Street Fighter 6 está batendo na porta e, com a possibilidade de treinar de forma improvisada, muitos combos e macetes estão pipocando rede afora.
E para ajudar você a começar bem e não ficar para trás, estamos trazendo um tutorial completo sobre o Drive Rush.
*Algumas das informações a seguir provavelmente estarão na versão final de SF6
*Para mais informações sobre o Drive System veja nosso vídeo sobre o assunto
Drive Rush
A mecânica da vez é o drive rush! Além de facilitar na aproximação, é capaz de alterar a propriedade de alguns golpes e tornar possível combos não realizáveis em condições normais.
1 – Link combos
Em Street Fighter, a definição de combo se dá quando um golpe comum se conecta a outro em uma corrente de movimentos criada por dois ataques distintos sem um cancelamento de algum dos ataques.
Em geral, alguns golpes não se conectam a outros. Contudo, usando o drive rush, alguns links se tornam possíveis
2 – Juggle
Juggle é a possibilidade de acertar o oponente arremessado por um golpe antes de ele tocar o chão novamente.
Da mesma forma que no caso anterior, o drive rush possibilita alguns juggles normalmente impossíveis.
3 – OTG
Um OTG (off the ground) consiste em quando conseguimos continuar um combo mesmo após o oponente estar caído no chão. Em SF6, o drive rush permite OTG em algumas situações .
Instant Drive Rush
Sabemos que há duas formas de executar a mecânica: uma cancelando um golpe e outra segurando o botão de parry e apertando 2x para frente (drive rush neutro). Pois bem, foi descoberta uma maneira alternativa de executar o “drive rush neutro” que o torna ainda mais rápido.
No exemplo acima, a forma de executar o drive rush foi um pouco diferente. Ao invés de segurar o botão, devemos apertar para frente uma vez e logo em seguida apertamos frente + parry. Isso ativa o drive rush instantaneamente, sem dar o “aviso” da execução normal.
Bônus
1 – Aprenda os atalhos para os comandos
Já vimos que o drive rush é uma mecânica super versátil para aproximação, certo? Entretanto, sabemos que grapplers (personagens especializados em agarrão) são MUITO fortes de perto. Logo, imagine combinar a aproximação rápida com o drive rush ao poder massivo de um “pilão” do Zangief! Contudo, nada disso adianta se você não souber executar os comandos para um pilão. Em geral, o comando do pilão é o mais difícil de se executar (aperte todas as direções do direcional no sentido horário ou anti-horário e aperte soco, tudo isso sem pular e perto do oponente), o que compensa a força do golpe. No entanto, há um atalho para isso.
O que o jogo precisa é, na verdade, um input que registre as quatro direções (trás, baixo, frente e cima) em um curto espaço de tempo. Dessa forma, se você fizer rapidamente um movimento de trás, baixo, frente (a famosa meia lua completa) e apertar para cima ou frente + cima no exato momento que aperta o soco, o jogo entenderá que o input está completo e o golpe será executado (para quem entende mais: faça um “tiger knee” numa meia lua completa e pronto).
=
Todavia, esse não é o único atalho existente, e aqui vai aquele que talvez seja o mais útil: o atalho usando buffer.
Quando executamos um golpe especial (ex: 2x meia lua + Soco), o jogo tem um espaço de memória reservado para receber esse input dentro de um tempo específico, e é possível “brincar” com isso.
Se pressionarmos meia lua + soco (hadouken) e no momento em que o golpe estiver sendo realizado repetirmos o movimento, como que visando usar a mesma magia novamente, o jogo entenderá o input dobrado da meia lua e no lugar de um hadouken ele irá executar o próximo especial possível.
+
=
Há outros atalhos com dificuldade de execução maior (ex: atalhos em comandos do Guile), mas esses dois são ótimos e facilitam muito a vida de quem joga com comandos clássicos.
2 – Use o treino de forma criativa
Algo super importante para quem quer aprender a jogar no modo online é usar o modo de treino (é essencial!). E o Street Fighter 6 trará ótimas ferramentas de treino; não tenha preocupação em usar este modo. Vale ressaltar, inclusive, que no nosso canal no YouTube o Caio fez um vídeo explicando sobre como usar o treino de modo improvisado até que a versão final do jogo seja disponibilizada.
Street Fighter 6 é um jogo que procura ser acessível a todo e qualquer público, mas é bem animador saber que os desenvolvedores se preocuparam em recompensar a qualidade da execução. Este é realmente um grande incentivo para praticar e se tornar cada vez melhor.
Espero que essas dicas tenham sido úteis e que a explicação não tenha sido confusa. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários ou nos procure nas redes sociais!
Um abraço e até a próxima!
“Fumos”!
A propósito, nosso amigo Leon escreveu uma ótima matéria sobre o Showcase de Street Fighter 6, não deixe de conferir!