No dia de hoje(23 de Abril), a NVIDIA lançou a GTX 1650 sua nova GPU mas agora focada no segmento de entrada, trazendo a nova arquitetura Turing para as placas mais baratas.
Segundo a empresa ela possui desempenho duas vezes superior ao da GeForce GTX 950 e até 70% mais rápido que o da GeForce GTX 1050
No Brasil ela tem o preço estimado em R$ 929 podendo variar com os modelos e recursos de diversos fabricantes como ASUS, EVGA, Galax, Gigabyte, MSI, PNY e Zotac.
E se você quer saber mais informações técnicas aqui estão: ela possui 896 CUDA Cores, 56 TMUs, 32 ROPs e uma banda de 128-bit dememória GDDR5, trazendo 4GB de capacidade em 8 Gbps de velocidade. Os clocks são 1485 MHz base e até 1665 MHz de boost, possuindo apenas um conector de 6 pinos para energia.
Também foi anunciada a chegada das placas da linha GTX série 16 aos notebooks e segundo a NVIDIA as configurações de laptop GeForce GTX 1660 Ti, por exemplo, usam as mais recentes tecnologias para fornecer até 4x o desempenho para jogos e até 60% mais em desempenho para aplicativos criativos em comparação com a GeForce GTX 960M de quatro anos, sendo possível que os jogadores podem jogar games populares como Fortnite, PUBG e Apex Legends a 100 quadros por segundo em 1080p.
E ainda lembro que, por um tempo limitado, os jogadores receberão 2.000 V-Bucks e o pacote Fornite Counterattack com uma compra qualificada de uma placa gráfica GeForce série 16, desktop ou laptop. Esta promoção está disponível na maioria das regiões do mundo. Mais informações estão disponíveis em aqui
Vale ressaltar que mesmo utilizando a arquitetura Turing que é utilizada nas RTX, a série GTX não vem com os tensor cores e RT cores não possibilitando assim o uso do Ray Tracing em tempo real como na linha mais cara.