God of War Ragnarök foi lançado em 2022, trazendo de volta Kratos e seu filho Atreus em mais uma aventura nas terras nórdicas. Não há como negar que esta sequência foi um grande sucesso e, assim como seu antecessor, sua chegada aos PCs era esperada.
Durante o State of Play do Playstation, realizado em maio, a empresa confirmou que o título seria lançado para computadores.
Graças ao Playstation Brasil, tivemos acesso a uma chave do jogo e, a seguir, irei compartilhar como foram meus testes com este novo port.
Está bem otimizado?
God of War Ragnarök apresenta diferentes métodos de escalonamento, como DLSS da NVIDIA, AMD FSR, XeSS e Suavização Temporal.
Todos esses métodos são utilizados para ajustar a resolução do jogo, mantendo a qualidade em prol de um desempenho superior.
É importante mencionar que o PC utilizado possui uma NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti, fornecida pela empresa, um Core i7 14700K disponibilizado pela Intel, 32 GB de memória Kingston Fury, fornecida pela Kingston, e um SSD M.2.
Com a resolução configurada em 4K e a suavização temporal na qualidade, com os gráficos no nível ALTO, consegui manter estabilidade em alguns segmentos do jogo a 60 fps. No entanto, em certas áreas, a taxa de quadros variava entre 40 e 45 fps. Durante transições de cutscenes, que ocorrem naturalmente, a taxa de quadros chegava a cair para 30 fps.
Após realizar vários testes com a resolução em 4K, enfrentando alguns engasgos, decidi alterar a configuração para 2K.
Neste caso, obtive resultados significativamente melhores. Embora a suavização temporal estivesse configurada na qualidade e os gráficos no ultra, ainda experimentei algumas intermitências no desempenho.
Para garantir uma estabilidade total, configurei a suavização em equilibrado, com os gráficos no alto. Isso resultou em uma estabilização da taxa de quadros em torno de 60 fps, com pequenas flutuações entre 55 e 50 fps.
Embora o jogo esteja rodando bem e ofereça boas opções de configuração para uma variedade de PCs, sinto que alguns patches de otimização são necessários.
Tempo de resposta aprimorado com o NVIDIA Reflex
O NVIDIA Reflex é uma tecnologia projetada para otimizar o tempo de resposta em jogos, e sua implementação em God of War Ragnarök foi muito bem vinda.
Ao reduzir a latência de entrada, este recurso garante que os comandos do jogador sejam registrados e executados de maneira quase instantânea, proporcionando uma dinâmica de jogo mais fluida e responsiva.
Em God of War Ragnarök, onde cada movimento e ação no combate pode ser crucial para, principalmente nos níveis de dificuldade mais altos, a precisão é fundamental.
O NVIDIA Reflex funciona alinhando a taxa de atualização do monitor com a frequência de quadros do jogo, minimizando o atraso entre o momento em que um comando é dado e a ação correspondente na tela.
Isso significa que os ataques, esquivas e o uso de habilidades especiais de Kratos são executados com uma agilidade impressionante, permitindo que nós, jogadores, possamos reagir rapidamente às ações dos inimigos.
Isso não apenas eleva o nível de competitividade durante as lutas, mas também torna a experiência geral do jogo mais prazerosa e memorável.
Em resumo, o NVIDIA Reflex melhora significativamente a experiência de combate em God of War Ragnarök, tornando-a mais precisa e divertida.
Falta de uma tela de Pré-configuração
No port mais recente da Sony, Ghost of Tsushima, um dos aspectos que elogiei foi a tela de pré-configuração, que permitia fazer ajustes gráficos antes mesmo de entrar no jogo.
No entanto, em God of War Ragnarök, essa funcionalidade não foi implementada pela Jetpack Interactive, a empresa responsável pelo port, o que acabou fazendo bastante falta.
Alguns ajustes, quando realizados durante o jogo, exigem que o jogador feche e reabra o título, o que pode ser inconveniente.
Vale a pena?
God of War Ragnarök no PC é, sem dúvida, a versão definitiva do jogo.
No entanto, será necessário um computador robusto para alcançar os níveis mais altos de desempenho e qualidade gráfica.
A boa notícia é que o título oferece uma ampla gama de configurações que podem ser ajustadas, permitindo ao jogador obter um ótimo desempenho sem comprometer drasticamente a qualidade visual.
Recursos como o DLSS da NVIDIA garantem essa flexibilidade, e o jogo também oferece diversas opções para testes e ajustes.
Além disso, a implementação do NVIDIA Reflex ajuda a reduzir a latência de entrada, proporcionando uma experiência de combate ainda mais precisa e responsiva.
Embora precise de alguns aprimoramentos em patches futuros, este é mais um acerto da Playstation.
Os amantes de computadores, após God of War 2018, finalmente podem aproveitar essa magnífica obra que é God of War Ragnarök da melhor maneira possível.
God of War Ragnarök já está disponível globalmente para PCs, além do PlayStation 5 e PlayStation 4.
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