Dos dias 20 a 23 de Abril no WTC em São Paulo aconteceu um dos eventos mais aguardados pelos jogadores Pokémon no Brasil: O Pokemon Championships Latin American que reuniu mais de 1000 competidores na área de Trading Card Game e Video Game (3DS) para o formato Video Game Championship de batalha (VGC).
O espaço para este evento era, coincidentemente (ou não!) , muito parecido com uma arena Pokémon. Havia o palco com telões dos dois lados que transmitiam as partidas das mesas principais, tinham as mesas que estavam divididas para o pessoal do TCG que era a maioria e para o VGC.
Para que os jogadores do TCG não fosse incomodados, o som das transmissões estava mutado então só quem estava acompanhando as streams conseguiam ouvir a narração das partidas. Mas nas finais, nada como o próprio público e as conversas para trocar ideia do que estava acontecendo na partida.
Na área pública haviam mesas para quem queria aprender a jogar Trading Card Game com o auxilio da COPAG, lojas de vendas de cartas e um pequeno espaço para alimentação.
Foi um dos eventos competitivo Pokémon que teve o maior número de participantes, além de termos vários países envolvidos: Itália, França, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, Malásia, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, Austrália entre outros
Este evento foi considerado um marco na história de Pokémon no Brasil, o Latin America International Championships e superou as expectativas de público e premiação: R$ 200.000,00 além de uma vaga no Mundial. A edição latino-americana do Torneio foi a que recebeu o maior número de participantes estrangeiros entre as três etapas realizadas.
Entre os participantes do VGC, dois americanos foram campeões nas categorias Master e Sênior: Ashton Cox e Carson St. Denis, respectivamente. O prêmio da categoria Junior foi para o australiano Nicholas Kan e os Brasileiros estiveram muito bem colocados como o Gabriel Agati na categoria Master VGC que nos representou muito bem!
No TCG, o Brasil levou a melhor na categoria Sênior, com o paulistano Marcos Kuribara. Na categoria Master, o chileno Juan Pablo Salas foi o campeão e, na Junior, venceu a alemã Kaya Lichtleitner. Além da premiação, os vencedores receberam uma pontuação que pode garantir uma vaga para o Mundial, que acontece nos EUA, em agosto.
Para narração foram escolhidos poketubers, referência entre os jogadores de Pokémon como Marcos Vinicius “Camaleão”, Anderson “SharKTuxa”, LJ Darkrai e Bifs e para o VGC e TiuSam, Andréia do Nerdista, Andy do Estação HD, Furipe do “Agora Joga” para o TCG e que passaram de forma impecável e com excelente qualidade para todos os que estavam ouvindo pudessem saber e entender as partidas.
A organização do evento estava excelente, não houve contratempos entre os que estavam assistindo presencialmente e nas streams. Um evento para toda a família.
Agradecemos e parabenizamos a COPAG pela organização do evento e o apoio da assessoria de imprensa. Que possam vir outros!
Gostaria de deixar meu registro de agradecimento especial ao Ricardo Paleari do Pokémon MegaGen que me proporcionou contato antecipado com Camaleão e SharKTuxa para as entrevistas.
E como uma fã de Pokémon eu digo: Por favor,tragam mais eventos como esse!