Num mundo aberto muito mais ativo, Mafia 3 supera bem seu antecessor.
Através de uma promoção da NUUVEM, colocamos nossa mão no Mafia 3.
Logo de cara percebemos que Mafia 3 será um jogo muito agradável visualmente e também com um bom e marcante enredo. Não posso dizer que sou um imenso fã de jogos como GTA ou similar, por achar muito repetitivo e por conta da própria ambientação. Entretanto, esse game nos joga na cidade de New Bordeaux que está linda. Além do visual adequado dos prédios e de como os conflitos racistas dessa época são retratados. Essas batalhas étnicas são pontuadas com um linguajar pesado e intenso. O desconforto que senti mostra muito o quão marcante e bem pontuado foi desenhada toda essa situação.
Tudo isso já me colocou num estado de muito maior animação para testar, ainda mais quando fiquei sabendo que a qualidade do mundo aberto estava muito superior ao do Mafia 2. O jogo anterior se dizia aberto, mas tinha pouca coisa para se fazer além do enredo principal, sendo um jogo muito mais agradável para quem gosta de games “on-rail”. Após o início de algumas horas, onde personagens bem elaboradas são apresentadas, assim como o protagonista, ficamos finalmente livres para explorar. Só de abrir o mapa já dá para perceber como teremos muito mais ocupações, afinal ele mostra diversos pontos com atividades extras e side-quests para fazer.
Fiquei animado. Fui até algum desses marcadores e fiz as atividades, sendo recompensado com clipes legais que aprofundavam ainda mais o enredo da protagonista de cidade. Entretanto, o mesmo tédio bateu depois de ver que as missões paralelas são bem padronizadas. Tive que definir uma média entre minha vontade de ver a história por completo e aguentar certa repetição. Acredito que vai de cada jogador mesmo.
Dá para dizer que o enredo de Mafia 3 é um de vingança, mas vale muito a pena!
Pensando na jogabilidade, já falei um pouco de algo que não curti sobre as missões extras, mas as mecânicas são impressionantemente satisfatórias. Para um jogo de tiro, Mafia 3 se mostra muito mais realista e atraente que os GTAs. É sádico assumir isso, mas é uma delícia acertar tiros na cabeça dos inimigos que borrifam sangue na medida exata para não nos tirar da imersão. Fora acertar tronco e membros e ver os “vilões” (sim, é bizarro usar esse termo num jogo sobre mafiosos e vingança criminosa, mas enfim…) segurarem os locais machucados e se contorcerem de dor.
Outro ponto interessante é a fluidez de movimentação e o controle que temos. Sempre que jogo Gears of War eu entro e saio de cobertura de modo muito travado, volta e meia saltando de uma barreira para outra ao invés de sair livre e correndo, já nesse jogo isso é muito mais fácil. Gostei bastante. Vi que algumas pessoas reclamaram de como são previsíveis as movimentações dos adversários, mas eu não poderia assumir isso, já que jogo nas dificuldades mais baixas quando tenho interesse no enredo (quase sempre…). Deixem seus comentários sobre isso também, gostaria de saber.
Os assassinatos furtivos são bem brutais e visuais, pena que eu vi poucos deles, já que adoro entrar em modo “rambo” e sair de trás dos carros metralhando deus e o mundo. “Quem é o rei dessa cidade?!”. Muito mais divertido, mas achei bem legal assistir outras pessoas jogando e vendo o quão alternativas podem ser certas abordagens.
Eu estou pensando se entro na parte sobre carros e direção. Sério, a direção é bem realista, os carros são truculentos, pesados e saem de traseira como uns demônios, o que deu no único resultado possível nas minhas mãos: postes destruídos, outros carros atingidos, pessoas atropeladas e todo o resto de catástrofe “tsunâmica” que a minha habilidade nulificada permitiu. Adorei enquanto não tinha missões, mas penei quando tinha que dirigir com tempo ou qualquer outra situação.
No final das contas, só posso dizer que foi uma experiência muito imersiva e divertida jogar Mafia 3. Recomendo imensamente, mesmo que não tenham jogado os anteriores, a história se sustenta muito bem sozinha.
Aproveitem o nosso desconto em qualquer compra na NUUVEM, usando o código promocional MEIALUANANUUVEM, para adquirir essa delícia de jogo.
Deixo aqui o link do game na loja e a nossa live, feita pelo Rodolfo Cunha, de Mafia 3, onde podem ter uma boa ideia de tudo isso que comentei aqui.
http://www.nuuvem.com/item/mafia-iii?utm_source=meialua&utm_campaign=review-star-wars&utm_medium=blog
Um mafioso abraço!
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=KLxwmW1H5M0″ width=”840″ height=”480″]https://www.youtube.com/watch?v=-1uKij5UWvw [/su_youtube]