Não é mais segredo: estamos chegando ao final da 8ª geração de consoles, e as empresas já visam o futuro dos games com uma nova geração por vir.
Mesmo com tantos rumores envolvendo o suposto Playstation 5, próximo console da Sony, a empresa manteve-se em silêncio sobre os planos para a próxima geração… até agora.
Em entrevista exclusiva à revista Wired, Mark Cerny (arquiteto-chefe do PS4, e que também é responsável pelo novo projeto) revelou vários detalhes sobre o vindouro novo Playstation – cujo nome oficial ainda não existe, mas é comumente chamado pelos fãs de PS5. Apesar de ainda não ter nome oficial – ou do projeto interno – divulgado, o console virá com grandes novidades, inclusive uma muito aguardada pelos fãs. Eis alguns dos specs do hardware:
O novo Playstation contará com um CPU baseado terceira geração da linha Ryzen, da AMD, e conta com oito núcleos para melhorar o suporte à nova micro-arquitetura 7nm Zen 2. – um componente principal de uma ferramenta usada no desenvolvimento PlayStation 4;
Já a GPU será baseada no modelo Navi, da Radeon, e terá suporte a Ray Tracing – tecnologia que simula efeitos de luz em ambientes 3D, oferecendo reflexos, distorções e outros efeitos realistas – , bem como à resolução 8K.
“Se você quisesse executar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio ou se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o Ray Tracing é útil para isso. É como levar um raio através do ambiente.” – Disse Cerny, sobre a tecnologia.
O chip da AMD também inclui uma unidade customizada para áudio 3D, algo até então inédito na arquitetura dos consoles. Ele ressalta:
“Como jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado muito entre o PlayStation 3 e o PlayStation 4. Com o próximo console, o sonho é mostrar o quão diferente a experiência de áudio pode ser quando aplicamos quantidades significativas de potência de hardware para isso.”
O resultado será uma imersão ainda maior do jogador no game, enquanto sons virão de todas as direções. O novo recurso não exigirá nenhum hardware externo, mas a experiência será melhor aproveitada com o uso de um headset. Cerny explica o sistema de áudio similar à experiência de VR. E por falar em realidade virtual, o novo Playstation terá suporte ao modelo atual do óculos de realidade virtual da Sony, o PSVR. Entretanto, não há confirmação se uma nova versão do acessório será produzida com o aparelho.
O console terá leitor de disco, ou seja, será suporte à mídia física. Por ter uma arquitetura parcialmente baseada no PS4, o novo console terá retrocompatibilidade com jogos da atual geração, para alegria de muitos. Cerny comenta ainda sobre a possibilidade muitos jogos saírem para ambos os consoles, confirmando as suspeitas de cross-gen em vários títulos vindouros, embora não tenha revelado quais são estes jogos. Death Stranding e The Last of Us 2 são as grandes apostas deste redator nesta questão.
A máquina virá equipada, ainda, com um drive SSD (solid-state drive), que garante melhorias na performance e mais velocidade em loadings, principalmente nos jogos de PS4. Para ter uma ideia, Cerny fez uma demonstração prática, comparando a duração de um fast travel no game Marvel’s Spider-Man: no PS4 Pro, o loading levou 15 segundos, enquanto no devkit do novo PlayStation, foram apenas 0.8 segundos.
Apesar de todas as informações dadas, algumas informações ainda permanecem em segredo, como o design do novo console – que também envolve o Dualshock, se é que o joystick será chamado assim. Mark Cerny não deu nenhuma janela de lançamento, mas confirma que o console NÃO chegará em 2019.
A Sony já confirmou que não estará na E3 deste ano, mas ainda tem muitas informações para revelar (mais recursos, design, jogos e, quem sabe, a tão esperada data de lançamento). Fique ligado!