O Google anunciou hoje (19) sua própria plataforma de games em streaming, intitulada Stadia o serviço promete levar jogos em alta performance para qualquer dispositivo ao redor do mundo. O plano da empresa é lançar primeiramente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa.
Como o Stadia funciona:
Stadia não é um console ou um hardware, é uma plataforma de streaming que entregará os games com acesso instantâneo em qualquer plataforma da escolha do jogador, os games poderão rodar em smartphones, TVs, tablets e até mesmo através do Google Chrome. No futuro ele estará integrado ao Youtube você poderá fazer a captura e postagem dos seus gameplays através do Stadia. Uma das mais interessantes funcionalidades anunciadas foi a “State Sharing”. Os jogadores poderão essencialmente destacar qualquer momento do seu gameplay, e criar um link compartilhável exclusivo de um vídeo ou screenshot daquele momento.
Configurações:
Segundo a apresentação feita hoje o Stadia teria um poder gráfico superior aos dois principais consoles do mercado, PlayStation Pro e Xbox One X.
No total, o Stadia possui 10,7 Teraflops na GPU, enquanto o Xbox One X fica com 6,0 Teraflops e o PlayStation 4 Pro com 4,2 Teraflops; Ainda segundo a Google, “Futuramente, o Stadia chegará aos 8K com 120 fps para games“.
No seu lançamento, o Stadia poderá rodar games em qualidade 4K e 60 fps com HDR e Surround.
O Stadia rodará em Linux, pois segundo a Google isso facilitará a vida dos desenvolvedores que poderão desenvolver através da nuvem do Google.
O Controle
O controle conecta via Wi-fi diretamente ao game rodando no Google data center. Um botão de captura também virá nativo ao hardware, ele servirá para salvar e upar os vídeos para o Youtube, de maneira privada ou pública. Um botão do Google Assistente também estará no controle, os jogadores poderão usar o microfone interno para acessar comandos e funcionalidades que serão criadas pelos desenvolvedores dentro dos games.
Um “easter egg” interessante, a Google colocou o “Konami code” estampado no controle, confira abaixo:
Parcerias:
A Google anunciou parceria com a Unreal Engine, Unity, Havok entre outras companias para suportarem o desenvolvimento no Stadia. Diversas empresas “third-party” já se mostraram dispostas a desenvolver para a plataforma, incluindo a Ubisoft e a id Software.
Lançamento:
O Stadia ainda está sem data confirmada de lançamento, e para o Brasil, provavelmente ainda teremos que esperar bastante… Entretanto, nossa internet provavelmente ainda não está preparada para receber esse serviço. Nos resta aguardar.
Comenta aí se você entrou no hype!