Spider-Man 2, lançado em 2023 para o Playstation 5, chegou aos PCs. A Nixxes novamente ficou encarregada de fazer seu porte e graças a Playstation Brasil, recebemos uma chave para testar esta versão. Novamente obrigado PS brasil pela confiança.
Será que, assim como nas iterações anteriores do aranha que vieram para o PC, cumpre o esperado, principalmente em termos de desempenho? Vamos discorrer sobre isso abaixo.
Como Spider-Man 2 está no PC?
A Nixxes já acompanha a Playstation a alguns anos, trazendo seus exclusivos para os PC’s de mesa, e é claro que com a sequência de Marvel’s Spider-Man não seria diferente.
No entanto, embora a empresa tenha feito bons ports de outros títulos da gigante azul, em Spider-Man 2 a história é outra.
Obviamente o novo jogo dos aranhas está lindíssimo nos PC’s, principalmente se o mesmo acompanha uma placa de vídeo extremamente parruda. Contudo, o game peca bastante em otimização.
Meus testes em Spider-Man 2
Eu rodei o game em uma GeForce RTX 3070 Ti, fornecida pela NVIDIA, usando um processador Core i7 14700k, fornecido pela Intel, com 32gb de memória Kingston Fury de 3200mhz, disponibilizadas pela Kingston.
Considero uma boa máquina para rodar o game em níveis mais elevados, porém, me deparei com alguns problemas de desempenho que afetaram bastante o ganho de frames durante a jogatina.
Inicialmente testei o jogo na resolução 4K, gráficos no Alto, DLSS no Equilibrado e geração de frames ativa. No alto dos telhados, onde o game não processa diversos elementos da cidade de uma só vez, obtive um desempenho ligeiramente estável, entre 60 e 55 fps.
Mas ao começar a me balançar pela cidade, passando entre prédios, carros e pessoas, a taxa de frames chegou a cair para 23/25 fps em alguns momentos, com engasgos acontecendo periodicamente.
O melhor cenário no meu caso, onde consegui de fato uma boa estabilidade, rodando a 60 fps com raros engasgos, foi ajustando a resolução para 2K, gráficos no Médio, DLSS no Qualidade e geração de frames ativas.
Ainda assim, mesmo com estes ajustes, durante as cutscenes o game apresenta alguns travamentos leves, enquanto que no gameplay o mesmo roda suave.
Patches são necessários
É nítido que Spider-Man 2 nos PCs não está bem otimizado como suas versões anteriores. Várias pessoas na Steam, após seu lançamento, relataram diversos problemas com o game, mesmo em placas um pouco mais fortes que a minha.
Fica claro que a Nixxes terá muito trabalho pela frente e que novos patches serão absolutamente necessários.
Inclusive, no momento que escrevo essa análise, a empresa já publicou alguns hotfixes que trazem ajustes que, nos testes que fiz, já geram resultados positivos. Mas há muito para se ajustar.
Da mesma forma que fizeram com outros portes que tiveram problemas, tenho certeza que a Nixxes irá trabalhar incansavelmente para deixar essa versão de Spider-Man 2 redondinha para todos.
No entanto, não há como negar a frustração generalizada após o seu lançamento.
Vale a pena?
Como base no que comentei acima, se você ainda não comprou Marvel’s Spider-Man 2 no PC, sugiro esperar mais um pouco, até que novos patches sejam lançados para uma melhor otimização do mesmo.
Aconselho, inclusive, a ficarem de olho na página da Steam e fóruns sobre o jogo, para acompanhar relatos daqueles que estão validando cada nova atualização.
No YouTube, por exemplo, existem canais fazendo esse acompanhamento, então, antes de decidir pela sua compra, pesquise um pouco sobre o atual estado do game, até mesmo com base em sua configuração.
Não tenho dúvidas de que Spider-Man 2 no PC é a versão definitiva do novo jogo dos aranhas, porém ele precisa ser melhor lapidado e polido, para rodar de forma mais suave nas mais variadas configurações da plataforma.
Marvel’s Spider-Man 2 para PC está disponível na Steam.
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais (todas elas como @meialuafsoco) ou nos links no topo da página, e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de eventos, lives e vídeos.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: