Marvel vs Capcom Fighting Collection | Análise

A Capcom tem surpreendido os fãs nos últimos anos com suas inúmeras coletâneas, resgatando títulos clássicos há muito esquecidos.

Tivemos coletâneas focadas em jogos beat ‘em up e jogos de luta, e agora chegou o momento de relembrar e celebrar o retorno da parceria entre Capcom e Marvel.

“Marvel vs. Capcom Fighting Collection” chega no próximo dia 12 de setembro, trazendo diversos títulos desenvolvidos pela colaboração entre ambas as empresas.

Graças à Capcom Brasil, nós do Meia-Lua recebemos uma chave de acesso antecipado e agora vou compartilhar um pouco sobre o que esperar dessa nova coleção.

Uma coletânea poderosa

Quem viveu na era dos arcades sabe que essa nova coleção da Capcom é definitivamente uma viagem ao passado que remonta toda a história por trás da colaboração entre as duas empresas.

Para mim, em particular, foi mega divertido não apenas re-jogar os games que me consumiram horas no fliperama, mas também poder conferir pela primeira vez alguns que passaram batido naquela época.

Eu nunca havia jogado “X-Men: Children of the Atom”, o primeiro jogo de luta desenvolvido pela Capcom em parceria com a Marvel, nem “Marvel Super Heroes”, que veio logo depois e se baseia no arco “Manopla do Infinito”, onde os personagens podem ativar seus poderes durante as lutas.

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics_20240908171838

O mais interessante de tudo isso foi poder reconhecer traços de jogos que conheço bem e que surgiram depois dessas primeiras experiências.

“X-Men vs. Street Fighter” é um jogo que mora no meu coração, por ser o que mais joguei na época dos fliperamas.

Experimentar personagens como o Wolverine nos jogos que vieram antes desse primeiro grande clash entre personagens de ambas as empresas, usar seu famoso “berserker barrage” e perceber que o efeito sonoro e a animação se mantiveram os mesmos é de arrepiar.

Se você jogou apenas um desses títulos, sem dúvida vai se encantar ao conferir essa coletânea, que apresenta claramente a evolução em termos de gameplay e recursos de cada jogo ao longo dos anos.

O famoso modelo de lutas 1 contra 1 está presente em “X-Men: Children of the Atom” e continuou até “X-Men vs. Street Fighter”, que introduziu os embates 2 contra 2.

Em seguida, “Marvel vs. Capcom 2” trouxe um novo conceito com lutas 3 contra 3, oferecendo ainda mais possibilidades e estratégias para os jogadores.

Não posso esquecer de mencionar, obviamente, o primeiro jogo criado pela Capcom e pela Marvel após firmarem sua parceria na década de 90.

Sim, não foi nenhum dos jogos de luta mencionados, mas sim o beat ‘em up “The Punisher”.

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics_20240908214220

Dentre todos os jogos desta coleção, o que mais me surpreendeu foi justamente esse game do Justiceiro, pois eu nunca havia experimentado até então.

Como amante de jogos beat ‘em up, assim que recebi a chave, esse foi o primeiro que joguei, e gostei demais da experiência.

Esse jogo traz consigo muitos aspectos da série “Final Fight”, também criada pela Capcom, e apresenta incrementos que tornam o gameplay bastante divertido, como o uso de armas de fogo e granadas dentro do arsenal do Justiceiro.

O título tem 7 estágios no total, e a possibilidade de usar continues infinitos foi, sem dúvida, um adendo bem-vindo, pois o jogo é bastante desafiador.

Além disso, é possível jogar com um amigo, já que temos Nick Fury como um segundo personagem jogável na aventura.

Foi uma grande decisão de ambas as empresas terem adicionado esse título nesta nova coletânea.

Modo de treino robusto

Se você jogou o primeiro Capcom Fighting Collection, lançado em 2022, estará bem familiarizado com o modo de treino apresentado aqui.

Além da possibilidade de experimentar cada lutador, treinar seus combos, especiais e combinações que podemos realizar em lutas em equipe, temos também à disposição formas de controlar o adversário para simular diferentes situações.

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics_20240908214056

Podemos definir o oponente para defender todos os ataques, fazê-lo agir de forma aleatória, ou fazê-lo ficar em pé, agachado ou pular.

Os comandos são exibidos na tela, e podemos ativar hitboxes, visualizar a quantidade de dano causado por um combo específico e os hits necessários para stunar o adversário. É definitivamente um modo bastante completo para estudar os lutadores que mais agradam ao jogador.

No menu de pausa, temos não apenas a lista de comandos para cada personagem, mas também um cartão de visita que apresenta todas as principais funções e recursos disponíveis no jogo.

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics_20240908214012

Se você nunca jogou um game específico desta coleção, como foi o meu caso, “Marvel vs. Capcom Fighting Collection” oferece todas as ferramentas necessárias para começar da maneira certa.

Além disso, assim como em coletâneas anteriores, temos botões fáceis para realizar os especiais e supers dos personagens.

No caso de “The Punisher”, o cartão de visitas foi fundamental para que eu pudesse entender o que o personagem é capaz de fazer e como maximizar suas habilidades contra os inimigos e chefes de cada fase.

A Capcom se destacou mais uma vez nesse aspecto.

Filtros e recursos gerais

Como ocorre em toda coletânea da empresa, temos novamente a opção de ajustar os filtros da tela, que variam do tipo A até o tipo H, permitindo ao jogador personalizar os gráficos da maneira que mais lhe agrada.

O mais interessante durante minha experiência foi notar que um filtro sempre se encaixa melhor, dependendo do jogo em que estamos, então recomendo alternar entre eles.

Podemos ajustar a escala, utilizando a tela cheia ou bordas laterais que exibem artes conceituais deslumbrantes de cada game.

Foram adicionados diferentes desafios para cada jogo, que podem ser consultados através do menu “Prêmios do Lutador”, o que, sem dúvida, aumenta bastante o fator replay da coletânea.

Esses desafios variam entre completar o modo arcade de um jogo, executar um combo com uma quantidade específica de hits, acessar áreas ocultas, destruir barris de óleo em fases bônus, entre outros.

Certamente, essa foi uma adição bem-vinda que aumenta o tempo de jogo em cada título, já que existem diferentes desafios a serem cumpridos.

Para os jogadores que buscam uma experiência menos estressante, esta coleção não apenas oferece continues infinitos, mas também permite ajustar a dificuldade de cada jogo.

Além disso, é possível modificar a força de ataque dos lutadores, a velocidade do cronômetro e utilizar outros recursos úteis que aprimoram a experiência de jogo.

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics_20240908213958

Modo online

Infelizmente, não pude testar o modo online, pois recebemos o jogo de maneira antecipada e ele não foi disponibilizado para o público geral, o que significa que não temos jogadores disponíveis.

No entanto, assim como aconteceu com o Capcom Fighting Collection, lançado em 2022, “Marvel vs. Capcom Fighting Collection” traz o famoso Rollback Netcode, que proporciona partidas online mais fluidas.

O jogo inclui partidas casuais e ranqueadas, além da possibilidade de criar uma sala e convidar outros jogadores para se juntarem à batalha.

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics_20240908213947

Para aumentar ainda mais nosso espírito competitivo, há menus que indicam nossa classificação nas partidas ranqueadas, desafios de alta pontuação e classificação de pontos em cada jogo, que nos incentivam a jogar mais e aprimorar nossas habilidades.

Mal posso esperar pelo lançamento para que possamos fazer transmissões ao vivo e desafiar jogadores de todo o mundo.

O Museu

Esse menu em específico será um deleite para os fãs de Capcom e Marvel.

Novamente, a empresa apresenta diversas artes e materiais de divulgação dos jogos, que mostram desde os esboços até as versões finais que vemos em cada título.

Além da galeria, temos acesso a toda a trilha sonora dos jogos, que proporciona uma sensação de nostalgia incomparável.

Recomendo fortemente que você reserve um tempo para apreciar esse material. Vale muito a pena.

Vale a pena?

Se você, assim como eu, adora jogos de luta e os títulos gerados pela parceria entre Capcom e Marvel, esta é a coletânea perfeita para você.

Essa coleção não apenas respeita todos os jogos, trazendo pequenas mudanças para melhorar a qualidade de vida, mas também adiciona novos recursos para incentivar tanto novatos quanto veteranos a aprimorarem suas habilidades em busca de novos desafios.

Além disso, como mencionei no início desta análise, “Marvel vs. Capcom Fighting Collection” nos apresenta um longo histórico com jogos que surgiram da consagrada parceria entre as duas empresas, que agora retorna com força total.

Mal posso esperar para ver o que o futuro reserva em relação a novos jogos, mas esta coleção é, sem dúvida, um must-have.

“Marvel vs. Capcom Fighting Collection” será lançado no dia 12 de setembro para PlayStation 4, Nintendo Switch e PCs. A Capcom também confirmou a chegada de uma versão para Xbox em 2025.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais todas elas como @meialuafsoco ou nos links no topo da página e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de eventos, lives e vídeos.

Confira também outras matérias e análises em nosso site:

© 2024 MARVEL ©CAPCOM

Deixe uma resposta