por Vanessa Reis (BANessa)
LIBERTATEM é um dos jogos indies brasileiros que estava disponível na Brasil Game Show 2015. Criado pela DNA Studios, o jogo muito inspirado no ambiente dos quadrinhos e com elementos de RPG e está disponível no Kickante e na Steam Greenlight para quem quiser contribuir com o game.
O que mais me chamou a atenção no game, foi a forma como a história é conduzida. Várias interpretações para a mesma estória. Conversando com Pedro Almeida, Game Design e Roteirista conforme eu fui jogando, ele me perguntou: “O que você acha que aconteceu com ele?” Com as provas que eu tinha nas mãos que eram cartas eu respondi: “Bom, pelos dizeres da carta, acredito que ele tenha sido abandonado/traído pela mulher e sumiu.” E ele respondeu: “Quem sabe? Já teve gente dizendo que alienígenas o levaram” Isso me deixou muito curiosa pra tentar desvendar o que havia acontecido.
Nele assumimos o papel de Peter, um detetive que foi em busca do desaparecimento do seu irmão. Os mistérios, aparentemente sombrios, dão ao jogo um aspecto de muito suspense. Consiste na exploração de todos os ambientes em busca de pistas que podem possibilitar a resolução do enigma.
Há puzzles (como eu amo isso!) espalhados durante o jogo. Mas não são simples. Para a solução dos mesmos é necessário colher todas as pistas dos ambientes. Tinha um criptex no fim da Demo – que por sorte eu consegui acertar a ordem dos números porque eu peguei as cartas na ordem certa.
Há mecânicas disponíveis no menu do jogo que você pode escolher para localizar itens com mais facilidade, ter dicas e outros, bem como acesso às notas encontradas e anotações feitas pelo próprio Peter que são peças fundamentais para solucionar detalhes do desaparecimento e podem ser acessadas em qualquer momento.
Ainda dentro do próprio menu, no modo investigativo, é possível rotacionar os objetos encontrados para localização de novas pistas.
Os elementos de RPG serão um ponto forte deste novo game. Solucionar quebra cabeças e encontrar pistas para solução do problema também.
Na demo que joguei durante a Brasil Game Show 2015, o detetive explora o apartamento do irmão de Peter em busca de pistas e a cada novo objeto encontrado algumas anotações eram feitas pelo protagonista em seu bloco de notas. Em um determinado momento, nos deparamos com uma porta onde para acessar precisa-se ter a chave ou atingir uma habilidade de “chave-mestra” que melhora conforme os pontos de experiência que o protagonista ganha conforme vai encontrando as pistas.
O mais interessante da mecânica de LIBERTATEM é que ela permite que o jogador possa se adaptar a dificuldade do jogo conforme a capacidade investigativa, tornando ele, na minha opinião, muito dinâmico. Enquanto eu jogava, escolhi ver objetos importantes com mais facilidade. Isso proporciona ao jogador uma experiência interessante para um jogo investigativo.
Libertatem é um game excelente e promete uma experiência nova e agradável. Visitem a fanpage deles no facebook.
“Não é apenas um jogo. É uma analise do psicológico humano, criando múltiplas interpretações para a mesma estória. Cada jogador terá o trabalho de juntar as peças e viajar junto com o protagonista em um mundo onde o certo é o errado, vida e morte, são um só. Liberte-se!” – como dito pela própria empresa.
Um abraço a todos! Assistam a apresentação do game!
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=itlPa-p7vHE” width=”800″]
Bem legal a ideia do jogo e o que você escreveu sobre a jogabilidade. Fiquei curiosa! (Clá)
Imagine na hora que eu estava jogando. Tanto que zerei a demo que estava disponível. Não saí de lá enquanto não terminava! 😀 Obrigada Cla!