O podcast de RPG mais famoso do mundo, Critical Role – cujo o elenco conta com alguns dos dubladores mais famosos dos Estados Unidos, tendo Matthew Mercer como GM, e Travis Willingham, Marisha Ray, Taliesin Jaffe, Ashley Johnson, Liam O’Brien, Laura Bailey, e Sam Riegel como jogadores -, anunciou ontem que o cenário da segunda campanha de seu programa irá se tornar um suplemento oficial para a quinta edição de Dungeons & Dragons. O guia D&D: Explorer’s Guide to Wildemount já está disponível para pré-venda e será lançado no dia 17 de março nas lojas Critical Role US shop, D&D Beyond, Amazon, Barnes & Noble, e Roll20.
As temporadas/campanhas de Critical Role se passam no mundo de Exandria, porém em continentes diferentes – a primeira campanha se passa no continente de Tal’Dorei, e a segunda em Wildemount – com vinte anos de diferença e algumas conexões indiretas.
Essa não é a primeira vez que o grupo lança um guia de campanha para os fãs jogarem no mundo criado por Matthew Mercer: em 2017, foi lançado o Critical Role: Tal’Dorei Campaign Setting pela editora Green Ronin. O guia contém detalhes a respeito da sociedade, nações, facções e história do continente de Tal’Dorei e do mundo de Exandria; algumas variações das raças do D&D; algumas subclasses criadas para a campanha – incluindo a subclasse de Monge, Way of the Cobalt Soul, usado pela personagem de Marisha Ray (Beau) na segunda campanha -; backgrounds e feats adicionais para a criação de personagens; itens mágicos; e regras adicionais para o combate e ressurreição de personagens.
Além disso, estão disponibilizados gratuitamente no site D&D Beyond duas classes criadas por Matthew Mercer para a quinta edição: uma subclasse de Guerreiro, o Pistoleiro (Gunslinger), desenvolvido para o personagem da primeira campanha de Taliesin Jaffe (Percival de Rolo); e a classe Blood Hunter e suas subclasses, criado para um one-shot especial e perfeito para quem quer jogar como um Witcher.
Tal como o nome sugere, o Explorer’s Guide to Wildemount se passa em Wildemount, um continente formado principalmente por duas poderosas nações que estão em conflito: o Império Dwendalian e a Dinastia Kryn. Além da guerra entre os dois impérios, o continente possui diferentes facções (criminosas, políticas e religiosas), que estão em busca de realizar suas ambições, estranhas fontes de mágica e mistério com origens aterrorizantes.
Está disponível do Explorer’s Guide to Wildemount o seguinte conteúdo:
- 304 páginas de material para os jogadores criarem sua aventura no continente de Wildemount;
- Quatro aventuras prontas que se passam em quatro regiões diferentes de Wildemount para começo de campanha. Elas foram desenvolvidas para um grupo de jogadores entre os níveis um a três;
- Três novas subclasses: Echo Knight, Chronurgist, e Graviturgist;
- Um guia para a escola de magia Dunamancy, com novas magias, que se focoa no controle de energia e controle probabilidades;
- 23 novos monstros e criaturas;
- Novos itens mágicos e novos itens mágicos lendários;
- Um guia da História de Wildemount;
- Um guia extensivo de deuses, semideuses, ídolos e entidades que existem dentro e fora do panteão de Wildemount e Exandria;
- Guia extensivo das facções de Wildemount e suas autoridades;
- Um dicionário geográfico das localizações de Wildemount.
Arte da capa com os dois governantes do continente, por Karl Kerschl Uso da Dunamancy, por Irina Nordsol Combate com um morto-vivo, por Clint Cearley Ilustração de combate, por Wesley Burt Ilustração da Floresta da Savalir, por Jonah Baumann Ilustração de Kravaraad, Jenn Ravenna por
Algumas ilustrações que estarão presentes no livro
Essa não é a primeira vez que a Wizards of the Coast lança um conteúdo oficial baseado em um podcast ou série da internet que usa o Dungeons & Dragons como base de seu conteúdo. No ano passado, foi lançado o D&D: Aquisitions Incorporated, um suplemento baseado na campanha de D&D do site Penny Arcade, que conta com nomes como Wil Wheaton, Kate Welch e Patrick Rothfuss no seu elenco; e em Baldur’s Gate: Descent into Avernus, lançado em 2019, foi adicionado no guia o personagem de Joe Manganiello, Arkham, o Cruel – que ele usou em Critical Role e Force Grey – para que os jogadores possam interagir e enfrentar.
Critical Role é transmitido ao vivo no Twitch todas as quintas-feiras à noite, ficando disponibilizado no YouTube na segunda-feira seguinte. O formato de áudio do programa está disponível no Spotify e no Google Podcasts.
Lembrando que D&D: Explorer’s Guide to Wildemount já está disponível para pré-venda no valor sugerido de aproximadamente R$160, e ainda não há previsão de lançamento para o Brasil.
Fonte: CritRole.com