Para encerrar a fase dois de seu Universo Cinemático a Marvel apresenta um novo herói em filme solo e aproveita este para fazer uma ponte para a Fase 3 de forma divertida e interessante.
Este herói chega para o grande público da mesma forma que em 2008 chegou o Homem de Ferro: desconhecido. Mas dessa vez com a vantagem de ter o publico na mão, doze filmes de sucesso e um, até agora, excelente planejamento.
Claro que estou falando do Homem-Formiga, afinal, você leu o título do post e clicou no link. Então, vamos ao que interessa.
Dirigido por Peyton Reed (Sim Senhor), Homem Formiga conta a estória de Scott Lang (Paul Rudd) um mestre em engenharia que esta saindo da prisão e quer retomar sua vida sem crimes, mas tenta um ultimo atalho para poder alugar um apartamento e acaba roubando a casa do Dr. Hank Pym (Michael Douglas).
Neste assalto que parece ter dado errado, o gatuno Scott encontra apenas o que ele pensa ser uma vestimenta de motoqueiro e ao experimentá-la, encolhe e toma um sermão de Hank pelo comunicador do capacete. E a partir deste ponto Scott passa a ajudar Hank no plano de evitar que Darren Cross (Corey Stoll) descubra a fórmula de Hank e venda o traje de encolhimento como arma militar.
O filme começa apresentando Hank, quando este é chamado por Howard Stark (John Slattery) para uma reunião na qual Stark tenta convencer Hank a divulgar para a empresa a fórmula da chamada Partícula Pym, que permite encolher matéria orgânica ao mesmo tempo que aumenta sua força.
Hank decide manter a fórmula em segredo e sai das Indústrias Stark, criando a Pym Technologies.
Avançamos no tempo para ver Scott saindo da prisão e, rapidamente, as coincidências passam a agir, por exemplo, no fato dele ser libertado próximo ao aniversário da filha e ter a motivação do roubo à casa de Pym. Essas coincidências são utilizadas para acelerar a estória, e não incomodam, sendo algumas até bem justificadas.
Em seguida são apresentados os outros dois personagens importantes do filme: Darren, pupilo de Hank e atual CEO das empresas Pym, e Hope (Evangeline Lilly), filha de Hank e braço direito de Darren na empresa.
Nessa apresentação rápida vemos as tensões nas relações deles com Hank e também é mostrado o traje nomeado Jaqueta Amarela, feito por Darren para ser utilizado com a formula da Partícula Pym quando ela for finalmente replicada com sucesso.
Com todos essas cartas na mesa entra a fórmula Marvel: muitas piadas, cenas de ação excelentes e divertidas, treinamento do herói, o antagonista vira vilão e o drama familiar.
Não há nada realmente novo no filme, exceto pelo herói, cujo poder torna as estratégias e lutas um tanto diferentes do padrão, mesmo quando falando de padrão Marvel!
Paul Rudd e Michael Douglas funcionam muito bem em seus papéis e fazem o espectador aceitar até os deslizes do roteiro e claro acreditar nas motivações um tanto rasas dos personagens que interpretam.
O treinamento de Scott com o traje e as formigas é uma boa apresentação dos poderes. E faz até alguém como eu, que não gosta de formigas, achar elas adoráveis.
Gostei muito do clima do filme, que lembra muito os filmes de assalto (e basicamente é um) como Missão: Impossível e 11 Homens e um Segredo, e é mais interessante por termos alguém que é realmente capaz de cumprir uma missão impossível.
Os trajes também estão ótimos! Quero os bonecos na minha estante já!
Claro que há defeitos e pode demandar dos mais exigentes um pouco mais de suspensão de descrença e um pouco de boa vontade com a presença dos três patetas, amigos de Scott.
Outro ponto é que assim como em Vingadores Era de Ultron e Homem de Ferro 3, há piadas em excesso e isso pode incomodar, mas dessa vez acho que não ficou tão ruim.
A trilha sonora funciona, mas não marca. E em determinados momentos acaba desencaixando um pouco do filme, como na cena na qual vemos Scott na prisão.
Um outro mérito do filme foi ter feito um bom papel em mostrar que os Vingadores estão presentes e dar uma justificativa para simplesmente não chamá-los para resolver a missão.
Para quem conhece um pouco do personagem é interessante a forma como amarram o fato de Hank ser o Homem-Formiga original e não ter aparecido antes no Universo Cinemático Marvel e também de ele não ser o criador de Ultron, como é nos quadrinhos.
Para quem não gosta de ver os créditos até o final, uma má notícia, há duas cenas extras, uma pouco depois do início dos créditos e uma bem ao final, então, não saia da sala!
Homem-Formiga estréia nos cinemas nesta quinta-feira dia 16 de julho e vale a pena ser visto, tanto por fãs de quadrinhos quanto pelos que não conhecem o personagem.
Trailer:
[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=wITUolzfkwI” theme=”light”]