O que é Rage of Dragons Neo?
Rage o Dragons Neo é uma versão repaginada do icônico jogo de luta lançado originalmente para NEO GEO em 2002. Publicado pela Playmore, o jogo foi desenvolvido pela empresa japonesa Noise Factory, co-desenvolvido pela BrezzaSoft, sendo projetado pela equipe mexicana Evoga.
Na época de seu lançamento, o game se destacava pelos seus gráficos e aspectos técnicos que receberam inúmeros elogios. Com cenários deslumbrantes, animações impressionantes, golpes espetaculares e uma trilha sonora marcante, Rage of Dragons Neo é uma experiência indispensável para qualquer fã de jogos de luta.
Em 11 de maio de 2020, a Piko Interactive adquiriu a propriedade intelectual e a desenvolvedora brasileira QUByte Interactive realizou o porte do game recentemente, em 14/11/2024, para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC (Steam).
Personagens
O game conta com o total de 16 personagens, sendo que a combinação entre eles podem resultar em combos e movimentos de duplas diferentes. Dentre a lista temos os seguintes personagens: Billy, Lynn, Jimmy, Sonia, Elias, Alice, Radel, Annie, Cassandra, Oni, Jones, Kang, Pepe, Pupa, Abubo e Johann, o boss final.
Modos de jogo
Além dos modos Arcade, Versus Local, Treinamento e Online, a nova edição conta com um modo exclusivo, o Dragons Challenge, que traz uma série de desafios aos jogadores, oferecendo uma experiência inédita e envolvente para os fãs do gênero. Resumidamente o jogo apresenta as seguintes opções:
- Modo Arcade
- Modo Versus
- Modo de treino
- Desafio do Dragão – um novo modo exclusivo
- Partidas Online Ranked ou casuais
- Lobby para até oito jogadores
- Repetição com take over
- Todos os modos online com código de rede por rollback
- Jukebox – escolhe a música a reproduzir nos menus
O modo Arcade do jogo é conhecido como um dos mais desafiadores que já experimentei na vida. Aqui você enfrenta todos os personagens do game até chegar ao boss Johann, que para mim está em paridade com os boss finais de KOF, principalmente Igniz 2001 e Goenitz de 96. Para isso é necessário dominar um pouco mais das mecânicas do jogo, o que torna mais fácil nessa edição com a inclusão do modo Treino, modo este que auxilia bastante os jogadores a entenderem as diversas opções que só Rage Of Dragons Neo pode proporcionar.
No modo versus é possível jogar com outro player de maneira local, assim como fazíamos nos anos 90 e 2000, quando jogávamos games de luta com algum parente ou amigo, seja em casa ou em fliperamas, tempos bons. Já no modo online, o game promete trazer partidas entre players de qualquer lugar do mundo por meio de rollback netcode. Infelizmente, durante nossa análise, não conseguimos encontrar nenhum oponente para jogarmos contra no online, seja por lobby, partida casual ou ranqueada.
Outro modo interessante é a inclusão do Desafio do Dragão, que traz uma certa gama de obstáculos que persiste em derrotar x inimigos, recuperar vida a cada inimigo derrotado etc. Como uma espécie de modo Survival, até que o Desafio do Dragão faz sentido para Rage of Dragons Neo, pois desde o lançamento do game original ele era conhecido por ter implementado uma CPU bem desafiadora na época, o que se manteve também nessa edição.
Vale destacar que o modo Jukebox apresenta as opções de executar os sons dos personagens e reproduzir as icônicas músicas do game, desde à tela de seleção de personagens até a abertura do jogo.
Jogabilidade
Um dos pontos fortes de Rage of Dragons Neo é, sem dúvidas, o seu gameplay. Além de não ser tão complexo, ele traz muitas inspirações e semelhanças com os jogos da franquia King Of Fighters, porém com sua própria dose de inovação e identidade.
Conhecido por seu alto nível de desafio, o game é centrado em batalhas de tag team, onde o jogador controla dois personagens, alternando entre eles durante o combate. Além disso, é possível utilizar ambos simultaneamente para realizar movimentos especiais exclusivos. Também existem interações com os cenários, como uma forma de estender os combos ou realizar trocas de personagens durante a batalha.
Os comandos são simples, há um botão dedicado para cada tipo de golpe: soco fraco, chute fraco, soco forte e chute forte. É possível fazer combos com um único personagem com a combinação desses golpes e movimentos especiais.
Assim como nos KOF’s, a junção entre 2 dos botões possibilita acionar outros golpes ou ações ao seu personagem. Exemplo, pressionar soco fraco + chute fraco realiza uma esquiva quando utilizados no neutro, ou um rolamento se estiver segurando para alguma direção (trás ou frente).
Já ao pressionar os botões chute forte + soco forte, você consegue utilizar um golpe que possibilita continuar combos e, ao final deste, trocar pelo seu outro personagem. Ao usar esse tipo de golpe, cada personagem possui uma sequência de botões que visa executar os comandos do combo.
Esse golpe pode ser utilizado após interações com os cenários, de modo a ampliar seus combos e realizar trocas entre personagens, deixando o gameplay mais orgânico e diversificado, o que torna o game mais divertido e menos entediante. Veja alguns exemplos que nós do Meia-Lua conseguimos realizar:
Vale a Pena?
Para um grande fã do gênero de jogos de luta, assim como eu, e aqueles mais saudosistas que já jogaram a primeira versão do game, sim recomendo Rage of Dragons Neo. Já para os novatos, a depender do seu nível de conhecimento em jogos de luta, talvez você se frustre um pouco com a dificuldade da CPU no modo normal. Contudo, é possível alterar o nível de dificuldade do jogo no menu de opções e atribuir algumas vantagens, como aumento de barras de super, de TAG etc, que facilitam a vida do jogador.
Mesmo assim, para jogar da forma que o game foi programado, é necessário um pouquinho de treinamento. Caso não faça isso a experiência pode se tornar mais da mesma, justamente porque o jogador não explorou corretamente as possibilidades que o gameplay de Rage of Dragons Neo pode lhe proporcionar.
Como destacado anteriormente, infelizmente não podemos atestar quanto à qualidade do modo online devido a falta de jogadores. Talvez isso se deva ao recente lançamento e com o passar do tempo esse cenário mude.
Por fim, agradecemos ao estúdio brasileiro QUByte Interactive por nos disponibilizar uma chave do jogo na versão de PC (Steam), sendo essa a plataforma analisada por nós.
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