Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 é sem dúvida um dos jogos mais esperados atualmente. Porém os fãs – tanto do primeiro jogo como do RPG de mesa – têm sido bombardeados com notícias de adiamentos do seu lançamento.
Esses adiamentos podem ser interpretados de três maneiras:
- O jogo precisa de um pouco mais de trabalho para que possa ser lançado sem muitos problemas e bugs, garantindo que os jogadores receberão a melhor versão possível logo no lançamento;
- O trabalho dos desenvolvedores se tornou limitado e acabou por atrasar dado que todos estão trabalhando de casa devido a pandemia;
- Há algo de errado no desenvolvimento.
Aparentemente, o que está causando os adiamentos do jogo é a terceira interpretação.
Ontem (19/08), o site Rock Paper Shotgun noticiou que o roteirista de Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, Brian Mitsoda havia sido demitido “sem aviso prévio”, o que contraria o comunicado feito no site oficial do jogo, que diz que tanto Mitsoda como Ka’ai Cluney, Diretor Criativo do jogo, haviam sido afastados do desenvolvimento através de uma decisão conjunta entre eles e a Hardsuit Labs e a Paradox Interactive. O comunicado inicialmente alertava sobre o adiamento do lançamento de Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 para 2021, e falava de uma mudança na organizacional na equipe de desenvolvimento.
O que Mitsoda disse para a Rock Paper Shotgun contraria completamente com o comunicado presente no site, e é preocupante não só na questão do desenvolvimento do jogo, mas como no tratamento de funcionários da Hardsuit Labs e da Paradoz Interactive, algo que está muito em pauta na indústria atualmente, visto que as empresas estavam dispostas a mentir sobre a sua habilidade de comunicação com seus funcionários e confiantes sobre eles manterem silêncio frente a mentiras. Claro, pode haver muito mais por trás do e-mail de Mitsoda, pode ser que ele está descontente a respeito de ter sido afastado do seu papel no desenvolvimento e promoção de Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, principalmente se considerarmos que ele esteve presente no desenvolvimento de Bloodlines.
Mitsoda também disse no e-mail que ele não estava sendo informado sobre os motivos dos adiamentos do lançamento do jogo, informando que “Eu não fiz parte das reuniões que levaram ao adiamento da produção, e até onde eu sei, não havia atrasos no desenvolvimento da narrativa de Bloodlines 2”. Se isso por verdade, pode ser que sua demissão tenha sido resultado de desavenças a respeito da parte criativa na narrativa do jogo.
A Hardsuit Labs contratou Alexandre Mandryka como consultor no desenvolvimento do jogo e Diretor Criativo. Mandryka trabalhou em franquias como Assassin’s Creed, Far Cry e Warhammer, porém nenhum desses jogos realmente se alinha com a proposta apresentada para Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, principalmente se compararmos com a narrativa e gameplay de Bloodlines.
Talvez nunca saberemos o que levou a demissão de Mitsoda e Ka’ai e a contratação de Mandryka, porém o afastamento de dois funcionários essenciais para o desenvolvimento do jogo não indica confiança que Bloodlines 2 está em boas mãos. Certamente, mostra que a Hardsuit Labs está com problemas e que está fazendo de tudo para escondê-los.
Fonte: PCGamer