O anúncio de LEGO Horizon Adventures sem dúvida pegou todos de surpresa, principalmente por se tratar de uma franquia que retrata uma história densa e apresenta personagens icônicos, como a própria Aloy.
Conhecendo os jogos no estilo LEGO já era de se esperar que, embora aborde a mesma narrativa de Horizon Zero Dawn, isso seria feito de maneira mais leve e divertida, deixando os jogadores céticos quanto ao resultado final.
O Playstation Brasil nos forneceu uma chave do jogo e agora irei discorrer um pouco sobre como foi jogar com Aloy em uma temática bem diferente do que estamos acostumados.
Uma narrativa que mantém sua essência e diverte
Como já era esperado, a história contada em LEGO Horizon Adventures traz os principais pontos abordados em Zero Dawn.
No entanto, isso é feito de uma forma bem menos profunda, adicionando um tom cômico à narrativa, algo bem característico em jogos nesse estilo.
Isso é um ponto negativo? De forma alguma, pois a proposta aqui é justamente pegar emprestado os principais elementos da franquia Horizon e apresentá-los na perspectiva LEGO.
E o resultado é uma jornada mega divertida, agradável e com certas nuances de alguns personagens que nunca imaginamos ver no jogo original.
Aqui temos uma Aloy mais alegre e piadista, um Rost que, embora saibamos o seu destino, está conosco durante toda a jornada, e até mesmo um Varl atrapalhado.
Isso pode parecer, talvez para alguns, uma afronta a construção dos personagens, mas vale ressaltar que a ideia aqui é justamente tornar essa aventura mais leve e voltada para pessoas de todas as idades, principalmente crianças.
Eu me diverti horrores ao acompanhar esses personagens, principalmente pelo trabalho excepcional na dublagem em português, que traz de volta os dubladores de Zero Dawn.
Como funciona o Gameplay
Obviamente, Aloy é a nossa protagonista. Assim como no jogo original, ela possui seu tão familiar arco e flecha para alvejar inimigos, mas não para por aí.
Durante nossa aventura podemos adquirir diferentes tipos de flechas, além de fazer uso de armadilhas distintas que nos auxiliam bastante em diversas situações.
Todos esses recursos trazem uma dinâmica divertida e é sempre interessante alternar entre eles para descobrir o que melhor se encaixa ao nosso estilo de gameplay.
Porém, dessa vez, Aloy não é a única personagem jogável. Durante a campanha podemos alternar entre Varl, Erend e até mesmo Teersa, a anciã que encontramos no início do jogo e guia nossa heroína.
Esse foi, sem dúvida, um toque bem especial neste jogo, pois cada personagem apresenta um gameplay bem diferente, que pode ser útil em momentos específicos.
No entanto, essa troca não pode ser feita a qualquer momento. Quando saímos de nosso acampamento para uma missão, temos a opção de seleção.
Após realizada, precisamos jogar todo aquele segmento com o personagem escolhido.
Cada um possui upgrades específicos que reforçam suas próprias habilidades. Estes podem ser adquiridos ao coletar partes de lego dos inimigos derrotados ou construções destruídas.
Falando nos oponentes, as máquinas são fielmente representadas e possuem pontos fracos, como no jogo original.
As batalhas, embora em outra perspectiva de câmera, funcionam muito bem e podemos usar elementos do próprio cenário para nos esconder e atacar.
Tudo isso unido a leveza da interação entre os personagens e até mesmo seus monólogos, deixam a jornada bem agradável.
A ambientação LEGO
Sobre a ambientação, mesmo que não tenhamos um mundo vasto, os locais que visitamos possuem pequenas camadas com segredos para serem descobertos e são muito bem feitos.
Boa parte dos elementos em cada locação é passível de interação, destruição ou até mesmo reconstrução, resultando em recursos para nossos personagens.
O estilo LEGO foi muito bem empregado aqui e é notável o capricho em cada cenário por parte da desenvolvedora.
Uma grande barreira
LEGO Horizon Adventures tem muitos pontos positivos, no entanto, algo que pode acabar afastando uma parcela do público é o seu preço.
No momento, o jogo está sendo vendido a 300 reais em todas as plataformas, até mesmo no PC, que costuma ser mais em conta.
Isso é, sem dúvida, um limitador. A campanha, de um modo geral, gira em torno de 6 a 7 horas, dependendo do seu desempenho.
Para alguns pode não valer o investimento para uma experiência relativamente curta.
Vale a pena?
Mesmo não sendo um grande entusiasta de jogos LEGO, pois joguei poucos, Horizon Adventures me proporcionou boas horas de diversão e risadas.
É incrível como a empresa consegue pegar franquias com um contexto denso e adaptá-las ao seu estilo com maestria.
Por mais que possa parecer algo infantil à primeira vista, certamente é um entretenimento feito para todas as idades, sem exceção.
Se você já se aventurou em algum jogo LEGO e gostou, LEGO Horizon Adventures é uma parada obrigatória.
Contudo, como mencionei no tópico anterior, o valor será um limitador para alguns, mas caso você esteja disposto a investir, vá sem medo. Tenho certeza que você irá se encantar em cada segundo nesta “paródia” de Horizon Zero Dawn.
LEGO Horizon Adventures já está disponível para Playstation 5, Nintendo Switch e PC.
Veja também a Live de lançamento que fizemos em nosso canal do YouTube:
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais (todas elas como @meialuafsoco) ou nos links no topo da página.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: