Em Setembro de 2018, um comunicado oficial, postado pelo CEO Pete Hawlley oficializava o fechamento da Telltale, um dos mais prominentes estúdios na indústria desde 2012.
A desenvolvedora ganhou notoriedade (e uma montanha de prêmios) com sua adaptação da franquia The Walking Dead, que teve sua primeira temporada lançada em 2012. Os jogos da Telltale cairam nas graças de um grande público que estavam órfãos de games com mecânicas point-and-click e adventures, como os antigos da Lucas Arts, com grande foco na história e no caso da Telltale, jogos em que diversas escolhas eram possíveis e essas escolhas alteravam o rumo da história.
Após o seu primeiro grande sucesso, a empresa repetiu a fórmula com outras franquias, como por exemplo Guardiões da Galaxia, Batman e Borderlands, umas adaptações faziam sucesso, outras nem tanto, o que era inquestionável era a queda da qualidade dos games, o decréscimo no número de vendas e que a engine que o estúdio usava estava ficando muito ultrapassada, estes entre outros motivos, causaram o fechamento da empresa, assim então colocando um ponto final na esperança da continuação de seus títulos em andamento, como por exemplo a tão esperada segunda temporada de The Wolf Amoung Us.
“Foi um ano bastante difícil para a Telltale enquanto trabalhamos para traçar um novo caminho para a empresa. Infelizmente, nós ficamos sem tempo para tentar o que estávamos planejando. Nós lançamos alguns dos nossos melhores títulos esse ano e recebemos um tremendo retorno positivo, mas, no final, isso não acabou sendo convertido em vendas. Com coração apertado, nós vemos nossos amigos nos deixar hoje para espalhar o nosso estilo de contar histórias por toda a indústria de games. Disse Pete Hawlley”
Porém, recentemente todos os ativos da Telltale foram comprados pela LCG Entertainment, empresa constituída por Jamie Ottilie (CEO de desenvolvimento de Galaxy Pest Control) e Brian Waddle (marketing do Havok game engine), que pussiu os direitos de propriedades e acordos da Telltale como Batman e The Wolf Amoung Us.
“Isto é um negócio viável que se desmontou por conta de condições de mercado e algumas escolhas equivocadas que a gestão anterior fez.” Disse Ottilie “Eu gosto de games que contam histórias e eu acho que a nossa indústria precisa de uma empresa que seja especializada em jogos com foco na narrativa.”
A “nova Telltale” não poderá contar entretanto com o game que a colocou no mapa, a série de games The Walking Dead agora está no comando da Skybound Games, uma divisão da Skybound Entertainment que publica o quadrinho do The Walking Dead, o game foi para esta empresa após o anúncio do fechamento da Telltale, inclusive com parte dos desenvolvedores originais para finalizar a série.
Atualmente o acordo de licença da Telltale com Game of Thrones, Guardiões da Galaxia, Minecraft, entre outros, é desconhecido.
Ficaremos atentos aos próximos capítulos e você vai ficar sabendo de tudo aqui no Meia Lua!