.
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais, todas elas como @meialuafsoco ou nos links no topo da página e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de eventos, lives e vídeos.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: