Desde o início da série Pokémon, as Hidden Machines (HMs) tem sido um item básico para se movimentar pelos mapas. Esses movimentos especiais, que poderiam ser ensinados a vários Pokémon, então usados em batalha e em circunstâncias especiais fora da batalha até Pokémon Ômega Ruby/Alpha Sapphire e foram acabaram substituídos em Sun e Moon pelos Poké Ride. A Game Informer em visita à sede da Game Freak em Tóquio perguntou sobre o papel dos HMs em Pokémon Sword and Shield.
De acordo com o diretor de planejamento Kazumasa Iwao, os HMs não se encaixam na filosofia do novo game, Pokémon Sword and Shield. “Eu acho que eles desempenharam um papel na série tradicionalmente como o relacionamento entre uma porta e uma chave: o HM irá desbloquear algo e você poderá progredir e ter a capacidade de ir para um novo lugar”, diz ele. “Não os tínhamos em Pokémon Sun e Moon e, desta vez, não sentimos que realmente correspondesse ao conceito, especialmente com a Área Selvagem que tem esse maior grau de liberdade. O jogador pode escolher como eles querem se envolver com a jogabilidade. Tendo os elementos mais baseados em HMs, não achamos que realmente correspondia ao jogo, então desta vez eles não estão nele “.
Fonte: Game Informer