Antes de mais nada, quem são os Guardiões da Galáxia? Os Guardiões originais eram de um futuro alternativo do “Universo Marvel”; suas aventuras se passavam no século 31. O grupo de heróis espaciais foi criado pelo roteirista Arnold Drake e pelo desenhista Gene Colan. Sua estreia nos quadrinhos aconteceu na revista Marvel Super-Heroes #18 (janeiro de 1969). Depois de muitos anos fazendo participações especiais nas revistas da Marvel (sim, eles viajavam no tempo), inclusive em uma edição anual de Thor e em várias edições de Os Vingadores, a equipe finalmente ganhou sua revista própria: Guardians of the Galaxy – Vol. 1 (1990-1995), que teve 62 edições. A segunda encarnação da equipe, com histórias publicadas em Guardians of the Galaxy – Vol 2: (2008-2010), teve 25 edições. Os roteiristas Dan Abnett e Andy Lanning reuniram personagens criados por vários escritores e desenhistas: Senhor das Estrelas, Rocky Racum (Rocket Raccoon), Quasar, Adam Warlock, Gamora, Drax – O Destruidor e Groot. Esse grupo atua no Universo Marvel “normal”, onde estão heróis como Homem-Aranha, Vingadores, etc., e nele foi baseado o roteiro do filme “Guardiões da Galáxia”. Suas novas aventuras são publicadas na revista Guardians of the Galaxy – Vol 3: (2013 – até o momento).
No filme, Peter Jason Quill, o Senhor das Estrelas (Chris Pratt) rouba um misterioso Orbe e passa a ser perseguido pelo vilão Ronan (Lee Pace). Devido a uma série de acontecimentos, Quill acaba sendo preso juntamente com um grupo aparentemente sem nenhuma ligação: a assassina Gamora (Zoe Saldana), o temido Drax, o Destruidor (Dave Bautista), e os mercenários Rocky (voz de Bradley Cooper) e Groot (voz de Vin Diesel). Aos poucos eles se entendem e fogem da prisão, mas são perseguidos por Yondu Udonta (Michael Rooker), líder dos Saqueadores, por Korath (Djimon Hounsou), que lidera os soldados de Ronan, e por Nebulosa (Karen Gillan), filha do vilão Thanos (voz de Josh Brolin). Todos querem se apoderar do Orbe, pelos mais variados motivos. Ronan, por exemplor, quer destruir o planeta Xandar e a Tropa Nova, que é liderada por Nova Prime (Glenn Close) e tem Rhomann Dey (John C. Reilly) entre seus homens. O Colecionador (Benício del Toro) aparece novamente (ele foi visto na cena extra de “Thor – O Mundo Sombrio”), assim como sua coleção de objetos e seres de todo o universo, e tem uma importante participação na trama. Parece confuso? Mas não é, pois o filme é bem explicado, mesmo para quem nunca ouviu falar dos Guardiões.
James Gunn, que anteriormente escreveu e dirigiu os ótimos Seres Rastejantes (2006) e Super (2010) fez o filme mais divertido da Marvel até o momento. Com muitas referências aos quadrinhos, diálogos hilariantes em várias cenas, efeitos especiais de primeira qualidade (que deram “vida” a Rocky e Groot de maneira impecável), trilha sonora com sucessos dos anos 1970 e 1980 e uma ótima direção, que conseguiu uma boa atuação até do lutador Dave Bautista, “Guardiões da Galáxia” se tornou um sucesso antes mesmo da estreia. O lançamento da continuação já foi marcado para 2017. O filme, que custou US$ 170 milhões, já arrecadou US$ 94 milhões apenas no seu fim de semana de estreia. Como de costume nos filmes da Marvel, após os créditos há uma inacreditável e curtíssima cena extra…